quinta-feira, 22 de setembro de 2016

93 dias para o Natal


Estamos a 93 dias do Natal. E eu, não me tenho esquecido de aqui vir, mas entre a entrada do pequeno Zé Maria para o Jardim de infância, e os aniversários deles (um fez anos no domingo, e o outro faz anos sábado) o tempo tem sido pouco.
Mas a pergunta que se põe é: Quem é que já começou a tratar de coisas para o natal?
Por aqui já existem 10 prendas compradas e encomendadas. Mais duas que já estão decididas, mas ainda não tratei delas. 
Quanto aos cabazes, existem já imensas receitas compiladas que gostaria de fazer, mas às quais ainda tenho de fazer uma triagem e seleccionar o que realmente interessa. 
Já tenho imensos frascos para as compotas e afins, e já passei revista nas coisas que sobraram do ano passado para ver o que tenho ainda de comprar. Para já há sacos e papel de celofane que chega e sobra, há fita de sisal, mas necessito de fitinhas de tecido e de “recipientes” para os cabazes em si, que ainda não vi nem pensei numa alternativa que me agradasse. 
Ainda nem sequer pensei nas etiquetas e vou deixar isso mais para a frente.
Mas já tenho algumas compotas feitas - de melão com baunilha, de courgete, e sei que vou fazer as mais clássicas que todos gostam: a de abóbora. E também vou fazer marmelada que não tarda começa a época dos marmelos.

Ainda não há muita coisa, mas aos poucos tudo se começa a compor, porque afinal faltam poucos dias. E de Outubro até ao natal passa o tempo mesmo muito depressa.

Para quem ainda não começou mas está a pensar nisso, aconselho-vos a começarem a organizarem-se! Mesmo! Escolham receitas - há imensas receitas e ideias aqui neste blogue, basta pesquisarem nos anos anteriores, nos meses de Novembro e Dezembro. Comecem a olhar para tudo o que têm em casa com olhos de natal. Guardem os frascos todos e se têm poucos peçam à mãe, avó ou aos amigos. Guardem tudo o que possa servir para os cabazes, sejam latas de achocolatado para o leite, sejam caixas de sapatos dos miúdos que podem forrar e fechar com papel celofane, sejam até caixas de madeira de morangos e outras frutas que podem simplesmente pintar.
Comecem a comprar fitas, papeis, etiquetas....e tudo o que encontrarem e que possa servir para os cabazes. Confesso que há anos que compro em excesso, mas acabo sempre a usar no ano seguinte.

E pronto, a 93 dias do natal não há mesmo tempo a perder!

8 comentários:

  1. Joana,
    Vá à Tiger. Tem imensas fitinhas, embrulhos, etiquetas - tudo giro e muito barato. É uma perdição.
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita, passei por essa loja no Dolce Vita em Coimbra, mas ñ cheguei a entrar... Os preços são acessíveis? É q recuso-me a entrar em lojas chinesas (é td feito na mesma na China, eu sei, mas pronto...). E têm venda online? Obrigada :)

      Eliminar
  2. Joana, adoro ler estes teus post, alusivos ao natal.
    Infelizmente cá em casa, não trocamos prendas já há alguns anos,.....acho que consegues arranjar as fitas nos chineses e nas lojas de 1€. Têm sempre imensa coisa :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Já há muitos anos que tambem faço o mesmo. Não tenho muitas prendas para dar(família pequena), mas no entanto ja tenho 2 compradas e 2 pensadas. Fora os miminhos q tenho sempre em casa.

    ResponderEliminar
  4. Já ando a pensar no Natal, ando a treinar agora a geleia de uva e a aperfeiçoar a receita !
    Já tenho a lista do que vai compor os meus cabazes, no entanto aceito novidades !

    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  5. Ai Joana, estava a ver q nunca mais voltavas a falar no assunto :) Sim, as compotas já tenho mts, mas como dizes, ainda falta a típica de abóbora :) Tb tenho caixas q penso em forrar para colocar as trufas e papel de embrulho já anda aí há meses pq aproveitei os saldos e comprei logo! As prendas p as crianças estão compradas (jogos e roupa), falta para os adultos de casa algumas coisas, pq outras tb já estão compradas :) E claro, bolachinhas e chocolates/bombons para se fazer mais perto da altura. Etiquetas e afins era p ter visto no verão, mas ñ tive oportunidade, a ver se aproveito os próxs fds e/ou feriados p ir espreitando e tratar disso! E este ano estou particularmente feliz pq já posso voltar a enfeitar no dia 1 de Dez - o nosso feriado voltou ;) Bjinhos e vai colocando novidades sempre q puderes! P.S. - há alguns posts perguntava-te se tinhas alguma receita de biscoitos q desse p fazer agora e congelar p oferecer no natal... É que perto da altura, e calhando ao fds, ñ tenho mt tempo livre antes... Thank you!

    ResponderEliminar
  6. Tenho uma família eennoorrrme! Não sou muito dada ao consumismo, mas não me inibo muito de comprar quando sei que aquela pessoa vai realmente gostar. A expectativa que ponho é tal alta...acho que uns mimos dados de coração me dariam o mesmo gozo e ao menos são comestíveis!
    Estou nessa!

    ResponderEliminar
  7. Eu só no fim de Outubro começo a pensar no assunto. Cá em casa faço os centros de Natal à maneira antiga, o campo é a minha inspiração, portanto ainda é cedo. Quanto às prendas como são poucas já tenho umas ideias :)

    ResponderEliminar