quinta-feira, 29 de setembro de 2016

As limpezas de todos os dias!


Confesso que não gosto muito de fazer limpezas em casa! Cozinhar é uma tarefa que me dá imenso prazer, e também gosta daquelas arrumações a fundo - que obrigam também a uma certa limpeza, mas dentro desse contexto gosto! - mas agora aquelas tarefas como limpar casas de banho, lavar o chão, limpar vidros, rodapés, ... aquela limpeza mais a fundo, que não é só de manter as coisas... não gosto mesmo nada!!!
Mas o facto de não gostar, não quer dizer que não tenha de fazer! Portanto tento ir dividindo essas  limpezas que gosto menos por divisão e por dia. 
Ou seja, um dia faço uma limpeza maior na cozinha: limpo os vidros, as portas dos armários, o frigorífico, o microondas e o forno, a gaveta dos caixotes do lixo. Noutro dia é a vez da sala: mais vidros, dar uma limpeza ao pó.... e assim por diante.
Nos quartos, além de pó e dos vidros, como o chão é de madeira, facilmente se limpa com uma mopa ou com o aspirador  - vou alternando. As casas de banho vão-se mantendo, sendo que pelo menos uma vez por semana necessita de uma limpeza mais profunda.
Mas depois há imensas escadas... uma lavandaria enorme, que tendo acesso ao jardim se suja imenso e uma cozinha onde passamos imenso tempo e um bebé que neste momento se arrasta por todo o lado.
Não uso muitos produtos de limpeza. Tenho produtos para lavar chão, outro para superfícies, que tanto uso na casa de banho como na cozinha e uso pouco mais. Lixívia para algumas limpezas específicas, como sanitas, limpa-vidros ou limpa superfícies para espelhos e outras superfícies de uso diário e o antigo método de água e vinagre fazem o resto. 
Depois há vassouras, panos multiusos - um por casa casa de banho assim como uma esponja - aspirador, mopa e esfregona. E, apesar de não gostar muito de falar de marcas, desde que descobri o novo balde com esfregona da Vileda, com um pedal que faz a tarefa chata de enxugar bem a esfregona, passou a custar-me um bocadinho menos limpar o chão! Sendo que o da cozinha todos os dias - ou quase - tem de ser limpo, e o facto de a esfregona ficar mesmo bem seca (e de ser divertido usar o pedal) o chão enxuga muito mais depressa! (Além deste balde da Vileda, o pano para limpar vidros da Tupperware é fantástico! Depois de o descobrir limpar os vidros também se tornou um bocadinho menos chato e demorado!)
Depois há ainda a tarefa das roupas - mas nesse campo tenha ajuda de uma senhora que vem cá a casa e que além de passar a ferro, ainda me ajuda com algumas limpezas mais chatas....
O que tento fazer é ser realmente organizada e ir fazendo um pouco de cada vez, uma divisão de cada vez. 

E vocês, que “relação” têm com as limpezas aí de casa? Algum método especial? Algum truque infalível? Alguma utensílio ou ajuda especial!

12 comentários:

  1. Tenho um pequeno truque para as louças da casa de banho. Nem sempre dá tempo para uma limpeza com esponja, água, lixívia e afins... então de vez em quando utilizo umas toalhitas da sanytol específicas para limpar e desinfetar as louças da casa de banho... assim, passo a toalhita, um pano seco para limpar bem e, já está.... as louças a brilhar e limpas ��

    ResponderEliminar
  2. Tenho um pequeno truque para as louças da casa de banho. Nem sempre dá tempo para uma limpeza com esponja, água, lixívia e afins... então de vez em quando utilizo umas toalhitas da sanytol específicas para limpar e desinfetar as louças da casa de banho... assim, passo a toalhita, um pano seco para limpar bem e, já está.... as louças a brilhar e limpas ��

    ResponderEliminar
  3. É verdade... mesmo com organização e limpando uma divisão por dia... se pensarmos bem estamos todos duas em limpezas... dá trabalho, mesmo sendo o básico dos básicos... qto ao desinfetante ou limpa superfícies uso num borrifador e nas loiças da casa de banho é muito prático, numa limpeza diária.. basta depois passar um pano...

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso deste blog. Que bom que os posts têm sido mais frequentes.
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Gosto imenso deste blog. Que bom que os posts têm sido mais frequentes.
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Engraçado... já eu, passo-me dos carretos com o cozinhar, prefiro limpar um milhão de vezes mais.... mais de um milhão de vezes, na verdade. Para não dar em maluca com os cozinhados valem-me sítios como o "as minhas receitas".... :-)

    ResponderEliminar
  7. Engraçado... já eu, passo-me dos carretos com o cozinhar, prefiro limpar um milhão de vezes mais.... mais de um milhão de vezes, na verdade. Para não dar em maluca com os cozinhados valem-me sítios como o "as minhas receitas".... :-)

    ResponderEliminar
  8. Detesto limpar e arrumar, mas com animais em casa ainda se torna mais difícil porque fica tudo cheio de pelo. Entre aspirador, moda, swiffer com um dodot húmido, vassoura, esfregona...Vai rodando para ficar o melhor possível. Ultimamente descobri o plano de microfibras do pingo doce que é top!

    ResponderEliminar
  9. Eu sou uma batoteira... Na banheira e na torneira, depois do banho, passo sempre um pano de microfibra para secar e evitar manchas de calcário. No lavatório tenho um pano de microfibra, tipo dos óculos, ma-ra-vi-lho-so! É da Vileda e só o vi à venda com O Spray Repele Água, que não vale nada a pena já agora! Basicamente tenho-o à mão, sempre que o espelho tem salpicos limpo. Está sempre impecável!
    Ana Filipa
    Ana Filipa Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. Em primeiro lugar, dou-lhe os parabéns pelo blog. Há alguns anos que a sigo mas nunca comentei nada. Será hoje a primeira vez, partilhando o que uso cá em casa. Para uma limpeza mais profunda uso o aspirador uma vez por semana em todas as divisões. Diariamente uso a vassoura eléctrica da vileda. Sou fã! Aspira muito bem os cabelos que inevitavelmente caem na casa de banho, migalhas, etc. Recentemente adquiri uma máquina de limpeza a vapor da karcher e devo dizer que estou rendida. Tem muitos acessórios que dão para fazer todo tipo de limpezas, inclusive o chão. Confesso que já não uso a esfregona há uns tempos pois limpo a vapor. Com um filho de 2 anos que anda sempre no chão é óptimo! Quanto a produtos de limpeza, uso o cif no wc e lixívia (sanita). Na cozinha, experimentei recentemente um spray desengordurante da sonasol que é muito bom. Dora Almeida

    ResponderEliminar
  11. Também não sou o maior adepto de limpezas por isso apenas aspiro a casa e limpo casas de banho semanalmente (mas umas limpezas mais superficiais). Depois para compensar 2 vezes por ano dedico uma tarde a fazer limpezas a fundo e deixar tudo limpinho!

    ResponderEliminar
  12. Limpeza de Condomínios LOW COST - Qualidade e Honestidade

    http://sites.google.com/view/condominiolimpo

    ResponderEliminar