quarta-feira, 28 de setembro de 2016

WC Piso Social


Quando se remodela uma casa com mais de 22 anos, uma das coisas que saltam mais à vista, antes das remodelações são as casas de banho e a cozinha (pelo menos para mim!) É onde se nota mais os anos da casa, a época em que foi construída e é seguramente aquilo que queremos ver renovado quanto antes.
Pessoalmente achava as casas de banho desta casa muito feias, sendo inclusivamente que tinha uma casa de banho cor de rosa, com flores cinzentas em tinta brilhante e com louças sanitárias também cor de rosa e com direito a uma bela cortina de folhos na janela.... Algo que actualmente não se usa, nem faz parte das minhas preferências em decoração.
Quando as obras começaram, e depois da escolha dos materiais, estava desejosa de ver as casas de banho que tinha planeado prontas - mas infelizmente são das últimas coisas a vermos prontas. Antes disso há imensas coisas que foram feitas primeiro.
De uma casa de banho mais banal, datada e em tons de cinza, passamos para uma casa de banho preta, em azulejo preto a imitar xisto com chão de mosaico a recriar um chão de madeira (eu queria chão flutuante na casa de banho de serviço, uma vez que não tem zona de banho, mas este foi o consenso encontrado com o Miguel!) A louça sanitária é branca, que contrasta bem com os mosaicos pretos e o chão clarinho. A casa de banho não ficou pesada, nem escura, porque a tem luz natural, e o branco da porta, louças e o espelho ajudam a tornar o ambiente “menos pesado”.
O que eu gosto particularmente nesta casa de banho - além da particularidade dos materiais escolhidos - é o espelho que optamos por colocar. Pessoalmente não gosto dos tradicionais  espelhos de casa de banho, com luzes e prateleiras, e existem imensas opções giras actualmente. E gosto muito do nosso espelho vintage, que herdei da minha avó. Não era um espelho de casa de banho, mas sim um espelho decorativo para colocar num hall ou divisão mais nobre. Acho que o facto de ser dourado e com muitos pormenores dá outra vida à casa de banho e dá-lhe um destaque diferente, ideal para uma casa de banho social.


Os restantes promenores fazem o resto. Porta-velas em dourado/cobre no parapeito da janela, um móvel em forma de escada para decorar a casa de banho e onde estão vários elementos decorativos como pequenos potes e velas. E, sendo uma casa de banho social, em vez de uma toalha de mãos, várias pequenas toalhas individuais bem dobradinhas dentro de um cestinho da Zara Home que, depois de usadas, se colocam num outro cesto que se encontra no chão. (Tenho dezenas destas pequenas toalhas que compro na Primark!)

Esta é, sem dúvida a minha casa de banho favorita, fora do convencional, mas funcional, como se quer!

6 comentários:

  1. Boa noite Joana! Também estou a remodelar uma casa e tenho andado à procura de um móvel em forma de escada para a casa de banho e não tenho encontrado. Onde comprou? Também vivo em Coimbra, foi aqui?

    ResponderEliminar
  2. Apesar de ñ se ver o chão e o contraste de cores q falas, parece bem gira :) Recentemente remodelámos a casa de banho 'social' e não é fácil encontrar coisas no tom q se quer nem haver consenso entre o q se quer :/ Mas pronto, tentou-se chegar a acordo... Mas gasta-se bastante dinheiro em obras, é facto... Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito bonita e hoje em dia há mosaico tão bom a imitar madeira que quase nem parece mosaico.

    ResponderEliminar
  4. Adorei a dica das toalhas individuais, mas para quem já tem o toalheiro, não faz sentido 😢

    ResponderEliminar
  5. Adorei a dica das toalhas individuais, mas para quem já tem o toalheiro, não faz sentido 😢

    ResponderEliminar
  6. o espelho lindo de onde é?

    ResponderEliminar