sexta-feira, 28 de abril de 2017

Bebidas Saborosas para Fazer e Ter em Casa


Assim que o tempo começa a aquecer é normal que nos apeteçam bebidas mais frescas. Cá em casa (nestes últimos anos) raramente se compram sumos ou refrigerantes, tirando os dias de festas, mas mesmo assim acabo sempre por ter umas bebidas “caseiras” e mais naturais.

Das favoritas cá de casa são os sumos naturais, feitos com polpa de fruta - a fruta inteira descascada -, que faço no robot de cozinha e à qual acrescento um pouco de água para não ficar tão grosso. Evito também adoçar com açúcar, uma vez que o doce da fruta é normalmente suficiente.

O sumo de laranja é um clássico, mas as combinações são todas possíveis. Ananás e Manga, manga com laranja e cenoura, ananás com água de coco, morangos e melancia com manjericão, pêssego e hortelã, pêra... depende das frutas que tenho disponíveis e das preferências cá de casa. 

Outra das bebidas favoritas é o chá gelado. Faço de variadas maneiras, mas normalmente uso chá preto ou verde aromatizado com frutos vermelhos, limão, ananás, pêssego.... (São os chás que não gosto tanto de beber em versão quente - aí sou fiel a aromas mais tradicionais como o earl grey, o meu adorado Gorreana em qualquer uma das suas versões)

As versões aromatizadas, prefiro para fazer o “ice tea” caseiro. Faço a infusão a quente - como se faz qualquer chá, mas também a frio - demora mais tempo, mas também resulta. Posso juntar depois ervas aromáticas como hortela ou manjericão, pau de canela, casca de limão ou laranja. 
Depois guardo em garrafas de vidro, que fechem hermeticamente no frigorífico. Aguentam alguns dias, sendo que o sumo de fruta natural não deve estar muito tempo sem ser consumido porque vai perdendo alguns nutrientes...

E de vez em quando, também faço o refresco de café e limão da minha avó!
Que bebidas frescas se fazem por aí?

Algumas Receitas e Sugestões:



14 comentários:

  1. No verão também costumo fazer chá, ou simplesmente água com umas folhas de hortelã e uma casca de limão,que meto no frigorífico em garrafas de vidro. Quanto ao sumo, faço com mais frequência agora que tenho a bimby pois não vejo qualquer desperdício da fruta (ao contrário da maquina de fazer sumos).Contudo, embora me agradasse ter sumo pronto para quando os miúdos chegam da escola, numa fiz a mais pois não sei quanto tempo duram as suas propriedades. Pode-me dizer qual será um prazo razoável?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Se guardar numa garrafa hermética, como as das fotos, há menos oxidação, e perda de vitaminas e afins. Eu faço e guardo até 24 horas no frigorífico. Às vezes pode ser mais um bocadinho. Mal não faz, pode é já ter perdido algumas mais vitaminas...
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Obrigada pela resposta.
      Amanhã de manhã já vou fazer uma dose que dê para o resto do dia!
      Beijinhos,Ana

      Eliminar
    3. Agora tem havido sempre chá e sumo fresquinho no frigorífico!
      Ana

      Eliminar
  2. Quantos dias os sumos se aguentam no frigorífico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dina, este tipo de sumos, numa garrafa hermética guardo normalmente 24 horas. Duram mais tempo, mas algumas das suas propriedades podem já não estar a 100%.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Eu ñ costumo beber sumos, mas no verão, quando há visitas, costumo tb fazer o meu 'ice tea', pq os comprados de 'tea' ñ têm nada! Bjinhos e obrigada pelas sugestões :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,

    Fala muito no seu robot de cozinha, ando a pensar na compra de um, pois não sei se compensa, qual é a marca do seu, ou qual é que sugere?

    Obrigada,
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carla,

      Eu tenho uma Bimby há uns 5 anos e gosto muito.
      Se compensa ou não, depende do uso que lhe vai dar, e do tamanho do seu orçamento, havendo opções mais económicas com características semelhantes.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Boas sugestões, como sempre! :)
    Já agora, o sumo aguenta mais de um dia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Aguentar aguenta, numa garrafa hermética e com perda de algumas propriedades. Eu tento fazer para um dia apenas, mas se sobrar também não deito fora. O truque é fazer quantidade para um dia.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Olá Joana! Uma dúvida, o sumo de laranja também faz no robot com polpa tudo? Obrigada e tudo de bom!
    Um beijinho
    Magda

    ResponderEliminar
  7. Olá, eu sumos nunca faço nem compro, mas no verão tenho sempre chá verde no frigorífico. Um ano em que me deram muitas laranjas no inverno, rspremi-as e coloquei a congelar em cuvetes e, durante o verão fui fazendo sumo.

    ResponderEliminar
  8. Será que aqueles sumos, em que a fruta é cozida antes de ser centrifugada, aguentam mesmo mais tempo?

    ResponderEliminar