segunda-feira, 24 de abril de 2017

Organização da despensa: Frascos e Etiquetas


Por aqui, organizar e arrumar continuam a ser algumas das tarefas preferidas. Não sei se é da chegada do calor mas, mesmo depois de ter organizado a minha despensa há uns tempos, com caixas de arrumação e prateleiras do IKEA, que tornou tudo muito mais funcional e prático - nunca mais voltou o caos ao armário dispenseiro - agora foi altura de tornar tudo mais bonito. (Podem saber mais aqui: http://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/12/cozinha-organizada-e-pronta-receber-o.html)

Depois de ter estado a arrumar um armário onde vou guardando os frascos de vidro para depois reutilizar, reparei que tinha vários frascos todos iguais e com as tampas brancas. Não era coincidência... são os frascos que a minha amiga Cláudia me costuma dar (aqui em casa os amigos também nos ajudam a acumular frascos).
Os frascos tinham o tamanho certo para caberem 6 em cada uma das caixas de organização mais pequenas, e eram ideias para pequenas coisas como coco ralado, cacau em pó, sementes, ... que estavam já em frascos reutilizados, mas frascos todos diferentes, tudo muito menos bonito.
Depois de encher os frascos com os ingredientes, ficaram a faltar as etiquetas. Fui ver o que tinha lá em casa e existiam ainda umas etiquetas pretas para escrever com giz, que tinha comprado há uns largos meses na Tiger. Com uma máquina de corte - daquelas de craft - recortei várias etiquetas mais pequenas (os originais eram enormes para os frascos em questão) e em vez de escrever a giz, que com o uso acabaria por desaparecer, peguei numa caneta corretora e escrevi o conteúdo de cada um dos frascos nas etiquetas. No final ficou tudo bem mais bonito, e tudo com coisas que tinha lá em casa, reutilizando frascos e etiquetas e tendo apenas um pouco de imaginação.

Eu gosto bastante do resultado final. Ainda há outras coisas, para as quais gostaria de ter uns frascos maiores, que ainda não estão exatamente como eu quero, mas ainda não sei bem se vou optar por comprar uns quantos frascos para isso, ou de reutilizo mais alguns que tenha lá em casa. 
Quero só também dizer que é sempre uma vantagem usar frascos de vidro. Apesar de já ter tido muitas coisas guardadas em caixas plásticas, acho que em vidro fica melhor, não ficam cheiros, nem sabores e basta lavar na máquina para ficarem sempre perfeitos.
Mesmo que não tenham frascos todos exatamente iguais, esta é uma boa solução para tornarem a vossa despensa mais bonita, em vez de um amontoado de caixas e embalagens meias abertas e meias gastas, que tornam tudo mais difícil de manter arrumado e mais difícil de limpar - para além de não ficar tão bonitinho....

E como está a vossa despensa? A precisar de uma arrumação?

9 comentários:

  1. Que maravilha e o resultado não podia ser melhor,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Tb tenho assim organizado nas caixas do Ikea e frascos de vidrobtodos iguais.....

    ResponderEliminar
  3. Optima solução, por aqui o mal maior prende-se com a dificuldade em conseguir frascos do mesmo tamanho :)

    ResponderEliminar
  4. Eu reutilizo também garrafas de vidro de suco de uva! Ficam lindas com grãos!

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Eu também reutilizo os frascos de vidro. O meu problema é que ás vezes ao tirar da embalagem original, acabo por precisar mais do que um frasco, a farinha por ex. não cabe num só frasco.
    Ainda ando à procura de um frasco em que consiga guardar um pacote de farinha inteiro, por ex. A partir desse os outros seriam iguais.
    Os que eu arranjo são parecidos com esses mas com tampa prateada, e têm cerca de 360gr. Mas vou aproveitando na mesma para outros fins...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Teresa C. Eu comprei um frasco grande de 1 LT para a farinha e pode parecer que nao cabe,mas basta fechar o frasco e bater par assentar e cabe tudo :)

      Eliminar
  6. Boa noite, adoro essa arrumação e também reutilizado os frascos, mas estou com dois problemas.
    Primeiro o armário dispenseiro é minúsculo e os frascos não levam a quantidade completa do pacote de massa, se forem lacinhos. A farinha cabe nos frascos de 1l de mel.
    E como moro em Viseu não tenho IKEA, alguém tem outra ideia, pleaseeee

    ResponderEliminar
  7. Já tinha lido o teu outro post e fiquei inspirada! Hoje fui aos frascos guardados e peguei nos de tamanho similar para organizar farinhas, desta vez. A minha despensa é muito pequena e compacta, é um aproveitamento dum espaço que fica debaixo das escadas, pois só cabe lá uma pessoa de cada vez, entre prateleiras e caixotes do lixo. Porém, acho q ficou melhor agora os frascos, só ñ tenho dentro de caixas, mas isso, em qq altura, pode-se arranjar ;) Bjinhos e obrigada pelas dicas sempre úteis.

    ResponderEliminar
  8. Olá bom dia, eu tenho umas caixas do D´Borla, com as quais organizei os meus armários da cozinha e o despenseiro, são coloridas mas com sorte podemos encontrar todas da mesma cor. Também tenho tudo organizado em frascos, que tal como a Joana, vou guardando. Adoro passar por aqui e tirar algumas ideias. Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar