sexta-feira, 19 de maio de 2017

Arrumação e Roupas no Quarto dos Miúdos


O calor começa a chegar e é tempo de reorganizar a roupa dos miúdos. Ir buscar a caixa da roupa de verão do Zé e ver o que dá para aproveitar do ano passado. Ir buscar a caixa das roupas de verão mais pequenas do Zé já guardadas, para voltar a lavar e ter tudo disponível para o António.
Retirar a roupa de inverno. Separar a que o António já não vai vestir, lavar e guardar na respetiva caixa. Guardar a que já não serve ao Zé para depois o António vestir.
Aproveitar esta tarefa e arrumar - mais ou menos segundo o método KonMarie (saibam mais e vejam os videos no YouTube!) 
Descobrir que se tem muito mais espaço do que contávamos, porque este método maximiza o espaço que temos. Conseguir assim visualizar muito mais facilmente a roupa disponível e mais facilmente perceber o que é necessário comprar (O Zé precisa de calças e o António de mais T-Shirts de manga comprida). 

Foi quase um dia inteiro para conseguir organizar tudo, mas fiquei mais do que satisfeita com o resultado final. Se acho que o método de guardar a roupa deles, por idade e/ou estação em caixas de arrumação devidamente identificadas não poderia ter sido o mais correto e o mais prático. Sempre que muda a estação ou a idade, e é preciso de ir buscar roupa antiga do Zé para o António, basta pegar na caixa correspondente, e nada de andar a virar sacos ou gavetas ou caixas desorganizadas. (Abençoado o dia em que pela primeira vez arrumei a roupa do Zé pequenino e decidi logo arrumar tudo separado e organizado. Mal sabia eu o jeitão que isso ia dar!) Já aqui tinha falado sobre a roupa deles e as caixas de arrumação.

E desde que me dediquei a organizar as roupas segundo o método KonMarie - da Marie Kondo, que percebi que tenho ainda mais espaço, e que é muito mais simples decidir o que lhes vestir, porque tenho logo uma visão de tudo assim que abro as gavetas.
Optei por continuar a organizar alguns itens mais pequenos nos separadores de gavetas - como as meias, as cuecas, os pijamas e os interiores.

No entanto, a restante roupa está agora devidamente dobrada, separada por categorias nas gavetas. Tanto na cómoda do António, como na cómoda do Zé. As camisas e os casacos de inverno assim como alguns fatinhos de 1 peça do António continuam pendurados no armário. Mas tudo o resto está separado na cómoda.
Cada um deles tem no seu quarto 1 cómoda de 4 gavetas.
Optei por ter a primeira gaveta para interiores, meias, calções de banho, chapéus/gorros e cachecois e no caso do António as fraldas.
A segunda gaveta tem os pijamas, e roupa mais de “casa” como calças de fato treino e afins.
Tanto a primeira como a segunda gavetas, nos dois casos, têm mesmo assim a roupa separada em separadores próprios.
Na terceira gaveta há 4 filas de roupa: calções, t-sirts, polos e t-shirts de manga comprida, calças
Na quarta gaveta há camisolas, polares, polos de manga comprida, casacos de malha. sweats de capuz.... - em ambas as gavetas estão tanto agasalhos para dias mais frescos de verão como coisas de outono/inverno que vão estar a uso na próxima estação. 

Optei por agora só passar a guardar a roupa que deixa de servir, porque com esta organização tenho mais espaço nas gavetas e não preciso assim de estar todas as estações a por e a tirar roupa. Quando a estação voltar a mudar, saberei exatamente quais são as faltas para o Zé e, depois de acondicionar a roupa antiga lavada que era do Zé para agora o António usar, saberei logo se necessito ou não de comprar mais alguma coisa.


E por aí? Como fazem esta gestão e organização da roupa dos miúdos?

11 comentários:

  1. Tudo sempre bem explicado,....que organização,...adoro!!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Quando via fotos da roupa assim tão dobrada ficava sempre com a ideia que ficava cheia de vincos e rugas. Estou enganada, não?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá
      Não fica nada vincada. Pelo menos não tenho notado diferenças. É obvio que roupa mais delicada convém ter pendurada...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Por aqui ainda ando em busca da forma ideal de arrumação pois parece-me sempre que posso arrumar melhor. Esse método por acaso não conheço mas tenho a mesma dúvida que o anónimo acima... a roupa não fica com demasiados vincos? Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrumo da mesmo forma e posso dizer que não fica com vincos.

      Eliminar
  4. Boa tarde Joana,
    Eu também sou fã da Marie Kondo, tenho o livro dela e adoro. Mas tenho sérias dificuldades em colocar em prática uma boa parte das dicas, tendo um filho com 4 anos e outro com 1 ano. O mais velho está na fase da autonomia em que quer fazer tudo sozinho, o que é óptimo mas isso também significa o dobro do trabalho para mim.
    No entanto partilho totalmente a tarefa da arrumação dos roupeiros em cada mudança de estação. Também organizo em caixas, identificadas com autocolante. Exemplo: Roupa André 3anos. Já sei que daqui a algum tempo terei de ir busca-la ao sotão para o irmão aproveitar praticamente tudo!!
    Beijinhos!!
    Carla
    http://omundodacarlaaos30.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Há já vários anos que deixei de dar importância aos vincos da roupa. Percebi que podia dedicar mais tempo a tarefas as quais dou realmente valor como fazer exercício, estar com a família e amigos. Tudo isso que é tão bom comparado com a monótona tarefa de passar a ferro. Passo apenas o estritamente necessário: algumas calças (apenas as largas porque as justas ficam passadas assim que se vestem) e camisas. Tudo o resto é desnecessário

    Beijinhos Joana, obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  6. Não tenho miúdos, mas tenho roupa minha e é uma chatice de cada vez que quero uma peça q ñ está na parte superior da gaveta, tenho q 'remexer' tudo... Não conheço o método, mas se é semelhante ao q se vê na foto, então vou mesmo ter q pesquisar, pois interessa-me tudo o q permita mais facilidade e menos tempo perdido! Agora de verão, como as peças são mais finas, nota-se mais os vincos... Não sou obcecada, mas passo as t-shirts, tops, túnicas e calças de tecido... Ainda hoje passei cerca duma hora a tratar de roupa (aproveitar o bi-horário) p usar durante a próxima semana :) Bjinhos e obrigada pelas dicas, pois apesar de não ter filhos, gosto mt de dicas sobre arrumação e organização :) Boa semana!

    ResponderEliminar
  7. Olá! Também uso o método KonMari para arrumar roupa nas gavetas e adoro. Tal como ela aconselha, também costumo organizar as camisolas e tshirts das cores mais escuras (mais atrás) para as mais claras (â frente). Além de ficar tudo com um aspecto mto mais arrumado, sei sempre exactamente onde fica uma determinada peça de roupa. Facilita imenso :)

    ResponderEliminar
  8. Como vivo num t2 com duas miúdas...levo as roupas para casa dos meus pais cada vez vez que muda de estação. Algumas que já não vão usar, separo-as para dar...

    ResponderEliminar