quarta-feira, 30 de agosto de 2017

#4 Planeamento das Refeições da Semana



Estou e receber imenso feedback positivo destes posts sobre planeamento e organização da ementa semanal. Ao que parece estão a gostar, pelo que vou continuar durante mais algum tempo.
Comecei por partilhar esta minha forma de me organizar apenas para vos dar algumas sugestões de organização, e de poderem “ganhar” algum tempo no vosso dia a dia, e de até desperdiçarem muito menos dinheiro e recursos com alimentos que não vão utilizar. Apesar de esta ser uma partilha muito pessoal, a ideia é apenas dar uma sugestão real e prática, ainda que esta seja a minha realidade e não necessariamente a realidade de todos nós. Afinal somos todos diferentes.
Aqui fica então a organização desta semana.

Ementa definida e compras feitas. Depois é organizar e orientar tudo ao máximo!

Ementa Semanal:

2ª feira: Almôndegas (que estavam congeladas da semana passada) + esparguete + feijão verde cozido
3ª feira: Sobras do fim de semana
4ª Feira: Salada Russa (batata + ervilhas + feijão verde + tomate + cenoura + atum + ovo cozido) com maionese caseira (almoço)
Polvo à lagareiro com batata doce + salada (jantar)
5ª feira: Secretos de Porco grelhados + pimentos de padron + arroz + salada de tomate
6ª feira: Lasanha à Bolonhesa + salada 

Em primeiro lugar coloquei o polvo a cozer. Depois descasquei legumes para a sopa, cortei-os e coloquei tudo na bimby para fazer a sopa. Aproveitei para, ao mesmo tempo que cozia a sopa, cozer feijão verde - que arranjei juntamente com os legumes da sopa - na varoma da Bimby.

Entretanto descasquei e cortei já me pedaços mais legumes para a salada russa do almoço de quarta feira: batata em cubinhos, feijão verde em pedacinhos, cenoura me cubinhos, e coloquei tudo num recipiente com água fechado, dentro do frigorífico. (Na quarta feira, ao cozer os legumes da salada russa, vou juntar ervilhas e os ovos para cozerem. Depois de tudo cozido junto o tomate em cubos e o atum e misturo bem). Fiz também a maionese caseira e guardei num frasco de vidro no frigorífico - aguenta bem até  3 dias.

Entretanto a sopa acabou de cozinhar, triturei-a e guardei numa caixa e vidro hermética no frigorífico. Guardei também o feijão verde para o acompanhamento do jantar.

Descasquei batata doce para depois acompanhar o polvo, que também guardei numa caixa com água no frigorífico. E num pirex de ir ao forno e à mesa coloquei 1 cebola em meias luas, dentes de alho laminados, folha de louro, malagueta, azeite e sal. (Para colocar o polvo assim que cozer e guardar no frigorífico).

Preparei salada de alface e guardei numa caixa a vacuo no frigorífico. Lavei tomate cereja e guardei numa caixa. Cortei melancia em cubos e lavei uvas. Tudo devidamente guardado no frigorífico.
Retirei as almôndegas do congelar e deixei no frigorífico para depois rapidamente fazer o jantar - enquanto as almôndegas fazem é só cozer o espaguete.

Fiz a mistura para o pão caseiro que vai ficar a levedar até à hora de jantar, quando o vou cozer no forno.

Na quarta a feira a noite deixo a descongelar os secretos de porco e a bolonhesa. Na quinta feira, enquanto grelho rapidamente a carne no fogão, faço o arroz, preparo os pimentos de padron e aproveito ainda para adiantar a lasanha para o jantar de sexta feira. Depois é só colocar no frigorífico e na sexta, colocar no forno!


E vocês, organizaram a vossa ementa semanal?

12 comentários:

  1. Não comentei no instagram mas comento aqui:são realmente úteis estes posts. Obrigada. Catarina

    ResponderEliminar
  2. Como comentei no Instagram, estes posts são mesmo úteis e ajudam aqui em casa a também conseguir fazer algum planeamento. Mas a minha dúvida acaba sempre por ser a mesma: cozinhar apenas num dia para toda a semana? Sai sempre tudo bem? :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. HappyMom,
    Tal como escrevi no texto acima - não sei se teve oportunidade de ler - não se trata de cozinhar tudo para toda a semana, pois acabo a "ter" de cozinhar quase todos os dias. O que faço apenas - num dia - mais concretamente num par de horas é organizar tudo para todas as refeições da semana para assim despender o mínimo tempo necessário ao final do dia a preparar refeições. Se tiver disponibilidade em ver o post acima, explico tudo o que deixo adiantado/organizado para todas as refeições da semana.
    Cá em casa - e comigo - resulta bem, e serve apenas como uma ideia/sugestão para nos organizarmos melhor e ter mais tempo disponível ao final do dia.
    Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Adoro, Adoro, Adoro!
    Um dia vou fazer isto, já esteve mais longe. É só zerar o frigorifico e começar de novo, e está quase...!
    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Belíssima ementa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/salada-de-feijao-e-requeijao.html

    ResponderEliminar
  6. Estas sugestões são fantásticas!

    ResponderEliminar
  7. Adoro este tipo de posts,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Adoro estes posts! E, em resposta ao post dos doces e compotas, não, não és a única a pensar já no Natal :P Ando nisso quando desde Março! XD No entanto tenho uma questão: qual a receita de maionese caseira que fazes? Agredeço desde já ^_^

    ResponderEliminar
  9. Também sou fã destes posts. Motivam- me para ser mais organizada

    ResponderEliminar
  10. Sim Joana,continue com estes posts que são super úteis! Obrigada.

    ResponderEliminar