quarta-feira, 30 de agosto de 2017

#4 Planeamento das Refeições da Semana



Estou e receber imenso feedback positivo destes posts sobre planeamento e organização da ementa semanal. Ao que parece estão a gostar, pelo que vou continuar durante mais algum tempo.
Comecei por partilhar esta minha forma de me organizar apenas para vos dar algumas sugestões de organização, e de poderem “ganhar” algum tempo no vosso dia a dia, e de até desperdiçarem muito menos dinheiro e recursos com alimentos que não vão utilizar. Apesar de esta ser uma partilha muito pessoal, a ideia é apenas dar uma sugestão real e prática, ainda que esta seja a minha realidade e não necessariamente a realidade de todos nós. Afinal somos todos diferentes.
Aqui fica então a organização desta semana.

Ementa definida e compras feitas. Depois é organizar e orientar tudo ao máximo!

Ementa Semanal:

2ª feira: Almôndegas (que estavam congeladas da semana passada) + esparguete + feijão verde cozido
3ª feira: Sobras do fim de semana
4ª Feira: Salada Russa (batata + ervilhas + feijão verde + tomate + cenoura + atum + ovo cozido) com maionese caseira (almoço)
Polvo à lagareiro com batata doce + salada (jantar)
5ª feira: Secretos de Porco grelhados + pimentos de padron + arroz + salada de tomate
6ª feira: Lasanha à Bolonhesa + salada 

Em primeiro lugar coloquei o polvo a cozer. Depois descasquei legumes para a sopa, cortei-os e coloquei tudo na bimby para fazer a sopa. Aproveitei para, ao mesmo tempo que cozia a sopa, cozer feijão verde - que arranjei juntamente com os legumes da sopa - na varoma da Bimby.

Entretanto descasquei e cortei já me pedaços mais legumes para a salada russa do almoço de quarta feira: batata em cubinhos, feijão verde em pedacinhos, cenoura me cubinhos, e coloquei tudo num recipiente com água fechado, dentro do frigorífico. (Na quarta feira, ao cozer os legumes da salada russa, vou juntar ervilhas e os ovos para cozerem. Depois de tudo cozido junto o tomate em cubos e o atum e misturo bem). Fiz também a maionese caseira e guardei num frasco de vidro no frigorífico - aguenta bem até  3 dias.

Entretanto a sopa acabou de cozinhar, triturei-a e guardei numa caixa e vidro hermética no frigorífico. Guardei também o feijão verde para o acompanhamento do jantar.

Descasquei batata doce para depois acompanhar o polvo, que também guardei numa caixa com água no frigorífico. E num pirex de ir ao forno e à mesa coloquei 1 cebola em meias luas, dentes de alho laminados, folha de louro, malagueta, azeite e sal. (Para colocar o polvo assim que cozer e guardar no frigorífico).

Preparei salada de alface e guardei numa caixa a vacuo no frigorífico. Lavei tomate cereja e guardei numa caixa. Cortei melancia em cubos e lavei uvas. Tudo devidamente guardado no frigorífico.
Retirei as almôndegas do congelar e deixei no frigorífico para depois rapidamente fazer o jantar - enquanto as almôndegas fazem é só cozer o espaguete.

Fiz a mistura para o pão caseiro que vai ficar a levedar até à hora de jantar, quando o vou cozer no forno.

Na quarta a feira a noite deixo a descongelar os secretos de porco e a bolonhesa. Na quinta feira, enquanto grelho rapidamente a carne no fogão, faço o arroz, preparo os pimentos de padron e aproveito ainda para adiantar a lasanha para o jantar de sexta feira. Depois é só colocar no frigorífico e na sexta, colocar no forno!


E vocês, organizaram a vossa ementa semanal?

13 comentários:

  1. Não comentei no instagram mas comento aqui:são realmente úteis estes posts. Obrigada. Catarina

    ResponderEliminar
  2. Como comentei no Instagram, estes posts são mesmo úteis e ajudam aqui em casa a também conseguir fazer algum planeamento. Mas a minha dúvida acaba sempre por ser a mesma: cozinhar apenas num dia para toda a semana? Sai sempre tudo bem? :) Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. HappyMom,
    Tal como escrevi no texto acima - não sei se teve oportunidade de ler - não se trata de cozinhar tudo para toda a semana, pois acabo a "ter" de cozinhar quase todos os dias. O que faço apenas - num dia - mais concretamente num par de horas é organizar tudo para todas as refeições da semana para assim despender o mínimo tempo necessário ao final do dia a preparar refeições. Se tiver disponibilidade em ver o post acima, explico tudo o que deixo adiantado/organizado para todas as refeições da semana.
    Cá em casa - e comigo - resulta bem, e serve apenas como uma ideia/sugestão para nos organizarmos melhor e ter mais tempo disponível ao final do dia.
    Espero ter ajudado.
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Adoro, Adoro, Adoro!
    Um dia vou fazer isto, já esteve mais longe. É só zerar o frigorifico e começar de novo, e está quase...!
    Margarida

    ResponderEliminar
  5. Belíssima ementa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/08/salada-de-feijao-e-requeijao.html

    ResponderEliminar
  6. Estas sugestões são fantásticas!

    ResponderEliminar
  7. Adoro este tipo de posts,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Adoro estes posts! E, em resposta ao post dos doces e compotas, não, não és a única a pensar já no Natal :P Ando nisso quando desde Março! XD No entanto tenho uma questão: qual a receita de maionese caseira que fazes? Agredeço desde já ^_^

    ResponderEliminar
  9. Também sou fã destes posts. Motivam- me para ser mais organizada

    ResponderEliminar
  10. Sim Joana,continue com estes posts que são super úteis! Obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana, eu sou fã destes posts. Confesso que até vejo mais este blog que o outro. Se algum dia pensar em escrever um livro com ementas semanais e respectiva lista de compras, eu faço logo pré-reserva! Confesso que não adoro cozinha, e planear e organizar refeições nunca será fácil para mim. Obrigada e felicidades!

    ResponderEliminar