quarta-feira, 22 de novembro de 2017

A saga da roupa e o novo estendal Vileda Infinity


A família a crescer e eu começo a ficar preocupada com o número crescente de roupa para lavar, estender e passar/dobrar que anda aqui por casa. Se actualmente tratar da roupa de nós os 4, mais a roupa de casa é uma tarefa hercúlea, quando vier o novo bebé, - e com tudo o que um bebé suja - nem quero pensar...

Já aqui falei várias vezes de como organizo a questão das roupas aqui em casa, mas também devo dizer que é uma tarefa que vai mudando e se vai adaptando às nossas necessidades. Confesso que actualmente acho muito mais simples fazer as máquinas todas de uma vez, do que andar a fazer máquinas todos os dias. Sendo assim, tenho um dia em que trato da roupa por atacado, normalmente à sexta feira. Nesse dia, é fazer máquinas de roupa, umas atrás das outras - para já, em média umas 4 máquinas de roupa (sendo que a minha máquina tem a capacidade para 8 quilos). Roupa dos miúdos, roupa nossa, lençóis e toalhas de banho, toalhas de mesa e panos de cozinha. Por vezes há uns extras pelo meio: passadeiras, tapetes, sapatilhas. edredons, mantas... ou uma máquina extra com roupa mais delicadas ou de cuidados extra.
Mas a parte mais simples é mesmo colocar a roupa na máquina com o detergente, amaciador e as toalhitas de transferência de cor e ligar... O pior vem depois...
Estender roupa, apanhar roupa, dobrar roupa, passar roupa e arrumar roupa…..
Para estender, e como faço várias máquinas de cada vez, tenho vários estendais de pé, que coloco normalmente no exterior - e que quando chove retiro para dentro de casa, neste caso para a lavandaria, onde é simples deixar a roupa a secar, porque tem ventilação (janelas) e a roupa consegue secar dentro de casa, se for caso disso, sem ficar a cheirar mal. Ou então, outra solução, é colocar os estendais  debaixo do telheiro onde temos a churrasqueira e a roupa fica a secar afastada da chuva... Apesar de ter secador, prefiro secar a roupa ao ar livre, e acabo a usar o secador para peças mais grossas e que demoram muito a secar ou coisas grandes tipo calças de ganga, lençóis, toalhas turcas, ... e normalmente só durante o inverno.

Portanto, quando chove, lá ando eu com os (vários) estendais de um lado para a outro, para a roupa não se molhar.... (Quem se identifica?!)
Às vezes perguntam-me porque é que tendo um jardim, e tendo “anexos” cobertos como a churrsqueira e o “lounge” não coloco uma corda  e assim evito andar com a roupa de um lado para a outro... Pois bem. Esteticamente não gosto de ver. E portanto dou-me a todo este trabalho simplesmente porque não gosto de ver a roupa estendida na corda no meio do jardim ou da churrasqueira ou do “lounge”... E resolvo-me com os estendais, alinhados e encostados discretamente à parede.

No entanto parece que as pessoas adivinham este meu “jogo”, e a minha coleção de estendais de pé, e eis que a Vileda fez chegar cá a casa um novo estendal. Poderia ser mais um para a coleção, mas vinha a com a nota que era para “ajudar” na família a crescer e na quantidade de roupa que vai aumentar... Pois este estendal chama-se Infinity, e tanto pode ter o tamanho de um estendal convencional, como aumentar - esticar -  quase para o triplo de capacidade de um estendal de pé tradicional. 
Depois de o ter finalmente usado, numa sexta feira de sol e de muitas máquinas de roupa, descobri-lhe outras vantagens! É mais alto do que um estendal convencional, o que para pessoas como eu, que não usam a corda para estender lençóis e toalhas de mesa grande, não se têm de preocupar com a roupa a “varrer” o chão e a sujar-se ainda antes de estar seca. E tem outra característica que adorei: uma parte própria para colocar as meias a secar.... (Que para mim só tem um defeito. devia ter o dobro da capacidade. Pensem nisso senhores da Vileda! Um estendal infinity com capacidade infinity para meias, que cá em casa há 3 homens!!)

Fiquei bem impressionada com a capacidade do estendal, que dá à vontade para estender 2 a 3 máquinas de roupa, sendo que depende da capacidade da máquina... E o melhor de tudo é que é facil de mover, apesar do seu tamanho.... Portanto, mesmo que comece a chover, basta pegar numa das pontas, levantar e puxar ou empurrar. As rodinhas fazem o trabalho e colocam o estendal longe da chuvas, dentro da lavandaria ou debaixo do telheiro. Agradeço à Vileda estar preocupada com a quantidade de estendais que levo em braços de um lado para o outro quando a chuva começa, e estou realmente rendida a este estendal!

Mas não pensem que a saga da roupa acaba com um estendal grande. Facilita imenso a tarefa, evita ter estendais em excesso, mas a depois da roupa seca vem outra parte difícil! Apanhar, dobrar ou passar a ferro 4 ou 5 máquinas de roupa!
Actualmente a coisa cá e casa está muito simplificada: desde sempre que assim que se apanha a roupa dobram-se logo cuecas e meias. Mas agora pijamas, sweat shirts dos miúdos, camisolas interiores, panos de cozinha e até toalhas de banho são imediatamente bem dobradas e nem sequer vão ao ferro de engomar (também é preciso ter em atenção não deixar a roupa centrifugar muito para não ficar muito vincada...) E só se deixa para passar as camisas, calças, lençóis (não abdico de dormir numa cama com lençóis bem esticados e passados a ferro), toalhas de mesa e outras peças de vestir que necessitem dessa atenção. Tudo o resto é apenas bem dobrado (quando muito passo-lhe com o ferro por cima depois de dobrado). 

Só sei que a saga da roupa vai continuar, e vai aumentar, quando a pequena nascer. Para já, e enquanto não inventam um gadjet que estenda a roupa, e que a dobre e passe ao mesmo tempo, vale-me o estendal Infinity que a Vileda getilmente me ofereceu e que vai aumentando a sua capacidade, ao mesmo tempo que a família e a roupa cá de casa também aumentam.

E quem mais sente que há todo um ritual nesta coisa de tratar da roupa?

(E saibam mais sobre o estendal no meu instagram! https://www.instagram.com/p/Bby80_Vno2I/?taken-by=joanaroque78)


8 comentários:

  1. Identifico-me completamente, para mim o mais difícil não é por a lavar ou passar a ferro, mas sim estender... então quando o terceiro filho já usa cuecas, imagina-se a quantidade de peugas e cuecas que tenho para pendurar, sendo que por norma concentro a lavagem da roupa ao fim-de-semana (como trabalho, durante a semana não tenho tempo para colocar a secar de manhã e chego a casa quase de noite, tenho também bi-horário de fim-de-semana, por isso poupo ao concentrar a utilização das máquinas ao fim-de-semana).
    Confesso que às vezes coloco as peças pequenas a secar na máquina, por pura preguiça de as estender todas... meias e meinhas, cuecas e cuequinhas...

    ResponderEliminar
  2. Identifico-me completamente! (risos)
    O problema não é fazer as máquinas de roupa e pendurar (ok...na época de chuva é complicado, e o telheiro não dá para tudo), é mesmo passar (tarefa que detesto, por sinal)!
    Embora tenha estendais fixos (um dos quais extensível) e portáteis, os mesmos não são viáveis em época de chuva. Tenho maior disponibilidade para a roupa, de sexta para o fim de semana, e é nesta altura que faço todas as máquinas. Tenho uma máquina de secar que uso no inverno (quando necessário), pois há dias em que não vale a pena estender na rua, pois a roupa não seca durante o dia inteiro e apanha o cheiro das lareiras. Os estendais portáteis são práticos, pois há alturas em que tenho que colocar em casa ou na garagem/arrecadação, para terminar de secar (roupa "meia" seca ou que não pode ir à maquina de secar).
    Tenho que investigar esse estendal da Vileda, bem como ver um vertical/torre, pois os dois que tenho em casa, já não dão para tudo.
    Mas já estou como a Joana, era bom que inventassem algo que estenda, dobre e passe a roupa, tudo em um!
    Divagações à parte, lá tenho que mentalizar-me para o "encontro marcado" com a tábua de engomar!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Identifico-me completamente, com a saga da roupa, até agora éramos 4, mas a minha mana mais nova veio morar connosco para a Irlanda e somos 5. Não é que com 4 fosse mais simples, que os miúdos sujam imensa roupa, mesmo a mais velha usando farda na escola. Porquê depois tem aulas extra curriculares como ballet e ginástica olímpica e tudo isso tem de estar sempre pronto é lavado para os dias em questão. Portanto cá em casa também se lavam entre 5 a 6 máquinas de roupa por semana, com o inconveniente de não poder ter um dia só para o fazer, pois vivo num apartamento, é para estas bandas não se pode estender roupa na varanda, então tenho mesmo de fazer uma ou 2 máquinas por dia,depois passar é que passo a roupa toda da semana. Agora só é melhor porque a minha irmã divide a tarefa de passar a ferro comigo. É eu tenho o péssimo hábito, diz o meu marido, de passar absolutamente tudo. Vá, ficam de fora as meias e as cuecas. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Até fiquei cansada a ler o post. A roupa a casa da-nos conta da cabeça é verdade. Tenho a saga do estendal de inverno pois não tenho varandas e é mesmo dentro de casa. Odeio mas tem que ser. Mas fica sempre cheirosa e tenho um secador para a roupa mais demorada a secar. Mas cuidar da roupa é muito cansativo.
    Já agora parabéns pela chegada da menina. Era mesmo o que estava a faltar. Tudo de bom. Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá! Sobre o acessório para colocar as meias a secar tenho um estendal (de outra marca) que tem esse acessório e sentia a mesma necessidade de mais (somos 4 cá em casa, marido e 2 rapazes) até que uma vez encontrei à venda tipo numas oportunidades do LIDL ou algo parecido e agora tenho o estendal cheio :). Fui procurar online e consegue-se comprar na Amazon: https://www.amazon.co.uk/Leifheit-Holder-White-Small-2-Piece/dp/B01AWDZMWU/ref=sr_1_2?s=kitchen&ie=UTF8&qid=1511429336&sr=1-2&keywords=leifheit+sock+accessory. Na Pollux cá também encontrei algo parecido mas não entendo bem como se adapta ao estendal: http://www.pollux.pt/index.php?id=214&pid=816389. Se puder ajudar fico muito contente :).

    ResponderEliminar
  6. Saudades de ter esses problemas com a roupa. Estou na Suiça e cá não é muito comum ter maquina em casa, na maioria os predios têm lavandarias comuns (com maquina de lavar e secar). Para secar roupa ou usamos a maquina ou então existe uma sala (minima para o numero de pessoas) onde podemos estender a roupa. Resultado, a roupa branca ao fim de algum tempo começa a ficar mais amarela/cinzenta muito feia. Tudo o que posso vai para a maquina de secar o resto seco em estendais em casa. Tenho de ver se esse existe por cá porque me parece muito pratico.

    ResponderEliminar
  7. Olá, a roupa é realmente uma saga... Desde que sai da gaveta até voltar... Mas, no meu caso já tive dois estendais vileda, marca que admiro bastante e uso e não é que não são nada resistentes??? Como não são cruzados, nas pernas, ao fim de algum tempo, com o peso da roupa, os suportes laterais cedem e cai... Espero que o seu seja de imã geração melhorada... Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá, a roupa é realmente uma saga... Desde que sai da gaveta até voltar... Mas, no meu caso já tive dois estendais vileda, marca que admiro bastante e uso e não é que não são nada resistentes??? Como não são cruzados, nas pernas, ao fim de algum tempo, com o peso da roupa, os suportes laterais cedem e cai... Espero que o seu seja de imã geração melhorada... Bjs

    ResponderEliminar