segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Preparar o Natal 2017 #Compota de Natal


Para muitos esta ainda é uma altura em que querem pensar em tudo menos no Natal. Para os mais adiantados como eu, e que sabem que há muito para fazer, muitas solicitações e muito pouco tempo, é a altura mais do que certa! Falta pouco mais de um mês, e este ano, já bastante grávida (fiz 29 semanas este domingo), não posso mesmo deixar tudo para a última hora e fazer grandes noitadas na semana que antecede o natal.
Sendo assim, este fim de semana, o único sem workshops nos próximos tempos, foi altura de preparar o natal. Nunca tínhamos feito a árvore e decorado a casa tão cedo, mas este ano o Natal chegou a nossa casa dia 18 de Novembro. E teve direito a musica de Natal cantada pelo Bubblé, como vem sendo habitual há muitos e muitos anos a esta parte.

Depois da casa decorada - e com os miúdos a delirarem com as decorações e luzes da árvore - houve tempo também para um pequeno DIY de Natal. As caixas pequenas de madeira, de 2 kg de morangos, que guardei religiosamente durante meses, foram finalmente pintadas de branco, para receberem alguns dos cabazes deste ano.

Nesta preparação do Natal, houve ainda tempo para preparar a compota de abóbora - compota de Natal -  habitual nos meus cabazes. A abóbora agora deixou de vir do quintal dos avós, mas valem-me amigos queridos - neste caso a Áurea, que nos últimos anos tem tido sempre a generosidade de me oferecer uma. 

Para quem nunca fez ou ainda não começou sequer a pensar nisto de fazer presentes de Natal personalizados, acho que a coisa mais simples, básica e deliciosa por onde podem começar, é mesmo por um frasquinho de compota. Assim mesmo, sem mais nada, pode ser o presente para os colegas de trabalho, para as educadoras e auxiliares da escola dos filhos, para os muitos tios e amigos a quem se gosta de dar um mimo a lembrar a época.
A compota de abóbora foi a origem deste meu vício de oferecer cabazes de Natal, e foi a partir daqui que começaram a evoluir.
Deixo-vos a receita deste ano. E, espero, a motivação para começarem a pensar no Natal!



Ingredientes para cerca de 10 frascos de 300ml

3,5 kg de abóbora limpa, descascada e partida em cubos não muito grandes (usei abóbora porqueira)
2,5 kg de açúcar branco
4 paus de canela
4 cravinhos
sumo e raspa de 2 clementinas
2 colheres de chá de gengibre em pó
2 colheres de chá de canela em pó

Preparação:

Coloque a abóbora num tacho grande e largo e junte-lhe o açúcar, as especiarias em pó, os paus de canela e os cravinhos, e a raspa e o sumo das clementinas. Envolva tudo muito bem para ficar misturado, e leve ao lume. Assim que levantar fervura diminua um pouco, apenas para ir fervendo devagar e deixe cozinhar até a abóbora estar macia, cerca de 2 horas.
Ao fim desse tempo, retire os paus de canela e os cravinhos e, com a ajuda da varinha mágica, triture bem a mistura. Leve novamente ao lume e deixe ferver em lume brando mais algum tempo. A compota estará pronta quando, ao colocar um pouco num pires e lhe passar o dedo, esta abra uma “estrada”, que se demora a unir.
Retire o doce do lume e coloque, ainda quente, em frascos de vidro com tampas metálicas previamente esterilizados (frascos e tampas). Feche os frascos ainda quentes, e coloque-os cerca de 30 minutos virados de cabeça para baixo para criarem vácuo natural.
Ao fim desse tempo, coloque os frascos na posição original. (É normal que depois deste passo, ouça os frascos a fazerem um estalido. É a prova que estão em vácuo, e ao pressionarem a tampa, sentirem que não há ar!)
Decore e etiquete os frascos a gosto!


Quem mais já esteve de volta das preparações de Natal?

15 comentários:

  1. Mais ou menos em modo Natal ( falta a chuva) esta semana vai sair gelai de uva e geleia de amoras, no fim de semana compota de maçã bravo Esmolfe.
    E assim se vai dando corpo ao cabazes deste ano, aguardo no entanto mais ideias diferentes .
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  2. Que rica compota.
    Por aqui ainda não se fez nada. A ver se começo na próxima semana pois para já tenho uma Festa Pijama para organizar.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/sweet-potato-chips.html

    ResponderEliminar
  3. Gostava de fazer mas sem açúcar tem alguma receita ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Quando diz sem açúcar é mesmo sem nenhum tipo de açúcar - ou com substitutos como mel, frutoses, xilitol e afins?
      Na realidade, não tenho nenhuma receita do tipo. Por aqui a compota ainda é feita de forma tradicional, principalmente estas, que são conservadas durante muito tempo, e necessitam do açúcar para não comprometer a sua conservação.
      No entanto uma pesquisa pelo google é capaz de lhe dar os resultados que pretende!
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
  4. Aqui está uma boa ideia para as abóboras que tenho em casa! Costumo fazer um parecido, bastante apreciado por sinal, com gengibre fresco picado, canela e laranja inteira.
    Já tenhos os saquinhos para as bolachas, as decorações e os sacos que irão dar origem ao embrulhos (é mais fácil transportar para o serviço, nos transportes públicos).
    Agora, só falta mesmo é escolher as receitas das bolachas/biscoitos, e pensar na decoração dos embrulhos. Há colegas que pedem especificamente "aqueles bolinhos de azeite" (económicos) ou "aquelas bolachas com pepitas de chocolate, sem as "coisas estranhas" (avelãs, amêndoas)! Tudo receitas que rendam muito, e que não deem muito trabalho, pois a cozinha irá parecer uma "linha de montagem"!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Respostas
    1. Olá!
      Nunca fiz nenhuma compota na máquina de pão. Em teoria pode, sendo que os tempos de cozedura e as quantidades possam ter de sofrer alterações...
      Cá em casa sou muito tradicional nessas coisas, e só uso mesmo o tacho e o fogão para fazer compotas. Das experiências que já fiz os resultados não foram satisfatórios.
      Espero ter ajudado,
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
  6. Olá Joana,
    será que posso substituir a abóbora por cabaça?? Nunca utilizei, não sei se será a mesma coisa...
    Obrigada, Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  7. Saquinhos... para as bolachas...
    Ouvi/li por aqui...
    Onde os poderei adquirir na zona de Lisboa?
    Aprecio imenso as suas receitas e já tenho utilizado algumas. Obrigado.
    Já agora... Feliz e abençoado Natal!
    Olga.

    ResponderEliminar
  8. Eu costumo comprar na Loja do Saco em Campo de Ourique.
    Susana

    ResponderEliminar
  9. A compota de natal sai no próx fds. As decorações só mesmo dia 1 de Dezembro e os embrulhos e afins seguem-se :) Bjinhos e fico a aguardar mais sugestões :)

    ResponderEliminar
  10. que bela receitinha.. já cheira a natal!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Adoro doce de abóbora! E este deve cheirar mesmo a Natal! Este ano também comecei cedo, e também já fiz o meu doce de abóbora. Desta feita, com uma abóbora que veio do quintal de um primo, que foi descascada e cortada pela mãe, e, finalmente, transformada em doce por mim. É uma espécie de trabalho familiar! :) Fiz o meu doce com abóbora, limão, cardamomo, gengibre e canela. Ficou bom! Feliz Natal a todos!

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto delicioso tem essa compota :)
    Cabazes de alimentos como oferta, são uma excelente ideia, dá-me o conforto de carinho entregue (não pratico, mas acho a ideia carinhosa).

    ResponderEliminar