quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Papas de aveia para a semana


Nada melhor do que poder simplificar as manhãs, normalmente atribuladas de quem tem de acordar, vestir e dar de comer a crianças pequenas, enquando ainda trata de si para sair de casa a horas.
Uma das coisas que passei a fazer e que ajudam e muito as manhãs aqui de casa, foi preparar papas de aveia numas quantas doses, e guardar depois em frasquinhos, no frigorífico, para depois ser apenas pegar, aquecer e comer.
Faço a receita de sempre, mas em maior quantidade, que aqui em casa dá para 6 frasquinhos pequenos, que é a dose que os miúdos comem., E faço a versão mais básica de todas, porque assim, com pequenos complementos agrada a todos. Depois de feitas podem juntar mel e cacau para uns, banana esmagada para outros, maçã ou pêra ralada ou cozida. Não aconselho a juntarem fruta para guardar, pois pode azedar.
Depois de feitas, guardo as papas em em frasquinhos de vidro (cerca de 200ml) reutilizados, no frigorífico. A quantidade exata para uma dose para os miúdos. Obviamente que não é preciso esterilizar os frascos (Não esterilizamos as embalagens onde colocamos a comida no frigorífico, pois não?!)
Depois é guardar no frigorífico até 3 dias (apesar de durar até 5 dias....) Depois é só tirar a tampa e aquecer no microondas e juntar, caso necessário mais leite, ou mel ou a fruta, por exemplo. 
Aqui em casa simplificou as nossas manhãs. E deixou de haver miúdos a refilar e a molengar porque a papa está muito quente porque foi acabada de fazer.

Papas de aveia simples:

1litro de bebida vegetal (eu uso de aveia mas podem usar qualquer outra bebida a gosto ou leite)
 canela em pó a gosto
130g de flocos de aveia finos

Juntar tudo numa panela e misturar. Levar ao lume brando a engrossar, mexendo sempre, cerca de 10 minutos.
Dividir pelos frascos, ainda quente, fechar e colocar no frigorífico. 
Para quem quiser fazer na bimby, basta colocar todos os ingredientes, programar 10 minutos, velocidade 4, 90ºC durante 10 minutos.


Espero que simplifique as vossas manhãs!

5 comentários:

  1. Por acaso já faço as overnight oats há cerca de dois anos e sou fã, é mt prático e sou sozinha. Por isso, acredito q para quem tem filhos e com horários mais apertados p sair de casa seja uma ideia obrigatória p o dia-a-dia :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Nós fazemos as overnight oats em doses individuais, também com bebida vegetal e em frascos, e de manhã cada um aquece as suas a gosto no microondas e complementa também a seu gosto. Já deixámos a panela há muito tempo... Como somos 4 quanto menos louça para lavar, melhor! ;)

    ResponderEliminar
  3. Aqui depende, às vezes faço ao domingo para ter no frigorífico e ir gastando ao longo da semana com os extras do dia, outras faço ali num instante, cinco minutos ao lume e fica com uma cremosidade daquelas!

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz para ir comendo, mas parece - me uma óptima ideia

    ResponderEliminar


  5. Great…!! that’s great advice, I read and also saw your every post, nice artical very usefull your post Thank you so much for sharing this and the information provide



    ResponderEliminar