quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Papas de aveia para a semana


Nada melhor do que poder simplificar as manhãs, normalmente atribuladas de quem tem de acordar, vestir e dar de comer a crianças pequenas, enquando ainda trata de si para sair de casa a horas.
Uma das coisas que passei a fazer e que ajudam e muito as manhãs aqui de casa, foi preparar papas de aveia numas quantas doses, e guardar depois em frasquinhos, no frigorífico, para depois ser apenas pegar, aquecer e comer.
Faço a receita de sempre, mas em maior quantidade, que aqui em casa dá para 6 frasquinhos pequenos, que é a dose que os miúdos comem., E faço a versão mais básica de todas, porque assim, com pequenos complementos agrada a todos. Depois de feitas podem juntar mel e cacau para uns, banana esmagada para outros, maçã ou pêra ralada ou cozida. Não aconselho a juntarem fruta para guardar, pois pode azedar.
Depois de feitas, guardo as papas em em frasquinhos de vidro (cerca de 200ml) reutilizados, no frigorífico. A quantidade exata para uma dose para os miúdos. Obviamente que não é preciso esterilizar os frascos (Não esterilizamos as embalagens onde colocamos a comida no frigorífico, pois não?!)
Depois é guardar no frigorífico até 3 dias (apesar de durar até 5 dias....) Depois é só tirar a tampa e aquecer no microondas e juntar, caso necessário mais leite, ou mel ou a fruta, por exemplo. 
Aqui em casa simplificou as nossas manhãs. E deixou de haver miúdos a refilar e a molengar porque a papa está muito quente porque foi acabada de fazer.

Papas de aveia simples:

1litro de bebida vegetal (eu uso de aveia mas podem usar qualquer outra bebida a gosto ou leite)
 canela em pó a gosto
130g de flocos de aveia finos

Juntar tudo numa panela e misturar. Levar ao lume brando a engrossar, mexendo sempre, cerca de 10 minutos.
Dividir pelos frascos, ainda quente, fechar e colocar no frigorífico. 
Para quem quiser fazer na bimby, basta colocar todos os ingredientes, programar 10 minutos, velocidade 4, 90ºC durante 10 minutos.


Espero que simplifique as vossas manhãs!

7 comentários:

  1. Por acaso já faço as overnight oats há cerca de dois anos e sou fã, é mt prático e sou sozinha. Por isso, acredito q para quem tem filhos e com horários mais apertados p sair de casa seja uma ideia obrigatória p o dia-a-dia :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  2. Nós fazemos as overnight oats em doses individuais, também com bebida vegetal e em frascos, e de manhã cada um aquece as suas a gosto no microondas e complementa também a seu gosto. Já deixámos a panela há muito tempo... Como somos 4 quanto menos louça para lavar, melhor! ;)

    ResponderEliminar
  3. Aqui depende, às vezes faço ao domingo para ter no frigorífico e ir gastando ao longo da semana com os extras do dia, outras faço ali num instante, cinco minutos ao lume e fica com uma cremosidade daquelas!

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz para ir comendo, mas parece - me uma óptima ideia

    ResponderEliminar


  5. Great…!! that’s great advice, I read and also saw your every post, nice artical very usefull your post Thank you so much for sharing this and the information provide



    ResponderEliminar
  6. Gostaria de saber qual os frascos que usa para aquecer no microondas pois os meus são de vidro. No inverno faço no tacho. Obrigada, Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu coloco numa tigela, quando arrefecer tapo com película e guardo no frigorífico, depois é só aquecer no microondas e juntar o que quisermos,eu costumo colocar banana, kiwi, amêndoas e nozes 😃

      Eliminar