quarta-feira, 13 de julho de 2011

Medidas para (Tentar ajudar ) a combater a Crise #6 - Ideias para as Férias

Certamente que todos anseiam (e gostam) do período de férias a que têm direito depois de um ao de trabalho. Claro que o tipo de férias que se faz varia muito de carteira para carteira e de família para família. Há quem goste de acampar, e outros de alugar uma casa ou de ir para um hotel. Há quem seja adepto de praia e outros que prefiram o campo. E depois aqueles para quem férias é sair do país em busca de uma cidade cosmopolita ou de um resort turistico. Enfim... cada um tem as férias que pode com o orçamento disponível. Mas há também quem fique em casa ou passe uma parte das férias em casa.
Para quem tem de passar as férias em casa, ou quer opções económicas para as suas férias, aqui ficam umas sugestões. O objectivo das férias é sair da rotina, relaxar e desfrutar da família e dos amigos. Aproveite!

- Faça um circuito turístico na sua cidade - Certamente que nunca visitou todos os museus, parques e monumentos da sua cidade. Informe-se no posto de turismo - tal como um turista normal - e aventure-se na terra onde vive. Leve a máquina fotográfica para mais tarde recordar.

- Vá a um espectáculo - Consulte a agenda cultural da sua cidade  - normalmente organizada pelas Câmaras Municipais - e veja a oferta. Durante o verão é normal existirem espectáculos (musica, teatro de rua, animação diversa) ao ar livre e gratuito. Aproveite!

- Faça um piquenique no parque da cidade (ou num pinhal, jardim... conforme o sítio onde vive) - Prepare uma cesta bem recheada, não se esquecendo da fruta, água e sumos e vá fazer um almoço diferente com a família.

- Vá ao cinema (a uma segunda-feira que até é mais barato!) - Se não vai ao cinema há muito tempo, aproveite as férias e uma tarde quente de verão para se enfiar numa sala de cinema com ar condicionado a ver um filme a seu gosto.

- Leia um livro - Aproveite para ler aqueles livro de 600 páginas que tem na mesa de cabeceira e que nunca mais lhe consegue pegar (ou então peça o livro emprestado a um amigo ou familiar)

-Dedique-se ao seu hobby - Se gosta de pintar, costurar, cerâmica ou trabalhar em madeira e não tem tempo para fazer isso durante o ano, aproveite as férias para se dedicar ao seu hobby favorito. Idealize um projecto que possa concluir durante as férias!

- Vá à praia ou ao rio - Se mora perto da praia ou de uma praia fluvial, porque não ir até lá? Pegue nas toalhas, protectores solares e leve o almoço. Meta-se no carro ( ou no comboio ou na camioneta) e vá passar o dia "a banhos".

- Vá até ao campo - Vá até casa dos seus avós ou pais ou tios (ou outras pessoas que morem fora da cidades) e "faça-se" convidado para passar lá uns dias. Aproveite para caminhadas pelo pinhal, passeios de bicicleta, apanhar amoras silvestres, piqueniques... Se mora "no campo" vá passear até à cidade fazendo circuitos turísticos, indo a museus....

- Organize um jantar temático - Junte-se com os seus amigos e organize um jantar temático ou um churrasco. Escolham o tema entre todos assim como a ementa e quem vai cozinhar o quê, a música e a animação. Dividam as tarefas e as despesas por todos e tenham um fim de tarde e noite divertida.

- Cultive o ócio - Aproveite as férias para dormir até mais tarde, ver as suas séries preferidas, esquecer-se de limpar o pó, aspirar, ou lavar a roupa. Não discuta com o marido, nem ralhe com as crianças porque têm os brinquedos espalhados. Volte à rotina apenas quando as férias acabarem e aproveite esses dias para fugir aos hábitos do resto do ano.

15 comentários:

  1. Fantásticas sugestões... como sempre!!! E esta imagem? Não é de uma praia do Algarve?

    ResponderEliminar
  2. Dicas fantásticas à qual eu junto uma para o ano todo: Em vez de comprar livros, porque não começar a requisitá-los na biblioteca pública mais próxima? Um hábito que além de económico, é também ecológico :))

    ResponderEliminar
  3. Sugestões fantásticas, obrigado pelas dicas ....

    ResponderEliminar
  4. aguardo as minhas férias! estou muito cansada! ;)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas. Postei o link no meu blog, espero que não haja problema ;)

    ResponderEliminar
  6. Óptimas dica. Quanto ao cinema porque não aproveitar por ex as sessões grátias ao domingo de manhã do dolce vita.
    Acho que este mês ainda têm, por cada cirança 1 pai ou mãe.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pelas dicas, gostei muito!!! Até porque este ano, férias é em casa portanto tens ai umas dicas bem boas :)

    ResponderEliminar
  8. Este ano as férias também vão ser em casa.
    Temos planeado um dia num parque aquático com as pequenas, e depois divertirmo-nos na nossa piscina insuflável e "preguiçar" numas espreguiçadeiras que ainda vou comprar.

    ResponderEliminar
  9. Olá! este ano a minha férias vão ser passadas em parques de campismo e reservei 3 dias para dar um passeio bem turistico por Lisboa, a cidade que me viu nascer!!! Assim divirto-me e mato saudades (sem gastar muito dinheiro)!!

    ResponderEliminar
  10. óptimas sugestões. Por cá, as férias 2 semanas em conjunto, vão ser passadas em casa, com bastantes idas à praia se o tempo o deixar. Se não deixar, havemos de arranjar outras soluções, económicas de preferência! :)

    ResponderEliminar
  11. Como sempre... óptimas dicas!!
    Obrigada!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Joana: não tem nada a ver com o post. Mas ees afotografia diz-me muito. Parece-me a praia de Isla Canela. (Se não for peço desculpa)
    Esse praia é a minha praia de todos os Verões, Páscoas e passagens de ano mesmo antes de eu ser nascida. Toda a minha família vai, desde sempre. Até tenho família lá!Enfim, era só para partilhar o amor que tenho a esse cantinho, e cm fiquei feliz de o ver aqui. (bem se não for a mesma praia, faço de conta) :)

    ResponderEliminar
  13. Grandes dicas, acho que cada vez mais a malta vai seguir esses conselhos, em tempo de crise quem poupa é rei. :)

    ResponderEliminar