terça-feira, 16 de agosto de 2011

10 Ideias para Tratar bem a Sua Roupa


Quando passei a ter a minha casa, tratar da roupa foi talvez a tarefa que achei mais complicada. Pelo caminho houve camisolas que encolheram no secador da roupa, peças que ficaram tingidas, e nódoas que não conseguia eliminar. Mas com a prática e os ensinamentos da minha mãe  tudo se resolveu.
Deixo então aqui algumas sugestões e conselhos para quem possa ter algumas dificuldades e precise de um "guia".

1 - Etiquetas: Leia sempre as instruções de limpeza das suas roupas - Tenha em atenção as etiquetas da roupa – separe o que não pode ser lavado na máquina e tem de ser lavado à mão ou na lavandaria. Na roupa que vai lavar na máquina, tenha em atenção a temperatura da água (a maioria da roupa pode ser lavada a 30º e além disso poupa na electricidade)

2 - Separar:  Não lave a roupa branca juntamente com a roupa escura ou de cor - Separe a roupa de cor e a roupa escura da roupa branca e coloque-as a lavar em separado. Evita assim que a roupa mais escura e colorida manche a roupa branca.

3 - Pré-trate: Saiba como tornar o seu detergente mais eficaz na remoção de nódoas - Se a roupa tem nódoas, pré-trate com um pouco de detergente antes de a colocar na máquina. Proceda depois como habitualmente.

4 - Dosear Correctamente: Utilize o copo doseador e siga as instruções - Não coloque demasiado detergente para lavar a roupa. Tenha em atenção a dosagem referida na embalagem e a dureza da água. Não pense que por usar mais detergente a roupa fica mais limpa. Pelo contrário, durante a lavagem será mais difícil remover o detergente em excesso e é possível que a roupa fique manchada.

5 -  Na Máquina: Não encha a máquina na totalidade – Deixe sempre uma folga, cerca de um palmo de altura. Isto permitirá que a roupa fique menos apertada, o que facilita a lavagem e a consequente remoção de nódoas, e ainda que fique com menos vincos o que irá facilitar a tarefa de a passar a ferro.

6 - Centrifugação: Atenção com as rotações - Não centrifugue a roupa a uma grande rotação. Apesar de poder secar mais depressa, pois terá menos água, fica sempre com mais vincos e é mais difícil de passar a ferro.

7 - Ao retirar a roupa da máquina: Trate da sua roupa assim que acaba de lavar - Assim que a máquina acabar de lavar retire a roupa de imediato, sacudindo-a e esticando-a. Nunca deixe a roupa na máquina depois de esta ter lavado – para além de começar a cheirar a mofo passado algum tempo, a roupa dentro da máquina ficará com vincos difíceis de remover quando a passar a ferro. E não estenda a roupa sem a ter sacudido ou se esta apresentar ainda vestígios de nódoas.

8 - Nódoas: O que fazer quando não são removidas numa primeira lavagem -  Se mesmo depois da lavagem a roupa ainda apresentar algumas nódoas (e desde que possa utilizar lixívia nessa peça) prepare uma solução de água e lixívia delicada e coloque a peça de molho. Depois da nódoa removida enxagúe e coloque a secar.

9 - Estender Roupa: Tenha alguns cuidados ao estender a sua roupa -  Ao colocar a roupa a secar (e depois de a sacudir bem!) tenha cuidado com os sítios onde coloca as molas. Aproveite as costuras da roupa para as colocar, de modo a que a roupa não fique marcada ao secar. No caso de roupas mais escuras, para que não fiquem manchadas ou desbotadas coloque-as a secar viradas do avesso.

10 - Ao apanhar…Não deixe a roupa demasiado seca -  Não deixe que a roupa fique a secar demasiado tempo para que não fique tesa. Apanhe-a assim que não a sentir húmida. Se usar o secador de roupa (e atenção que nem toda a roupa pode ir para o secador) tenha também atenção em não secar a roupa demasiado tempo (para não ser difícil de passar), nem com a máquina muito cheia. (Além disso determinadas peças de roupa, se tiverem sido bem sacudidas e estiverem bem esticadas ao secar, mal precisam de ser passadas a ferro. É o caso de pijamas, toalhas de banho, lençois...)

15 comentários:

  1. obrigado pelas dicas..... dá sempre jeito!! :)

    ResponderEliminar
  2. Óptimas dicas para uma caloira como eu ;)

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o que foi dito sobre a boa qualidade das dicas :D
    Já consegui perceber um dos motivos pelo qual a roupa me fica por vezes tão vincada :x

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas! Dá sempre para aprender alguma coisa ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. As dicas Sao muito boas e infelizmente algumas tambem aprendi Depois de algumas asneiras! O meu problema agora e a roupa branca, tipo t-shirt das criancas do Colegio que ficam encardidas Depois de levarem com a temporada da Praia! Sera que ha algum tratamento especifico? As minhas desculpas mas No iPad nao consigo acentuar as palavras, se calhar e azelhice!

    ResponderEliminar
  6. Dicas maravilhosas!! Mas as roupas escuras desbotam muito lavando na máquina, o que fazer... será o sabão ou o processo de lavagem? Se você souber alguma dica, por favor, diga-me.
    Bjinhos, Mari.
    http://artmarirodrigues.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Belas dicas. E bem precisas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Sigo os seus 2 blogs religiosamente, tenho o seu livro oferecido pela minha filha e hoje descobri a rúbrica no Pramim.
    Parabéns

    ResponderEliminar
  9. Optimas dicas. Tratar bem da roupa é muito importante para poupar dinheiro na compra de mais roupa. preciso de dicas para passar a ferro. Já existe algum post?

    ResponderEliminar
  10. Como vc tbm encontrei e ainda encontro problemas para lavar roupas...
    ou é amarelando as brancas ou manchando as escuras...
    algo que aprendi é que qdo usa-se lixívia (aqui no Brasil, conhecida como Q-boa ou hipoclorito )para retirar nóduas (manchas) após enxaguar bem, com água, misture um pouco de álcool 92º com água e passe as roupas... o cheiro horrível característico de lixívia sai...
    bjks

    ResponderEliminar
  11. E dentro dos armários como devemos fazer? A minha roupa aparece muita vez "comida", nao sei se é traça (e aí tambem nao sei o que fazer) ou roldana ou qualquer outra coisa...Ajudem-me se puderem

    ResponderEliminar
  12. Outra coisa que também ajuda a preservar as cores da roupa é estende-la do avesso, assim o sol não "queima" as cores :)

    ResponderEliminar
  13. Dica que aprendi com uma empregada que tive:
    Assim que tirar a roupa da maquina, dobre-a direitinha, alisando-a um pouco com as mãos. deixe repousar 20 a 30 minutos (às vezes de um dia para o outro) e só depois ponha a secar.
    Vai ver que compensa e que deixa de passar todas as roupas de casa (lençóis e toalhas de banho) e muitas das roupas de vestir (calças de ganga, por exemplo).
    Desejo tudo de bom ;-)

    ResponderEliminar