Cheguei a casa carregada com mais de 7 quilos de tomate, provenientes da horta dos meus avós. Dos muitos e muitos tomates grandes, maduros e muito saborosos, aproveitei alguns para congelar. Em vez de fazer como nos anos anteriores, passei a usar um método muito mais simples e igualmente eficiente: basta lavar os tomates e colocá-los inteiros em saquinhos de congelação.Quando quisermos tomate para um qualquer cozinhado, basta retirar do congelador, passar por água fria que a pele começa a sair de imediato, e dar-lhe a utilização pretendida.
Aproveitei também para fazer bolonhesa em grande quantidade. Comprei carne que pedi para picar e aproveitei os muitos tomates maduros para fazer uma enorme dose de bolonhesa que depois congelei em tacinhas individuais. Assim, em dias de maior aperto, numa emergência ou quando não apetecer cozinhar, basta tirar uma taça e cozer esparguete para um esparguete à bolonhesa, ou rechear canelones ou fazer uma lasanha, um empadão, rechear legumes, fazer pasteis de massa folhada, empadas....
Aproveitei e ainda fiz doce de tomate para barrar nas torradas, servir com queijo ou para colocar nos cabazes de Natal.
E ainda me sobraram alguns tomates, uns para saladas e outras receitas em cru, outros para fazer umas doses de molho de tomate simples para pizzas e massas que também aproveito para congelar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Óptima sugestão!
ResponderEliminarObrigada!
uau tanta coisa!!! Isso é que fio sorte ahn. Os tomates caseirinhos sao bem melhores, e ainda mais quando sao à borlix!!! :) Foram optimas as tuas sugestões :)
ResponderEliminarexcelente, grande poupança de tempo, de dinheiro, adoro o seu blog muitos parabéns, é uma grande inspiração.
ResponderEliminarFaço exactamente o mesmo. Aliás hoje é dia de descongelar mais carne picada e amanhã saem mais caixinhas com carne à bolonhesa :)
ResponderEliminarÉs uma sortuda! Quem me dera q os meus avós tivessem uma horta... mas daqui a algum tempo espero q os meus pais se dediquem à agricultura 'caseira' e quem sabe no próximo ano ñ terei frutas e legumes caseirinhos tb :)
ResponderEliminarEu tbem congelava os tomates inteiros,mas este ano optei por descascar e corta-los em pedaços pequenos.
ResponderEliminarPreciso de uma ajudinha sua, pode ser? a minha mãe tem me mandado tomate cherry e já não sei o que fazer, cá em casa gostamos muito mas claro que não comemos a todas as refeições, tenho dado a familiares do meu marido e a amigos, não gostavamos deixar estragar(mãe e eu), será que tem alguma dica para conservar este tipo de tomate?
Obrigado
Olá, Joana.
ResponderEliminarExcelentes sugestões para aproveitar tomate. Ontem, por acaso, fiz um post dedicado ao tomate. Aproveitei os muitos tomates da minha mini-horta, fazendo molho de tomate e tomate seco. Também congelei alguns inteiros, tal como tu. Um beijinho e parabéns pelos blogues.
Sem dúvida, são óptimas sugestões para tempos de poupança.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarEstou apaixonada por este Blog! Obrigada pelas inúmeras dicas.
Tenho uma grande dúvida (e peço desculpa se já foi dito aqui) que é: Por quanto tempo podemos ter congelada a bolonhesa?
É que embora não tenha a sorte de ganhar tomates, achei a ideia de congelar já pronto fantástica.
Obrigada
Carolina
cá em casa faz-se exactamente o mesmo :)
ResponderEliminarObrigado pelas ideis de aproveitamento ;)
ResponderEliminarIa jurar que era bolonhesa com Soja. É uma delicia!
ResponderEliminarPrecisava de uns avos com umas terrinhas assim :)))
ehehe
Grande ideia a do doce ;)
:) Por vezes já faço este tipo de "panelões" de comida e divido (tal como fez). Hoje vou fazer bacalhau à bráz também para congelar. Mas tenho uma dúvida, se congelo com as batatas e depois é só acrescentar o ovo, ou se congelo só a base do bacalhau. Se alguém me puder ajudar, eu agradeço. Podem-me mandar mail para d.entrelinha@gmail.com
ResponderEliminarEu adoro este site porque a minha queda para cozinha é muito má.
Adorei suas sugestões,essa dica de congelar tomates é o máximo e gostei muito do seu blog,venha conhecer o meu tb,ele tem de td um pouco ,espero q goste.Bjs!!!
ResponderEliminaruniversofeminino-edna.blogspot.com/
É fixe de ter avôs assim!!! Eu trouxe da minha mãe!!! E disse me que me congelava o resto :)
ResponderEliminarBoa sugestão!
Bjs
Devo dizer que acabei de descobrir os seus blogues e estou maravilhada. As sugestões são sempre bem vindas, sobretudo em tempos de crise, e ainda vêm tempoeradas com bom gosto e carinho. Ganhou (mais) uma fã!
ResponderEliminarOlá !
ResponderEliminarGostei muito do teu blog, já me fiz seguidora!
Bjo
Cris
http://salpicosdoces.blogspot.com
Boa tarde Joana, depois de alguma atribulação, finalmente tenho o seu livro autografado :)... Gostei imenso destas suas sugestões com a utilização do tomate as quais coloquei em prática pois tinha uma quantidade grande de tomate caseiro... O doce ficou divinal. Beijinhos
ResponderEliminarQue esperta! Hoje em dia tem de se ser assim...
ResponderEliminar