terça-feira, 23 de agosto de 2011

Cozinhar com Inteligência

Cheguei a casa carregada com mais de 7 quilos de tomate,  provenientes da horta dos meus avós. Dos muitos e muitos tomates grandes, maduros e muito saborosos, aproveitei alguns para congelar. Em vez de fazer como nos anos anteriores, passei a usar um método muito mais simples e igualmente eficiente: basta lavar os tomates  e colocá-los inteiros em saquinhos de congelação.Quando quisermos tomate para um qualquer cozinhado, basta retirar do congelador, passar por água fria que a pele começa a sair de imediato, e dar-lhe a utilização pretendida.
Aproveitei também para fazer bolonhesa em grande quantidade. Comprei carne que pedi para picar e aproveitei os muitos tomates maduros para fazer uma enorme dose de bolonhesa que depois congelei em tacinhas individuais. Assim, em dias de maior aperto, numa emergência ou quando não apetecer cozinhar, basta tirar uma taça e cozer esparguete para um esparguete à bolonhesa, ou rechear canelones ou fazer uma lasanha, um empadão, rechear legumes, fazer pasteis de massa folhada, empadas....
Aproveitei e ainda fiz doce de tomate para barrar nas torradas, servir com queijo ou para colocar nos cabazes de Natal.
E ainda me sobraram alguns tomates, uns para saladas e outras receitas em cru,  outros para  fazer umas doses de molho de tomate simples para pizzas e massas que também aproveito para congelar.

19 comentários:

  1. Óptima sugestão!
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. uau tanta coisa!!! Isso é que fio sorte ahn. Os tomates caseirinhos sao bem melhores, e ainda mais quando sao à borlix!!! :) Foram optimas as tuas sugestões :)

    ResponderEliminar
  3. excelente, grande poupança de tempo, de dinheiro, adoro o seu blog muitos parabéns, é uma grande inspiração.

    ResponderEliminar
  4. Faço exactamente o mesmo. Aliás hoje é dia de descongelar mais carne picada e amanhã saem mais caixinhas com carne à bolonhesa :)

    ResponderEliminar
  5. És uma sortuda! Quem me dera q os meus avós tivessem uma horta... mas daqui a algum tempo espero q os meus pais se dediquem à agricultura 'caseira' e quem sabe no próximo ano ñ terei frutas e legumes caseirinhos tb :)

    ResponderEliminar
  6. Eu tbem congelava os tomates inteiros,mas este ano optei por descascar e corta-los em pedaços pequenos.
    Preciso de uma ajudinha sua, pode ser? a minha mãe tem me mandado tomate cherry e já não sei o que fazer, cá em casa gostamos muito mas claro que não comemos a todas as refeições, tenho dado a familiares do meu marido e a amigos, não gostavamos deixar estragar(mãe e eu), será que tem alguma dica para conservar este tipo de tomate?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  7. Olá, Joana.
    Excelentes sugestões para aproveitar tomate. Ontem, por acaso, fiz um post dedicado ao tomate. Aproveitei os muitos tomates da minha mini-horta, fazendo molho de tomate e tomate seco. Também congelei alguns inteiros, tal como tu. Um beijinho e parabéns pelos blogues.

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida, são óptimas sugestões para tempos de poupança.

    ResponderEliminar
  9. Olá!
    Estou apaixonada por este Blog! Obrigada pelas inúmeras dicas.
    Tenho uma grande dúvida (e peço desculpa se já foi dito aqui) que é: Por quanto tempo podemos ter congelada a bolonhesa?
    É que embora não tenha a sorte de ganhar tomates, achei a ideia de congelar já pronto fantástica.
    Obrigada

    Carolina

    ResponderEliminar
  10. Obrigado pelas ideis de aproveitamento ;)

    ResponderEliminar
  11. Ia jurar que era bolonhesa com Soja. É uma delicia!
    Precisava de uns avos com umas terrinhas assim :)))
    ehehe
    Grande ideia a do doce ;)

    ResponderEliminar
  12. :) Por vezes já faço este tipo de "panelões" de comida e divido (tal como fez). Hoje vou fazer bacalhau à bráz também para congelar. Mas tenho uma dúvida, se congelo com as batatas e depois é só acrescentar o ovo, ou se congelo só a base do bacalhau. Se alguém me puder ajudar, eu agradeço. Podem-me mandar mail para d.entrelinha@gmail.com
    Eu adoro este site porque a minha queda para cozinha é muito má.

    ResponderEliminar
  13. Adorei suas sugestões,essa dica de congelar tomates é o máximo e gostei muito do seu blog,venha conhecer o meu tb,ele tem de td um pouco ,espero q goste.Bjs!!!

    universofeminino-edna.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. É fixe de ter avôs assim!!! Eu trouxe da minha mãe!!! E disse me que me congelava o resto :)
    Boa sugestão!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Devo dizer que acabei de descobrir os seus blogues e estou maravilhada. As sugestões são sempre bem vindas, sobretudo em tempos de crise, e ainda vêm tempoeradas com bom gosto e carinho. Ganhou (mais) uma fã!

    ResponderEliminar
  16. Olá !
    Gostei muito do teu blog, já me fiz seguidora!

    Bjo
    Cris

    http://salpicosdoces.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde Joana, depois de alguma atribulação, finalmente tenho o seu livro autografado :)... Gostei imenso destas suas sugestões com a utilização do tomate as quais coloquei em prática pois tinha uma quantidade grande de tomate caseiro... O doce ficou divinal. Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que esperta! Hoje em dia tem de se ser assim...

    ResponderEliminar