quarta-feira, 21 de março de 2012

Novidades da Mini-Horta!



Agora que a primavera começou, é altura de fazer o primeiro balanço da mini-horta!
Às abóboras, courgetes, alho francês, pimentos, limoeiro, hortelã, tomilho e louro, vieram junta-se tomates chucha, tomate cereja, alfaces, rucula, morangos, salsa e coentros!
O primeiro revés foi com a salsa e com os coentros, e por culpa do meu pai. Fiz uma pequena sementeira em caixas de ovos e as plantinhas cresceram a olhos vistos, mas sempre dentro de casa. Este domingo o meu pai disse-me que estava na altura de as deixar crescer ao ar livre. Pois não duraram nem mais 24 horas. Coloquei-as na varanda num sítio resguardado mas, à noite já tinham ido desta para melhor. Ainda as voltei a colocar dentro de casa mas estas já foram. Semeei nova salsa e coentros e toca de recomeçar.
As coisas que já cá havia, continuam a crescer a olhos visto - as abóboras, as courgetes têm agora de ser transplantadas, pois há muitas plantas dentro de um vaso pequeno. O alho francês ainda não rebentou e já não sei se o fará, e os pimentos começam agora a dar o ar de sua graça. O limoeiro, a hortelã o louro e o tomilho continuam lindos.
Quanto às coisas novas - comprei pés de alface, morangos, rucula e tomate chucha que desde que os plantei continuam a crescer de dia para dia e os meus morangos estão prestes a dar as primeiras flores.
O tomate cherry que semeei a partir de sementes de tomatinhos biológicos, também já começaram a rebentar e não tarda terei de os transplantar.
O balanço não é tão mau assim e tenho-me divertido imenso a ver as plantas a crescer de dia para dia.
E vocês, como estão a correr as vossas experiências?

24 comentários:

  1. Por cá correm lindamente. Este ano o morangueira já vai florir, os oregãos, mangericão, menta, tomilho, salva, louro e rosmaninho estão de vento em popa. Falta-nos comprar o limoeiro, a tangerineira ou laranjeira, mirtilos e tomate cherry. E ficamos com o stock completo. Ano passado as abóboras deram imensas flores mas depois murcharam e as plantas morreram...

    ResponderEliminar
  2. Está linda a sua horta. Eu também plantei tomates cherry e a planta já está um pouco maiorzinha que a sua, mas não sabia que tinha de transplantar.
    O que acontece se não o fizer?
    http://beleza-natural2012.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. A nossa horta nasceu este fim de semana, tem tomate coração de boi, pimentos, courgettes, pepinos, alface frisada e alface roxa. Nas aromáticas temos tomilho, alecrim, salsa, oregãos, coentros, malaguetas e cebolinho. No próximo fim de semana, tratamos dos morangos e pimentos padron!!! Estamos tão orgulhosos, mas estamos mortos!!!

    ResponderEliminar
  4. Lá em casa também temos uma mini-horta e se correr bem no próximo mês já comemos as primeiras alfaces.
    Bjs
    Betty

    ResponderEliminar
  5. Adorei o post! em breve vou ter uma mini horta e preciso de saber tudo sobre sementinhas :)

    ResponderEliminar
  6. Eu por aqui só tenho alecrim e hortelã, ao ver a tua horta fiquei com vontade de ter muito mais. Está espectacular.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Desta é que vai ser!
    A horta cá em casa foi finalmente vedada no fim de semana, porque embora eu costume dizer que o ecossistema é quase perfeito, chateia. Os coelhos comem a horta, e os cães comem os coelhos...
    Entretanto foram plantadas mais alfaces e alho francês. Hoje para comemorar o dia da árvore, mais três de vão juntar ás já existentes. + 1 damasco, + 1 ameixoieira e o primeiro diospiro.
    Já estou a imaginar quando tudo "carregar" de fruta e tiver de fazer "as compotas da Joana" para não estragar nada.

    Um beijo e boas plantações
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Por curiosidade vais transplantar para onde?

    ResponderEliminar
  9. Eu também tenho uma mini-horta de temperos mas na parede, sou fã!

    http://bricolarepoupar.blogspot.pt/2010/07/actualizacao-horta-de-temperos.html

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana,
    Por aqui já faço mini horta à coisa de um ano... :)
    Só tenho pena de não ter uma varanda maior, porque as minhas duas varandas são minúsculas e poucos vasos me cabem por lá.
    Entretanto vou espalhando os vasos pelas duas varandas e pelo parapeito da janela da cozinha.
    Agora tenho o tomilho, cebolinho e hortelão já bem criados.
    Tenho coentros e salsa plantados e dar um ar da sua graça.
    A novidade por aqui são os rabanetes, comprei sementes e plantei num vaso dos compridos. Estão a crescer muito bem. Tenho é que as desbastar porque algumas estão muito perto.
    Tenho em espera a rúculo e os agriões... Veremos no que vai dar...! :) hehe
    Adoro fazer a mini horta, ver crescer e cuidar.
    Sinto-me eufórica quando vejo tudo crescer... :D
    Espero que a tua horta continue linda.
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  11. A minha mini horta deste ano vai "nascer" no próximo sábado, já preparei a terra, e só vou ter tomate, pimento e alface, sem contar com as aromaticas que tenho sempre.
    As courgetes e outras hortaliças vou recolhendo da minha mãe e sogra, já que o meu espaço é minusculo.
    O ano passado plantei curgettes mais crescem imenso e "abafaram-me" as alfaces.
    Beijinho e boa horta.

    ResponderEliminar
  12. Os meus moramngueiros estão lindos e 2 já têm um morango! As minhas alfaces também crescem a olhso vistos. Para o limoeiro ainda vou ter que esperar, pois não me parece que dê nada tão cedo.
    Fiz como tu e semeiei coentros e salsa em caixinhas de ovos e já estão bem grandinhos. Agora havia de transplantar para um vaso e por na rua, mas se calhar vão morrer como os teus... não sei o que faça. Só se colocar num vaso e o deixar dentro de casa.
    Boas colheitas

    ResponderEliminar
  13. Aconselho te a ver o facebook : http://www.facebook.com/novosrurais.farmingculture existem muitas alternativas para hortas em apartamentos e varandas :) passa por lá. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Adoro o seu blog!!! E vou seguir os seus conselhos para a minha futura hortinha na marquise (único sitio onde posso ter). Bjnhos
    :)***

    ResponderEliminar
  15. ahhhh..tantas agricultoras!!! :). Minha salsa, plantei em uma floreira que apanha imenso sol e está enoorme. A salsa que plantei e "escondi" meio atras de outro vaso está quase anã, portanto depreendi que elas gostam de solzinho! Meu limoeiro continua com os mesmos 3 limoes que vinham quando comprei.. e não ata nem desata! Os meus tomates estão todos amontoados. Tentei transplantar alguns mas estão meio moribundas... não sei se resistem... agora não sei o que fazer com os fortes que estão "a monte"... sou muito urbano e estou aprendendo às cabeçadas...kkkk Boa sorte a todas! Ahhhh e fui hoje de novo à FNAC e nada do livro novo da minha "ídola" Joana Roque... affffff... tá difícilllllll :)) Beijinhos a todas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. carol bata...bata mesmo com o cabo de uma enchada no limoeiro...o meu passou logo a dar muitoooooooo limões...ñ é castigo!!! é mesmo a raiz descolar da terra e activar a seiva no tronco..logo na planta toda.. boa sorte.... Teresa Lopes

      Eliminar
  16. Olá Joana,

    Adorei ver a evolução da horta ai de casa. As courgetes estão bem crescidas, e as alfaces também. Eu também tenho uma mini horta na varanda, é fantástico vermos as plantinhas a crescer, e faz-nos bem à alma. eheheh
    A minha varanda é minuscula mas ainda assim, tenho tomate cherry, alfaces, rucula, e várias aromáticas a crescer. Ontem semeei nabiças, para me deliciar daqui a uns tempo com uma bela sopa, ou pelo menos é esse o meu desejo. eheheh

    Se quiseres visitar a minha mini horta: www.talismaacessorios.wordpress.com.

    Beijinhos.

    Alda Alves

    ResponderEliminar
  17. Por cá o limoeiro continua preguiçoso (a dar um limão de cada vez). O alecrim está espectacular.
    Quanto às restantes aromáticas apenas o tomilho e o mangericão começaram a aparecer. As restantes ainda não.
    Tenho de me aventurar em alfaces e tomates cherry.

    ResponderEliminar
  18. Bem, está óptima!
    Eu ainda não tenho o local definitivo então tenho adiado algumas plantações. No entanto, achei o máximo (confesso que fiquei quase assustada) com a rapidez com que o tomate cherry cresce! comecei em caixas de ovos, já foi transplantado e continua a crescer, qualquer dia tem de ir para um vaso menor...
    Há uns dias estava assim:
    http://www.welc-home.blogspot.pt/2012/03/tomato-project.html

    A rúcula é com sementes?

    Beijinho,
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Estou maravilhada com este cantinho! ^^
    É um verdadeiro encanto para os olhos. Já estou a seguir e prometo ser uma fiel leitora.
    Morro de amores pelo campo e, no Verão, adoro andar pela horta do quintal da minha avozinha. As refeições adquirem um sabor especial.
    Seria um prazer ter uma visita sua no meu pequeno mundo.
    Um beijinho
    http://ascavalitasdovento.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Os meus ainda estão envergonhados , mas a tua horta está com muito bom aspecto. Bjs

    ResponderEliminar
  21. Tenho uma horta que me tem dado um jeitão!
    Há 3 meses que tenho couves fresquinhas todos os dias. Plantei bróculos, alhos, cebolas, alfaces e morangos. Quero ver se semeio espinafres.
    Sabe tão bem colher os nossos legumes fresquinhos :)

    ResponderEliminar
  22. E eu vou ter uma horta urbana com mais umas amigas :-). E olhando para estas plantinhas a crescer ainda fico mais entusiasmada!!!!!!!
    Teresa

    ResponderEliminar