quinta-feira, 21 de junho de 2012

O cabaz dos Avós (Acondicionar e Organizar)

Mais um cabaz de coisas boas chegou de casa dos avós. Os primeiros pêssegos do ano (e tantos!). Couve para caldo verde. Salsa. Cebolas novas. Espinafres. Nêsperas. Alfaces.
Com os primeiros pêssegos, e para não fugir à tradição, as primeiras compotas feitas com a fruta mais madura, pisada e bicada pelos passaritos. Ainda assim há ali muitos para comer, fazer sumos, gelados e outras preparações. E certamente que mais virão.
A salsa está devidamente guardada no frigorífico dentro de um copo com água e é certo que assim durará algum tempo, e as nésperas doces são a sobremes perfeita para o jantar ou almoço.
Os espinafres foram escolhidos, lavados, secos e devidamente guardados num saco e estão prontos a usar no frigorífico. Não os uso só para sopas ou acompanhamento, mas também gosto de os comer crús, em salada. Se nunca experimentaram não sabem o que estão a perder.
A couve de caldo verde, depois de bem lavada, seca e cortada grosseiramente foi congelada. Está então pronta a colocar num puré de sopa ou para preparar umas migas de que tanto gostamos cá em casa.
As alfaces estão no frigorífico embrulhadas num pano húmido para se conservarem mais tempo. Depois, conforme vão sendo precisas são lavadas, arranjadas, secas e guardadas num saco hermético, prontas a usar conforme as necessidades.
Claro que dá um bocadinho de trabalho organizar tudo assim que chega o "cabaz" cá a casa, mas depois também tenho a tarefa simplificada com tudo pronto a usar.
Também costumam fazer assim?

9 comentários:

  1. Se eu tivesse desses cabazes, não me importava nada de preparar tudo.
    Beijinho e boa quinta feira.

    ResponderEliminar
  2. Olá !
    Bem sei o que isso é. Os meus pais já tiveram uma horta e também me davam imensas coisas.
    Dá muito trabalho é certo, mas também é gratificante e sabe muito bem ter estas coisas boas e saudáveis para o nosso dia-a-dia.
    É recompensador o trabalho que dá.

    Bjos

    P.S. - Bonitas fotografias !

    ResponderEliminar
  3. São coisas sempre bem vindas. Cá em casa é ao contrario sou eu que dou aos outros, porque tenho sempre uma horta a dar qualquer coisa e adoro , plantar, ver crescer e depis colher tudo tão fresquinho.

    bjs

    ResponderEliminar
  4. Eu costumo também organizar tudo... raramente se estragam alimentos lá em casa.
    A alface é toda lavada (folha a folha) e depois seco-a num secador próprio e dura imenso tempo no frigorífico dentro de um tupperware.
    Os frutos vermelhos (morangos, cerejas, etc) quando começam a ficar demasiado maduros, são lavados (retiro caroços às cerejas) e congelo. Assim estão sempre prontos a usar em sobremesas, bebidas ou gelados.
    Todas as semanas verifico a validade de todos os produtos e coloco-os por ordem... à frente os com menos validade.
    O teu blog tem-me dado imensas dicas e ideias.
    Obrigada!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ao fim de semana também venho sempre carregadinha de produtos da horta, as ervas aromáticas guardo no frigorífico em caixas com uma folha de papel de cozinha em baixo e em cima duram imenso tempo sem ficar amarelas, a alface é arranjada e centrifugada dura a semana a inteira se não a comer antes, quanto aos legumes que vejo que não vou usar durante a semana, couve, nabiça, espinafres, brócolos e outros tenho por hábito primeiro branqueá-los e só depois congelar.
    Este blog faz parte da minha leitura diária, tem sempre óptimas sugestões.

    ResponderEliminar
  6. Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui :)

    ontendency.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Eu também quero uns avós assim!!! Os teus avós não me querem adoptar como neta?!?!? hehehe
    Beijocas fofas

    ResponderEliminar
  8. Que bom, receber assim fruta e verduras acabadas de colher :) E dás dicas q eu ñ conhecia (a do pano húmido na alface...) Bjinhos e obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  9. Os meus pais moram a 100 km de mim, mas quando lá vou trago sempre algumas coisas assim. Depois tiro uma ou duas horas ao meu sono para organizar tudo o melhor possível de modo que nada se estrague. Depois ... é tão bom ter aquelas coisinhas boas prontas a usar!
    E... espinafres crus nas saladas ... siiiiimmmm ... sei muito bem o que NÃO estou a perder!! Nham, nham!!!

    ResponderEliminar