terça-feira, 19 de junho de 2012

Para não desperdiçar - Caldo de Camarão caseiro e pronto a usar

Pois cá por casa, no domingo, foi dia de preparar uns camarões para petiscar. Da receita que resolvi fazer não se aproveitavam as cabeças do camarão, e deitar fora parecia-me um verdadeiro desperdício, até porque todos sabemos que é na cabeça do camarão que se encontra a maior parte do sabor. Muitas vezes preparo apenas um simples caldo com as cabeças e as cascas que depois de coado aproveito para utilizar num arroz de peixe ou numa massa.
Desta vez resolvi inovar um bocadinho e preparar um caldo mais rico, mas dividido em pequenas doses para utilizar mais facilmente nas preparações cá de casa.
Sendo assim, coloquei numa panela as cabeças do camarão, 2 tomates partidos em pedaços, assim como 1 cebola e uma cenoura. Temperei com um pouco de sal e pimenta, vinho branco e juntei um pouco de água (não sei bem as quantidades, uma vez que foi tudo um bocado a olho!). Leve a ferver durante 20 a 30 minutos, e ao fim desse tempo triturei tudo muito bem com a varinha mágica até obter um creme espesso.
Em seguida passei a mistura por um coador com um pano fino (muselina) e deitei fora a "papa" que ficou no pano, aproveitando somente o caldo alaranjado.
Coloquei-o então a congelar em couvetes de gelo. Depois de solidificado coloquei os cubinhos num saco de congelação.
Agora na minha arca há  também caldos caseiros, em pequenas doses e prontos a usar para um arroz, uma massada, um estufado (como um caril) ou um risotto. E também deve dar para um consomé de camarão em minutos...
Aqui fica a sugestão.

9 comentários:

  1. Bom aproveitamento, dá efectivamente para usar depois em vários pratos. Parece que há sempre qualquer coisa mais que se possa fazer para aproveitar o que se tem disponível, nunca estará tudo dito!

    ResponderEliminar
  2. Joana onde se compra esse tipo de pano? Há dias quis fazer um queijo indiano (paneer) e precisei de muselina, fui à retrosaria na zona onde moro e só me conseguiram arranjar um pano de algodão, fiz o dito queijo na mesma mas dá-me ideia que a muselina é muito mais fininha. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia,

      Eu encontrei com facilidade numa loja de tecidos. Bastou dizer o que queria.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  3. optima sugestão!! Se for um caldo simples é só cozer as cabeças do camarão?
    bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucia,

      Deverá cozer as cabeças e as cascas se as tiver com sal e uma malagueta. Deve no entanto triturá-las na mesma e espremer para obter o máximo de sabor.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  4. Óptima sugestão.
    Beijinhos
    Brígida e Cláudia

    ResponderEliminar
  5. Cabeças de camarão descascadas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei onde leu isso (ou foi buscar essa ideia), porque não está escrito em lado algum.

      Joana

      Eliminar
  6. uma excelente dica. muito obrigada por partilhar.

    bom fim de semana e bjs

    ResponderEliminar