terça-feira, 21 de agosto de 2012
Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Já aqui falei algumas vezes da parceria com o site Para Mim, onde todas as semanas dou várias dicas, sugestões e escrevo sobre alguns temas que considero importantes e que se enquadram na chamada "economia do lar".
Um dos últimos temas foi acerca dos 3R - Reduzir, reciclar e reutilizar. E como o acho um tema tão importante e que todos devemos seguir, convido-vos a virem até aqui ler o que escrevi sobre o assunto.
E porque não é apenas uma questão de colocar o lixo separado nos ecopontos. É saber o que devem e não devem reciclar, que devem separar as rolhas, as pilhas, o óleo alimentar usado, os pequenos electrodomésticos, os medicamentos usados. Tudo isto deve ser colocado no sítio certo para assim ter o tratamento mais correto!
Para que, não haja preguiça de reciclar, que se tente reduzir e reutilizar. Afinal é tão simples que não consigo compreender como há quem ainda não o faça!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olá Joana
ResponderEliminarA tua última frase podia ser escrita por mim. Não compreendo mesmo.
Reciclo tudo e levo muito a sério a política dos 3R's, que aplico no meu dia-a-dia.
Vou lá espreitar, para ver se aprendo mais alguma coisa.
Beijinhos
É algo q venho praticando há mts anos e já ñ consigo deixar de o fazer... Dou por mim qd ñ estou em casa e tenho 'lixo' mas ñ encontro o local certo p o colocar, guardo e coloco em casa no saco correcto :) É uma mania, podem alguns achar, mas já estou tão habituada q ñ consigo simplesmente deitar um 'plástico' ou um 'cartão' no lixo comum... Aqui em casa é raríssimo utilizar óleo p fritar, mas as pilhas, as rolhas, os medicamentos são separados há muito p lhes dar o destino adequado. Infelizmente, nunca é de mais relembrar os 3 'R's, pois tenho vizinhos q chegam ao contentor do lixo e despejam lá absolutamente TUDO!!! Há uns anos cheguei a deixar recados junto ao contentor, mas as pessoas são comodistas e ñ podem andar com o 'lixo' alguns metros de carro (ñ é preciso ir de propósito, basta passarem por lá qd saem de casa e até fica em caminho do trabalho p mt gente) p o deixarem no ecoponto! Enfim, se pensássemos tds assim, ñ se fazia nada de construtivo... Bjinhos!
ResponderEliminarÉ uma questão de civismo e de civilidade!
ResponderEliminarAcrescentaria, no entanto, um 4º "R": o que corresponde ao recuperar. Por que não coser as meias, colar a peça partida...?
Adorei o seu artigo! E partilho das opiniões dos comentários acima! Só gostaria de fazer um pequeno reparo: uma vez disseram-me que não se devia lavar as embalagens, para não "contaminar" a água. Claro que se forem ficar muito tempo em casa é conveniente, por causa dos cheiros, mas caso contrário penso que não há necessidade.
ResponderEliminare é como dizes: não é só separar, é saber onde colocar! já vi tantas pessoas a colocarem, por exemplo, os pacotes de leite no contentor dos papeis, quando devem ir para o amarelo, dos plásticos :S
ResponderEliminarexcelente artigo!
xo
É simples e beneficia a todos. Não entendo como algumas pessoas ainda se recusam em auxiliar.
ResponderEliminarParabéns pelo post.
Um grande bj
Olá Joana. Parabéns pelo artigo
ResponderEliminarTentei registar-me para fazer um comentário e dava sempre erro. Fui corrigindo e agora dizem que meu mail já existe lá!
Vou ter que me contentar em escrever aqui apenas!
Beijinhos
Concordo plenamente!!!
ResponderEliminarEspero sinceramente que o artigo incentive algumas pessoas a reciclar. Cá em casa reciclamos praticamente tudo, e inclusivamente fazemos compostagem que depois serve para adubar a mini-horta. A prioridade é sempre Reduzir, muito! depois re-utilizar, e só depois reciclar. Infelizmente a sociedade foi educada num ritmo de consumo e reposição frenético sem se questionarem qual é o real impacte disso, porque simplesmente assumem que alguém tem que tratar disso, quer seja o pessoal do lixo ou o dos aterros. Pior são as gerações mais velhas, que acham que estas coisas são modernices, e formas de alguém ganhar dinheiro, pois se elas pagam, alguém tem que tratar disso... São mentalidades muito enraízadas e a verdade é que a sensibilização nunca é demais, pode ser que "água mole em pedra dura, tanto dá até que fura".
ResponderEliminarBoa Noite Joana,
ResponderEliminarconcordo absolutamente com os 3r's, no entanto deixo-lhe uma pergunta, pois se calhar saberá me responder. É acerca das lâmpadas, onde poderei colocar as lâmpadas? Muito Obrigado.
Preciso de um ecoponto assim, para casa... mas dou voltas à cabecinha e não sei onde o colocar :(
ResponderEliminar