quinta-feira, 16 de agosto de 2012
Uma Estante tão Versátil
Já aqui o disse muitas vezes que cá em casa anda sempre tudo em mudança. Em seis anos já todas as divisões sofreram alterações de todas as maneiras e feitios. Altero a ordem dos móveis, troco entre divisões almofadas, cortinados, colchas e tapetes. Mudo móveis de divisão, quadros e basicamente tudo o que me lembro. Afinal herdei esta característica da minha mãe, que faz exactamente o mesmo.
Mas, e entre todas as coisas que já alterei por aqui, o novo sítio desta simples estante da IKEA, é talvez o mais surpreendente e bem conseguido de todos os tempos.
A comum estante expedit foi inicialmente comprada para o escritório, para cumprir a sua mais primária função de guardar livros e outros objectos nas suas muitas prateleiras. Ainda no escritório teve 3 ou 4 localizações e chegou mesmo a fazer de uma espécie de divisória. Até que o ano passado e fartos de ter um escritório que nunca usávamos - pois eu gosto de trabalhar na cozinha, na varanda ou no sofá da sala e o Miguel (sim, deixei-me de iniciais) quando está por casa espalha tudo na mesa da sala - achei por bem alterar a dita estante para o nosso hall de entrada que é grande o suficiente para a comportar. E assim ficou durante mais de um ano, até que me cansei de ter a estante na entrada, com as muitas fotos, a minha colecção de presépios e outras mil coisas que só acumulavam pó e dificultavam a organização e o aspecto que pretendia para a entrada.
A estante não podia agora ser mudada novamente para o escritório, pois não condiz nada com a nova decoração e além disso não fazia lá nenhum sentido. Na sala não era o sítio e na cozinha muito menos..
De repente um rasgo de criatividade, imaginação ou apenas necessidade levou-me a colocar a estante no nosso quarto. Depois de móvel de escritório, passando a móvel de entrada, a estante é agora uma orgulhosa cabeceira de cama que tem surpreendido todos os que a vêm naquele local tão fora de comum. Claro que retirei as muitas fotos, a colecção de presépios e outras peças que não faziam sentido na nova localização e para isso comprei as caixas que encaixam na perfeição nos cubos da estante e onde tudo fica convenientemente guardado, sem pó e sem estragos, até eu alterar tudo de novo. A estante é agora, para além de uma obvia estante, uma cabeceira de cama original.
Claro que esta escolha decorativa não será do agrado de todos, mas não é isso que está aqui em causa. O que pretendo partilhar é uma alternativa um bocadinho fora do comum para um objecto tão banal como esta estante e que poderá ser uma inspiração para alguém.
Quem diria que uma estante poderia ser tão versátil e simples de organizar à volta de uma casa.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
E se te disser que cá por casa também são moveis de WC??
ResponderEliminarAH pois é! estante expedit + pequena (4 quadrados) com a bancada de cozinha (tb ikea) com os lavatórios de "pousar". No WC da filha o conjunto é em branco, no das visitas em faia e no meu em preto...
Os idiotas são aqueles que usam as ideias, certo?
Beijo
Maria
Gostei muito, cá em casa estão no escritório ou no projeto de escritório ;-)
ResponderEliminarAdorei!! Parece até foto de revista de decoração. Funciona na perfeição. Também gosto de mudar tudo de lugar...infelizmente o 2º inquilino da casa (o meu namorado :D) detesta..pelo que deixo-me ficar quieta.
ResponderEliminarOla Joana, adorei o seu quarto. Ficou muito original. Gostava de fazer algo paracido no meu escritorio que também funciona como quarto de solteiro. É que perante o meu vicio por livros não há estante que aguente!
ResponderEliminarBom dia Joana! Pois por cá em casa, não tenho por hábito fazer isso, sou mais de mudar a decoraçao e as peças, mas os móveis parece que estão para ficar nos mesmos sitios, pois não encontro alternativa! mas qdo era solteira, o meu quarto em casa dos meus pais, vai na volta, cobertor debaixo dos móveis e lá andava eu e a minha irmã, sempre nisso de mudar! e o hábito manteve-se pois qdo lá vou, ela arranjou sempre uma forma diferente de por as coisas! aqui em casa, não dá para muito, mas vou sempre experimentando! é uma forma de mudar, sem gastar, e de não nos cansarmos tanto do que temos! bom post! veja a minha dificuldade em decorar o meu quarto aqui: http://saborosas-experiencias.blogspot.pt/2012/08/cabeca-borbulhar.html e se tiver ideias, que não esta, porque no meu quarto não dá! ;)
ResponderEliminarFicou giríssimo como cabeceira de cama. Nunca me teria lembrado de tal coisa.
ResponderEliminarAdorei a ideia! Até fiquei inspirada!!!
ResponderEliminarAdorei a ideia, e só tenho pena de não poder fazer o mesmo no meu quarto por falta de espaço, porque se não, de certeza que o fazia!
ResponderEliminarAchei a ideia muito original, gostei. De uma forma geral as estantes da IKEA têm essa vantagem, são muito versáteis e funcionais. Aqui em casa tenho feito o mesmo: uma estante horizontal a que retirei os pés está na vertical e uma estante para CD´s está na casa de banho, onde não tinha móvel.
ResponderEliminarO post é giro, bem disposto e inspirador. Os nossos dias também se fazem destas coisas!
Beijinhos
aheu tambem mudo tudo de sitio, gosto de inventar e assim tenho sempre uma "casa nova"
ResponderEliminarGostei muito dessa ideia.
Bom resto de semana.
ESSA ESTANTE è BONITA E SUPER ÚTIL.
ResponderEliminarA UNICA COISA è O PERIGO DA POEIRA.
EU TINHA UMA ASSIM,MAS JUNTAVA MUITO Pò,
E DEPOIS EU PASSAVA A NOITE ESPIRRANDO.
BACI
A ideia é muito gira! Só acho pouco pático porque ali a mesinha de cabeceira e o candeeiro ficam muito longe da cama. Para mim não dava porque gosto de ter a luz mesmo à mão.
ResponderEliminarMas até parece uma foto de revista de decoração :)
Parece mesmo foto de revista :) Gostei muito :) Se bem q se diz q ñ convém ter mts livros na divisão onde se dorme por causa dos ácaros... Mas cm costumas mudar a decoração com frequência, ñ deve fazer mt mal :) Bjinhos e bom fds!
ResponderEliminarESTÁ FEIO, ACHO QUE UMA ESTANTE DESTAS AO CIMO DA MINHA CAMA ME ASSUSTAVA, ACHO QUE A QUALQUER MOMENTO PODEMOS LEVAR COM UM UTENSILIO EM CIMA, ESTÁ MUITO POUCO ELEGANTE.
ResponderEliminarFicou giro de aspeto. Só não acho muito pratico. Não dá para estar encostado na cama a a ver um filme ou ler um livro. Também encostar-se de mais a esta cabeceira de cama poderia fazer cair algum livro da estante. Mas está original.
ResponderEliminarEsteticamente está estranho mas para mim pior seria o pó.. Tantos livros ao pé da cabeça não conseguia dormir...
ResponderEliminarficou lindo, Joana!
ResponderEliminarGostei muito! Só não o poderia fazer na minha casa por causa da alergia aos ácaros. Quando menos livros e sapatos tiver no quarto, melhor.
ResponderEliminarOlá! A ideia é original e é sem dúvida bastante prático, mas o feng shui diz-nos que (para quem acredita, é claro) não é muito auspicioso. Dizem que "Nos quartos deve-se evitar manter muitos livros de qualquer assunto, porque a energia que emana deles é forte (um livro possui todo o potencial energético que carrega através da escrita) e pode perturbar o sono." [http://blog.fengshuilogico.com]. Ora, com tantas estórias por trás das cabeças, não sei não... :)
ResponderEliminarA energia dos livros a cair na cabeça também é capaz de perturbar o sono. ;-))
EliminarGosto imenso da ideia, como vou trocar de casa, vou compra uma casa :D estou a pensar comprar moveis brancos para o quarto , mas não sei se ficará bem com os roupeiros castanhos:S
ResponderEliminarAcho que com moveis brancos pode-se mudar o visual da casa muito mais facilmente com troca de cores das colchas, tapetes,cortinados...
só um aparte é que os moveis brancos/pretos têm tendencia a notar-se muito o pó (se a casa tiver essa propensão assim que limpares parece que não limpas à umas semanas - a mim aconteceu-me isso com moveis pretos e a uma prima minha acontece-lhe com móveis brancos que têm um acabamento mais "lustroso" (não sei se me faço entender). Os meus troquei-os quando tive oportunidade pois não gosto de ser escrava das limpezas
EliminarObrigada pela ideia. Ando à procura de uma cabeceira para o meu sommmier e esta é uma solução diferente e útil. Adorei. Bjs
ResponderEliminarPara quem acredita em Feng Shui essa ideia é impraticável, pois ter livros à cabeceira potencia a falta de descanso...
ResponderEliminarSe começar a acordar cada vez mais cansada, já sabe! :)
Gostei bastante da ideia, dá imensa arrumação e fica giro esteticamente mas tenho uma dúvida: isso é prático? Eu costumo ler na cama e preciso de estar encostada a algum sítio e isso, pelo que vejo, não dá para grandes aventuras, estou errada? Desculpa a pergunta mas é que gostei mesmo da ideia e estou tentada a copia-la =P
ResponderEliminar