terça-feira, 4 de junho de 2013

Mini-horta 2013


Não tenho dado muitas, ou melhor nenhumas, notícias da mini –horta deste ano, mas tudo está a correr bem, apesar de a um ritmo diferente do ano passado.
As alfaces estão a crescer, devagarinho. O ano passado por esta altura acho que já estava na segunda ronda de alfaces, mas este ano, quer seja por as ter plantado mais tarde, quer pelo tempo estranho e “temperamental” dos últimos tempos, elas tardam em crescer ao mesmo ritmo.
Só agora começam a nascer os primeiros tomatinhos, as beringelas nem vê-las e já duvido que venham a dar alguma coisa.
Os morangos já começaram a dar, e mais alguns dias e acho que já vamos ter uma mão cheia deles. O mesmo se passa com as framboesas: a planta está cheia de flores e começam a nascer os frutos.
O limoeiro esteve carregado de flores e agora há muitos mini-frutos para começarem a crescer. Sei já que muitos ficam pelo caminho, pois a árvore é demasiado pequena para comportar tantos limões, mas haverão certamente alguns.
As aromáticas continuam em grande. As diferentes hortelãs, o loureiro, e a salsa a crescer vagarosamente.
Entretanto semeei pimentos, manjericão e plantei uma hortelã-pimenta. Até agora sem novidades.
Da horta é tudo e apenas provamos os primeiros morangos.
E como estão a correr as vossas? Quem se aventurou este ano inspirado por esta nova moda?

18 comentários:

  1. Eu tinha favas plantadas, mas já não dão mais. Agora plantámos tomates e pimentos, vamos ver quando crescem.
    Beijinho e boa terça-feira.

    ResponderEliminar
  2. Este ano o tempo não ajuda, mas a minha horta alfaces está cheiinha!
    Boa terça feira!

    ResponderEliminar
  3. Eu tentei reciclar as caixas de plásticos que se vendem com morangos e usá-las para vasos de ervas aromáticas. Semeei coentros, mangericão e salsa, mas não vejo grandes progressos. Os coentros estagnaram ao fim de 2cm de altura e o mangericão nem isso. A salsa semeei mais tarde e por isso, ainda estou para ver no que vai dar. Ou é deste tempo manhoso, ou da minha ideia ecológica.

    ResponderEliminar
  4. Ao ver a primeira foto consegui recordar e sentir o sabor dos moarngos que os meus pais cultivavam. Que saudades.
    Eu cresci numa aldeia e confesso que até há pouco tempo tudo o que tinha a ver com aquela terra me causava arrepios, mas actualmente já dou por mim a pensar em cultivar algo no terreno dos meus pais.
    Incrivel como conseguimos mudar de opinião.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho na varanda mas vou á da minha mãe..que tem um quintal enorme.

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa temos comido das 'nossas' alfaces e favas :) Mas o vento e o tempo mais frio estragaram os tomateiros, vamos ver se persistem... E parece q o frio e chuva vão voltar para o final da semana! Q tempo mais doido, realmente. Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Que rica mini-horta.
    Espero que participes: http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/2013/05/passatempo-do-4-aniversario-do-o-meu.html
    Beijinhos,
    Mary

    ResponderEliminar
  8. Por cá o que se tem cultivado mais tem sido alfaces, já não compro a algum tempo, temos morangos, nabiças, hortelã de várias qualidades, salsa, coentros,... e é tão bom comer das nossa coisinhas semeadas e cuidadas por nós :)
    Gostei de ver a hortinha, bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Olá,

    No meu quintal tem um pouco de tudo, batatas, cebolas, favas, ervilhas, alfaces, alhos, pimentos, tomates, couve flor, bróculos, etc, etc, etc.

    Dá-me um prazer enorme, mas o trabalho também é muito, até porque tenho o meu dia todo ocupado com o trabalho no escritório. O que me tem valido é a ajuda preciosa da minha Mãe.
    Passe no meu blog para ver as minhas coisinhas.
    http://manela-cunha.blogspot.com

    Beijinhos,
    Manela.

    ResponderEliminar
  10. Alô!

    Este ano por questões pessoais diversas, nao me dediquei tanto à horta.... Meus morangos estão a dar. Filhota já comeu alguns. A salsa tb correu bem. Já vou semear novamente.
    Meu limoeiro está a definhar. Eu a pensar que ia ter q deitá- lo fora e eis que recomeçou a florir... Aproveitei e cortei os galhos secos a ver se ganha forças.
    Estou cheia de flores no meu pé de maracujá ( e de formigas tb...arre!! ), mas minhas alfaces estão muito tímidas...

    Beijocas a todas as agricultoras ;)
    Sonia

    Www.minhacasinhaeassim.blogspot.com
    Www.100porcentopontocruz.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Nova moda!!! Humm...
    Eu ja faço isso desde que tenho tido possibilidade de jardinar.
    Sabe tão bem comer alguma coisinha que vimos a crescer na nossa horta. Este ano, já consegui comer uns moranguinhos, salsa e coentros da minha mini horta na varanda. Tenho uma mini arvóre do ano passado que já me deu umas mãos cheias de malaguetas e deu para fazer piri-piri caseiro como ainda dar aos amigos. Este ano, já está a crescer bem outra vez e já tem uma boa duzia de novas malaguetas ;-)) .
    Mas tenho saudades do pequeno quintal que já tive quando vivia numa casa terrea. Era só pequeno bocado de terra de 2 m2, mas todos os anos tinha sempre umas favinhas e logo a seguir uns tomateiros e umas alfaces.
    Pode ser pouco, mas sabe tão bem comer produtos da nossa hortinha.

    ResponderEliminar
  12. ola! tenho uma varanda a norte... mas este ano lá me decidia aventurar-me com salsa...opara já pouco(ou nada) se avista,mas há que ter fé. Os meus pais é que fazem quintal. e lá vou trazendo algumas coisas.

    www.bandagastricamente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Olá.. Este ano alarguei a minha horta.
    Finalmente, um limoeiro veio cá para casa, estou à espera dos primeiros limões. As alfaces estiveram a dar muito bem, mas agora estão a crescer muito devagar não sei se é do tempo, ou se simplesmente já não se produzem mais(sim eu fui arrancando as folhas conforme precisava). As aromáticas estão muito bem, excepto os eternos coentros!
    E, comprei umas malaguetas,achei que estava a comprar vermelhas, mas agora nascem e crescem bem verdes. Por acaso, não sabes quanto tempo demoram a ficar vermelhas?

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana, muitos parabéns pelo bebe que vem a caminho! Desejo-lhe tudo de bom. Quero dizer que os seus dois blogs continuam maravilhosos e os seus três livros uma perdição. Não posso deixar de referir que no meio de tantos documentos que tenho tido para ler ultimamente, encontra-se um dos seus livros para que no meio de tantos stress consiga "refrescar" a minha cabeça devorando as suas receitas e dicas maravilhosas! Não a conheço pessoalmente, mas os livros que editou (que leio e releio), fazem de si uma amiga minha. Bem haja!

    ResponderEliminar
  15. Olá, linda a sua hortinha, queria que a minha fosse assim, pois só tenho temperos como manjericão, salsa, cebolinha e hortelã. Me inspirou a cuidar mais dela. bju
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Que girrrroooo !!! eu tbm tnh uns tomatinhos cá em casa =D
    Começou a rebentar agora a pplanta, mas estou a adorar a experiência!

    ResponderEliminar
  17. O seu tomateiro está na rua ao sol? E apanha chuva ou vento? E rega com que frequência? Desculpe as perguntas todas, mas tenho 1 que estava dentro de casa e como cresceu resolvi pô-lo na rua, mas está muito exposto e parece-me que está a secar, apesar de o regar todos os dias...

    ResponderEliminar