terça-feira, 1 de julho de 2014

São ovos senhores. Muitos ovos!

Há pessoas que fazem promessas de final de ano. Pois eu tenho uma de meio do ano. Prometo ser mais assídua aqui neste “Economia cá de casa” que anda muito abandonado e não tem culpa nenhuma dos meus muito afazeres e do meu desprezo. E como tenho recebidos tantos pedidos de leitores que sentem a falta das minhas publicações por aqui, eu prometo voltar a dedicar-me a este blogue. Até porque tenho realmente muitas e variadas coisas para partilhar.

Começo por coisas mais recentes, e um dos últimas dramas aqui por casa. Ovos, muitos ovos a necessitarem de serem consumidos.
Como sabem eu não sei viver sem ovos no frigorífico. E sem saber bem como, nem porquê sei comigo com mais de duas dúzias de ovos em casa. Era preciso dar-lhes andamento, sem desperdiçar nada e rentabilizar. (De 15 em 15 dias compro 12 ovos caseiros, e desta vez tive como brinde mais 6, daqueles pequeninos de garnizé. E tive uma oferta de mais 12 já depois de eu ter comprado e ainda cá tinha 6…. E tudo ovos caseiros….)
Congelar claras não tem para mim novidade nenhuma, e é uma maneira de aproveitar tendo depois assim as claras disponíveis para suspiros, pavlovas, bolos, farófias ou qualquer outra coisa. Mas e as gemas? A solução também foi simples: fazer doce de ovos e congelar. Depois é só retirar do congelador e usar para rechear bolos, cobrir pavlovas, fazer as deliciosas claras com doce de ovos do novo livro “Receitas para todos os dias”, ou um doce de ovos com amêndoas versão extra rápida….
Mas mesmo assim ainda havia muitos ovos para gastar. Olhei para a fruteira e para os 4 quilos de limões que a minha mãe me tinha trazido. Nova solução; fazer curd de limão. A receita já está há muito no blogue de receitas, e foi apenas uma questão de fazer duas receitas, colocar em frasquinhos que depois foram pasteurizados. E aí está. Lemon curd para ir usando em sobremesas, comer com morangos ou servir com bolo.
E por falar em bolo, havendo ovos e havendo limões, nada melhor do que preparar um bolo de limão. Assim fiz. E como estava lançada ainda fiz umas bolachinhas… estas não gastaram muitos ovos, mas aproveitei o forno quente….
Portanto mais de duas dúzias de ovos transformadas: claras congeladas, doce de ovos congelado, curd de limão pronto a usar, um bolo e ainda bolachinhas…. E pronto ficaram apenas uns poucos de ovos – os mais recentes, para o que desse e viesse.

http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/03/curd-de-limao-lemon-curd.html
http://paracozinhar.blogspot.pt/2014/06/pao-de-limao-hummingbird.html


12 comentários:

  1. Que bela promessa (não interessa de que altura do ano) e nós cá estamos para averiguar se é para cumprir hehehe, espero que sim pois todas gostamos e aprendemos imenso com tudo o que partilhas e tens para nos ensinar


    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Eh eh! Tem-se sentido a falta, sim. Olha, o lemon curd assim pasteurizado dura quanto tempo? É que comprei um frasco no supermercado que tinha cerca de 1 ano de validade, mas tenho ideia de que falavas em duas semanas... estou errada?

    ResponderEliminar
  3. Joana não pudemos congelar as gemas?

    ResponderEliminar
  4. Ui! são mesmo muitos ovos! Mas um belo aproveitamento dos mesmos sem dúvida!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Sei que não tenho nada a ver com isso, mas fiquei admirada de ver tantos frascos de fruta de bebé. Sempre imaginei que dava fruta (do mercadinho biológico) ralada ao Zé Maria. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso o Zé Maria come fruta biológica ou caseira - de preferência. Só raramente ou quando estou fora de casa lhe dou fruta de pacote.... mas tenho muitos fornecedores de boiões e frascos de vidro!

      Eliminar
  6. Que bom voltar a vê-la por aqui e com uma boa promessa !

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito das soluções para aproveitar os ovos!Haja imaginação!Nada se perde tudo se transforma...

    ResponderEliminar
  8. Eu tb costumo fazer isso, é uma excelente solução e muito prática!

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    Que bela ideia, congelar «Lemon Curd», «Doce de Ovos», claras...
    Mas uma questão... Podemos congelar em boiões de vidro? Não vão rebentar? Ou apenas temos de ter o cuidado de não encher muito?
    Nunca congelei frascos de vidro por esse motivo.
    Obrigada,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  10. Oi
    vim conhecer seu cantinho, adorei e ja estou te seguindo, se quiser segue o meu tbm, eliana-ferreira.blogspot.com.br
    bjks

    ResponderEliminar
  11. Joana,

    Tentei colocar doces caseiros em frascos de vidro destes (que tenho muitos) e não consegui pasteuriza-los... nem tão pouco virá-los para baixo logo que cheios e ainda quentes. Abriam passados uns minutos... Nem com o meu marido a fechá-los deu... seria por estarem quentes?

    ResponderEliminar