segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Setembro. Recomeçar. Organizar a casa.

Desde sempre que Setembro é para mim um mês de recomeços. Um mês de organização, de estabelecer metas e objetivos. Desde o tempo de escola, em que Setembro significava o início: o início de um ano letivo.
Para mim, Setembro traz com ele esta “mensagem” de que tenho de me organizar. E sei que para muitas outras pessoas, principalmente quem tem filhos em idade escolar, ou que tem profissões ligadas ao ensino, a mensagem que Setembro lhes transmite é a mesma.
Este Setembro deixa de lado as férias que já gozamos, os dias mais calmos e com menos afazeres e responsabilidades. Acabou-se a calmaria, agora há que trabalhar mais a sério.
Recomecei as minhas listas de tarefas, que estiveram paradas desde o meio de Julho e estabeleci novas “organizações domésticas”.
Apesar de ter mais ou menos coordenadas as tarefas domésticas cá em casa, resolvi fazer uma lista semanal mais fixa do que quero fazer a cada dia da semana. Confesso que desde que o Zé Maria chegou às nossas vidas é necessário sermos ainda mais organizados para não deixar acumular muitas coisas.
Partilho então aqui a minha lista de tarefas domésticas, divididas por dias da semana, a título meramente exemplificativo. Quem também usa este método, ou que pretenda fazer um semelhante, deverá adaptar às suas necessidades e logísticas específicas.
(Aqui não estão referenciadas as grandes limpezas como lavar vidros e persianas e fazer aquelas limpezas que significam afastar tudo das paredes, lavar cortinados, tapetes …)

Segunda –Feira: Passar a mopa (swiffer) no chão dos quartos e limpar o pó dos quartos. Organizar lista de compras.
Terça-Feira: Limpar o pó da sala e da entrada, sacudir tapetes. Ir às compras.
Quarta-Feira: Passar a ferro, limpar casas de banhos a fundo, aspirar a casa toda, lavar azulejos e chão da cozinha, limpar micro-ondas e frigorífico – também porque é o dia em que tenho uma senhora a ajudar! Arrumar roupa passada.
Quinta-feira: Organizar ementa semanal, inventário do congelador, listas de tarefas semanais e orçamento doméstico. Dia de arrumações e organizações (Gavetas, armários, despensa…. O que estiver a necessitar!)
Sexta-feira: Fazer camas de lavado, substituir toalhas de casa de banho. (fazer máquina de roupa de casa) Passar mopa nas casas de banho e limpar lavatórios de casa de banho.
Sábado: Ir ao Mercado Biológico.

As máquinas de louça são feitas à medidas das necessidades.
Quanto à roupa, também é lavada à medida que vou enchendo a máquina, mas tendo em atenção que a roupa deverá estar pronta a ser passada à quarta-feira.
A cozinha é varrida e limpa diariamente, assim como o fogão e a arrumação da louça.

Mais alguém organiza assim as suas tarefas domésticas?

21 comentários:

  1. embora um pouco diferente(porque só tenho folga á quarta) tambem eu anoto no principio da semana o que tem de ser feito senão algo vai esquecer...

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  2. Este ano finalmente decidi fazer algo parecido com as tarefas domésticas e quero ver se me habituo a usar agenda e fazer dela a minha melhor amiga no que à organização diz respeito! Apercebi-me que se tiver as tarefas apontadas tenho mais vontade de as realizar.
    Obrigada pela constante inspiração!
    Cris

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  3. 2ª feira - limpo os 2 quartos (incluindo a troca de lençóis)
    3ª feira - limpo as 2 varandas e o outro quarto (que é utilizado como uma espécie de escritório) e passo a ferro
    4ª feira - limpo a sala
    5ª feira - limpo a entrada e as casas de banho
    6ª feira - limpo a cozinha mais a fundo (frigorifico, forno, micro-ondas). Elaboro a ementa semanal e faço a lista das compras
    Sábado - faço as compras e cozinho (essencialmente para Domingo e algumas refeições para congelar)
    Domingo - tento não fazer nada ;)

    A roupa é lavada quando é suficiente para fazer uma máquina.

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  4. Adorava conseguir fazer isso tudo ao final de um dia de trabalho, mas com duas crianças "nas mãos", não consigo... durante a semana faço o jantar, ponho maquinas a lavar e estendo roupa, dobro roupa (pouca é passada a ferro e vai para a engomadoria) e arrumo nas gavetas e os poucos minutos que restam é para eles e só para eles... limpezas e compras tenho de empurrar para o fim de semana.

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    1. Como eu a compreendo! O tempo é sempre pouco e por mto que se tente, as crianças exigem mta atenção.

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    2. Acontece-me exatamente o mesmo...

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    3. Gosto sempre de ler este blog e das dicas de organização doméstica. No entanto fico sempre com a sensação de que: ou são super rápidos a fazer isso tudo e eu super lenta, ou não trabalham fora de casa e gerem o vosso próprio horário. Até sou uma pessoa organizada mas mesmo chegando a casa logo às 19h e ainda sem filhos, não consigo ter tempo de fazer limpezas durante a semana, só mesmo ao fim-de-semana. Senão seria como viver para limpar lol.

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    4. Estas listas nunca me convencem, mas "tiro o chapéu" a quem as consegue seguir à risca. São muito práticas para quem trabalha por casa, para quem consegue ir almoçar a casa, ou para quem tem horários contínuos. Eu saio de casa às 7h30 e entro às 19h00, são 12h fora de casa. Quando chego a casa pouco mais dá para fazer senão o jantar, porque a criança tem de se deitar até às 21h30 é tratar da roupa( passar e por a lavar) e pouco mais, porque também a vontade depois das 21h30 para limpar é muito pouca! Falta-nos uma maior flexibilização dos horários de trabalho!

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  5. Eu tento fazer qualquer coisa deste género..
    Segunda e terça lavar roupa.
    Quarta limpo wc's
    Quinta mudo roupa às camas e limpo o pó dos quartos.
    Sexta limpo o resto da casa e durante a hora de almoço vou ao supermercado
    Sábado vou ao talho e peixaria (quando necessario) enquanto o marido aspira. Domingo adianto comida e sopa, lavo o chao e passo a ferro.
    Nos entretanto tenho sempre tempo para brincar com a pequenota de quase 4 anos e para o maridão.
    Obrigado,Joana, por todas as dicas e receitas.

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  6. Há imenso tempo que tento arranjar uma lista de tarefas para me conseguir organizar, já tentei fazer assim, limpezas durante a semana, já tentei deixar para o fim-de-semana, já tentei fazer quando as coisas fossem necessárias fazer, mas ainda não encontrei uma solução que me agrada-se.
    Isto porque, trabalho fora de casa, embora venha á hora de almoço a casa, mas tenho filhos e jantar para fazer e trabalhos de casa para ajudar e filho pequeno para tratar, enfim...
    A opção lista tarefas semanal, parece-me cansativa, além de me tirar completamente a hora de almoço, sinto que passo os dias a limpar e arrumar!
    A opção lista de tarefas fim-de-semana, embora goste da sensação de que a casa fica limpa toda duma só vez, durante a semana lá para quarta/quinta feira já tudo mete nojo e sinto que não chega apenas limpar ao FDS.
    Estou naquela fase de limpar tudo ao fim-de-semana, e ir fazendo pequenas limpezas há semana, mais que não seja o wc e tratar da roupa ou limpar o pó, mas sei lá nã me sinto satisfeita ainda isto porque ter filhos pekenos, a sujidade é incrível pfffff....
    Ah e a roupa para passar a ferro, quem depois de passar o fim-de-semana a limpar, a semana a tratar de jantares/filhos/roupa e ainda trabalhar tem tempo para passar a ferro bah!!!!

    Gostava tanto que me dessem dicas neste aspecto !
    jokas
    mae_qb

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    1. Eu ainda estou a dar passos de bebé nesta área mas uma das coisa que já faço, ou neste caso não faço, há muito tempo, tem a ver com a roupa que passo. Deixei de passar lençóis, tolhas de mesa e de wc e panos de cozinha. Quando colho a roupa dobro tudo muito bem e arrumo logo no sítio. Só passo mesmo a roupa de vestir, o que já é bastante.
      Também é importante contar com a ajuda da família. Temos uma mapa de tarefas diárias, que eu tento implementar com algum esforço, mas eles (marido e filho) já vão fazendo. Na sexta feira tenho uma senhora que vem cá a casa fazer cerca de 4 horas. É um gasto extra mas confesso que não posso passar sem a minha São. Bjs :)

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  7. Eu trabalho 9h por dia fora de casa... quando chego a casa, por volta das 20h, entre passear a cadela, limpar areia dos gatos, alimentar os 4 animais e pôr qualquer coisa para fazer ao jantar... Já são 21h. É totalmente impossível dedicar-me ainda a tarefas dessas. Isso tenho mesmo de deixar para o domingo, que é o único dia por semana em que não trabalho.

    Agora com um bebé a caminho, a coisa vai piorar substancialmente nesse sentido. :)

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  8. Vê-se mesmo que não trabalha fora como a maioria das pessoas.
    E ainda por cima precisa de uma "empregada"!!! É ridículo!!!
    Pobre cabecinha que precisa de listas para tudo e mais alguma coisa: a lista da limpeza, a lista do congelador, a lista das compras, a lista das refeições, enfim, veja lá se as troca todas.

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    1. Que triste e pobrezinho comentário...
      A sua cabeça é que é pobre e o seu espírito então mais pobre ainda...
      Não gosta não lê!
      Leu e não gostou? Não volta cá...

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    2. Pensei que as "farpas" tinham terminado com o Ramalho Ortigão e o Eça de Queirós, essas ao menos eram construtivas! É um prazer trabalhar fora e dentro de casa, tenho o melhor de dois mundos com um trabalho em part-time, que espero que se torne full time. Não devemos menosprezar o que desconhecemos, o trabalho dentro de casa é igualmente meritório e nada enfadonho, mas é preciso ter vocação como em qualquer profissão! Tive em tempos uma professora que tentou dividir tarefas domésticas com o marido, como este se recusou pediu então que lhe pagasse um salário, pois estava a prestar um serviço, com amor e dedicação é certo mas que carece de toda a valorização! Com tudo isto querida Joana Roque reitero o meu agradecimento pela sua generosidade. Querido anónimo sabe que colhemos o que semeamos, não é? MJMG

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  9. "Vê-se mesmo que não trabalha fora como a maioria das pessoas.
    E ainda por cima precisa de uma "empregada"!!! É ridículo!!!
    Pobre cabecinha que precisa de listas para tudo e mais alguma coisa: a lista da limpeza, a lista do congelador, a lista das compras, a lista das refeições, enfim, veja lá se as troca todas." Podemos ter opiniões diferentes , fazer criticas é legitimo , o que não é legitimo é fazer uma critica destrutiva e não assumir a sua identidade . Só as pessoas cobardes o fazem.

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  10. Tenho muita pena dessa sra ou sr anónimo pois tem uma vida tão triste que necessita rebaixar quem tem realmente uma vida.Se não gosta desta lista de tarefas não as aplique não precisa e de ofender quem se esforça por ajudar quem precisa.

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  11. Cara sra. Anónima,

    Tal como qualquer site da internet, este blog dá apenas dicas que as pessoas podem ou não usar para a sua vida diária.
    A Joana está em casa e faz as coisas como é melhor para ela, você que trabalha deve arranjar métodos para a sua rotina, especificamente.
    Não pode se regular pelo que a Joana diz, muito menos estar sempre a criticar os posts....
    Cada um tem que adequar a organização à sua realidade. Mais nada.

    Você diz que tem pouco tempo (compreendo perfeitamente), mas pelos vistos ainda arranja algum espaço para puder criticar o blog.

    Se não gosta do blog, não o visite.

    Organize-se e cuide da sua vida. Vai ser muito mais feliz.

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  12. Antes de mais, agradeço à Joana Roque todas as dicas, receitas e carinho que aqui põe GRATUITAMENTE!
    Quanto ao comentário deselegante "anônimo" acima, tenho a dizer:
    Sigo alguns blogs. Portugueses e não só. Esse tipo de comentário, só encontro nos blogs nacionais. Nos blogs nórdicos que sigo, por exemplo, os comentários são imediatamente publicados, sem a aprovação do dono do blog. Mesmo assim, TODOS os comentários são construtivos e de uma educação e elegância ímpar! Nós (portugueses) ainda temos muito que caminhar... Que tristeza!
    Beijinhos à Joana e a todas as "bem resolvidas" daqui! ;)

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  13. Obrigada por partilhar os seus sábios conselhos. Sou dona de casa, estudante e mãe a tempo inteiro e pode parecer patético, mas quase não tenho tempo para fazer tudo o que quero na perfeição. Não ter um horário de trabalho ajuda muito, mas, ainda assim, me deparo com dificuldades de gestão do tempo. Por favor diga-me qual o seu segredo para não deixar as listas a meio? (é a primeira vez que escrevo, mas sigo este cantinho há muito tempo)
    obrigada

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  14. Se há coisas na vida que não merecem atenção nem resposta, esta é certamente uma delas.
    Dar atenção a um "anónimo" que só pretende destabilizar quem pretende fazer alguma coisa para melhorar a sua qualidade de vida e a dos outros...é no mínimo uma perda de tempo e de energias.
    Aproveitemos o nosso tempo para tentar melhorar o mundo que está à nossa volta e desvalorizemos o que é efémero e negativo; não temos TEMPO para isso! :)

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