sexta-feira, 27 de maio de 2016

A Lavandaria: organização de roupas e a arrumação do espaço



Qual a grande vantagem de ter uma casa com espaço? Poder organizar e arrumar muito melhor as nossas coisas. Poder ter espaços específicos para determinadas tarefas e poder, finalmente ter uma lavandaria!
Na nossa nova casa o espaço que determinamos para a lavandaria era um espaço de arrumação e com pouco uso para os anteriores proprietários. Inicialmente a divisão era apenas uma grande espaço, com uma das paredes forradas com enormes armários - que mantivemos e o restante espaço estava simplesmente livre para o que fosse necessário: apoio a alguma festa ou refeição no jardim, arrumação diversa. Na minha opinião o espaço estava mal aproveitado, uma vez que tem saída direta para o jardim e, além de apoio seria uma maravilhosa e arejada lavandaria.
E foi esse o nosso projeto. 
A lavandaria, não acaba por ser apenas uma lavandaria. Além dessa função, e de arrumação de todo o material envolvido no tratamento da roupa, como o ferro, a tábua de engomar, a máquina de costura, cestos de roupa suja e detergentes diversos, é também o espaço (dentro dos tais enormes armários que já existiam), onde está a arca frigorífica, onde arrumamos artigos diversos como o papel higiénico e os utensílios do jardim e onde se encontram também as sobras dos materiais usados nas obras.
A lavandaria atua também como uma “Mud Room”. Onde ficam os sacos do ginásio, os sapatos sujos, os chapéus de chuva molhados, e onde muitas vezes deixo ficar e preparo alguns hortícolas com terra que trago do mercado. Ou seja, tudo aquilo que “suja” fica nesse espaço.




Para a lavandaria aproveitamos os móveis existentes na cozinha original da casa. Em vez de apenas os destruirmos, e como não estavam em muito mau estado (e eram simples e brancos), pedimos ao carpinteiro para os retirar da cozinha original - onde houve depois demolições e outro aproveitamento de espaço, e a transferisse então para a lavandaria. Aproveitamos praticamente todos os armários, com a excepção do armário onde estava o forno, que estava me muito mau estado, a pedra da bancada, que teve apenas de levar um pequeno ajuste para caber no novo local, e até o lava louças original mantivemos para a lavandaria pois torna-se pratico para lavar pequenas peças de roupa, limpar algumas coisas e servir ao tal apoio de “mud room”.
Bastara depois pequenos remates de carpintaria e uma torneira nova, que ninguém diria que aqueles móveis não estiveram ali desde o início. O resto da divisão não teve grandes alterações. O chão mantivemos o que existia - porque é de mais fácil limpeza e serve o propósito da divisão e, em vez de removermos os azulejos originais, optamos por pintá-los de branco, para dar um ar mais clean - e mais a nosso gosto - à divisão. (Tal como em toda a casa substituímos caixilharia!)
Por baixo da bancada colocamos a máquina de lavar roupa e a máquina de secar. 



Aproveitamos os restantes armários inferiores para colocar cestos de roupa suja. São apenas caixotes do IKEA, aos quais o meu habilidoso marido colocou umas calhas que estão fixas aos cestos e permitem puxá-los para  colocar e tirar roupa, deslizando sobre essas mesmas calhas. Ficou muito prático e eficaz.
Na parte de cima dos armários é onde se arrumam os detergentes em uso e os de stock, os produtos de limpeza da casa, e serve de “despensa” onde se arrumam os excedentes das pastilhas da máquina da louça, dos produtos de higiene pessoal e afins.
Como há muita arrumação há ainda espaço para arrumar frascos de vidro vazios, para depois colocar as compotas e afins, para arrumar caixas com artigos decorativos para festas, velas e castiçais. E ainda alguns armários onde se encontra louça para as refeições no jardim, mas que estão provisoriamente nesse local à espera que outros projectos e ideias fiquem prontos.
Na lavandaria ficou também, para além da maquina de costura, um armário que estava no quarto do Zé, na casa antiga, e que agora serve para arrumar passadeiras, a caixa de costuma e sacos de compras e afins. A nossa antiga mesa da cozinha também está na lavandaria onde serve de apoio para os cestos de roupa. Novo só mesmo o cabide onde se pendura a roupa diretamente nos cabides, ficando assim pronta para arrumar.
Confesso que este é um dos espaços mais práticos cá de casa, e uma das principais vantagens de ter muita arrumação.

Espero que tenham gostado das ideias/sugestões.

5 comentários:

  1. Gosto sempre de ler estes teus posts.

    Espaço é de facto o que não falta! Uma lavandaria maior que a minha sala e com mais bancada que a minha cozinha =)

    Achei muito boa ideia a arrumação/organização desta divisão.

    ResponderEliminar
  2. Que ótimo espaço, eu não tenho lavandaria, bem que precisava, bjs amiga

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Adorei, sempre achei super prático uma lavandaria, como não tenho tanto espaço, tenho uma mini na marquise😉 bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,

    Gosto muito de ler os seus blogs, mas raramente comento, contudo fiquei curiosa com a solução que o seu marido encontrou para os armários, as ditas calhas.
    Será que me pode dizer onde as comprou, já que eu queria que o marido fizesse algo semelhante mas não temos encontrado as calhas para colocar no fundo, no chão. "colocou umas calhas que estão fixas aos cestos e permitem puxá-los para colocar e tirar roupa, deslizando sobre essas mesmas calhas".
    Só encontro para colocar dos lados como há, por exemplo, nas lojas do IKEA.
    Muito Obrigada

    Emilia Albino

    ResponderEliminar