quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Ainda sobre a minha organização culinária semanal


É engraçado como algumas fotografias geram tantos mails e perguntas. Mesmo depois de ter escrito este post a explicar como me organizo, depois de mostrar no instagram - ainda não me seguem? Façam-nos aqui! (https://www.instagram.com/joanaroque78/)
 - as fotos do meu frigorífico num antes e depois de segunda, quando tenho o frigorífico completamente organizado com tudo preparado para a semana e o depois, à sexta feira, quando já está quase vazio, percebi que tinha mesmo de voltar a este assunto, porque as dúvidas, perguntas e esclarecimentos têm sido mais que muitos. E eu quero é tentar ajudar-vos, inspirar-vos ou orientar-vos para serem - se ainda não o são - mais organizados e fazer-vos poupar tempo e também dinheiro, acreditem, na cozinha e na hora das refeições.

E não há melhor forma de vos explica, do que com um “caso prático”.  Portanto vou explicar-vos tudo o que fiz para me organizar nas refeições desta semana, sendo que assim acho mais fácil que fiquem com uma ideia.
Tudo isto parte de uma outra condição: uma ementa semanal já definida. Sem isso não vale sequer a pena pensarem neste tipo de planeamento e organização. E partimos do principio que vamos fazer isto tudo já depois de termos ido às compras. O dia é aquele que vos der mais jeito, sendo que acho que o que resulta melhor é domingo ao final do dia. Eu pessoalmente faço-o à segunda feira de manhã, mas tenho provavelmente uma disponibilidade diferente da maioria das pessoas.
Então: como orientei eu toda esta semana de refeições?

Apesar de fazer a maioria das coisa à segunda feira, há uma que faço na sexta, porque é nesse dia que me entregam o meu cabaz de legumes semanal. Portanto na sexta -feira à noite oriento todos os legumes. O que fiz eu esta semana? Arranjei um molho de grelos, lavei-os e coloquei-os num saco de congelação prontos a irem para a panela. Arranjei os brócolos - lavei-os e coloquei-os em dois sacos de congelação prontos a serem cozinhados e assim sei que tenho acompanhamento para duas refeições. Descasquei as cenouras e coloquei-as inteiras num saco de congelação prontas depois a usar nas sopas, nas saladas ou noutra coisa qualquer. Cortei e lavei os alhos franceses e guardei-os prontos no saco de congelação. Lavei e guardei os espigos de couve, nos sacos de congelação. Atenção que eu não congelo os legumes. Guardo-os apenas naqueles sacos de congelação do IKEA, com fecho, e guardo-os na gaveta dos legumes do frigorífico. Eu sei assim quais serão os acompanhamentos que tenho para a semana, e está tudo pronto a usar.

Por acaso esta semana fui às compras no sábado de manhã - apesar de habitualmente o fazer á sexta feira. E na segunda feira, sabendo o que irei cozinhar toda a semana e tendo comprado o que preciso para todas as refeições da semana, em pouco mais de duas horas orientei toda a semana.
Liguei o forno e comecei a assar uma fatia de abóbora menina que veio no cabaz desta semana para fazer puré de abóbora como acompanhamento do jantar de terça feira. Com o forno quente aproveitei e fiz pão, uma vez que já tinha feito a mistura logo de manhã.
Entretanto coloquei os legumes para a sopa na bimby e deixei-a a fazer o trabalho dela.
Tinha deixado a descongelar na noite anterior o que necessito para as refeições da semana: lombinhos de pescada, migas de bacalhau, 1 polvo, bifanas de porco.
Fiz um refogado ao qual juntei alho francês e cenoura ralada para fazer uns lombinhos de pescada estufados para o jantar de segunda feira. Enquanto isso, cozi o polvo para o jantar de quarta feira, e os grelos para o acompanhamento do jantar de segunda feira.
A sopa entretanto ficou feita. Lavei a bimby e coloquei couve flor a cozer para fazer puré de couve flor para o acompanhamento dos lombinhos de pescada estufados. 
A pescada ficou pronta, assim como os grelos cozidos, e coloquei tudo em caixas de vidro com tampas e vão para o frigorífico, assim como a sopa.
Comecei um novo refogado e fiz ervilhas com ovos escalfados para o almoço de quarta feira, porque é uma coisa que aguenta bem no frigorífico e é bom apenas aquecido.
Triturei a couve flor para o puré, e também guardei numa caixa de vidro no frigorífico. Triturei a abóbora já assada para o jantar de terça feira e guardei. 
No forno tenho o pão a fazer, e o polvo continua a cozer.
Descasquei as batatas para acompanhamento do polvo de quarta-feira ao jantar e guardei-as em água no frigorífico. 
Temperei as bifanas com sumo de limão, sal, pimenta, louro e alho picado e também guardei no frigorifico. Serão para o jantar de quinta feira.
Descasquei uma cabeça de alho e guardei-os em azeite para ir utilizando durante a semana. O polvo entretanto acabou de cozer e escorri-o e cortei-o em pedaços. Na quarta feira basta colocar o polvo num tabuleiro com azeite e alho, juntar as batatas  previamente cozidas e levar ao forno a “tostar”, numa espécie de polvo à lagareiro, que vamos acompanhar com os restantes grelos.
Ainda tive tempo para fazer um refogado com cebola, alho e azeite e cozinhar as migas de bacalhau para o jantar de sexta feira. Neste caso, optei por congelar depois de pronto. Quinta feira à noite é só retirar do congelador e preparar um empadão de bacalhau com brócolos para o jantar de sexta feira.
O pão acabou de cozer. Deixei arrefecer e cortei-o em fatias para a semana.
Arranjei e lavei os morangos, ficando prontos a usar. Lavei os tomate cereja e ficam prontos a retirar da caixinha e comer e ainda fiz um iogurte de coco com framboesas e chia que o Zé Maria e eu adoramos. E ainda fiz arroz.

A cozinha e a louça vai-se arrumando à medida que se vai cozinhando. 
E sim, esta empreitada demorou pouco mais de 2 horas (Acho que não cheguei à meta das 2h30).
Tudo no frigorífico e tudo orientado para a semana.

A ementa:

Segunda feira ao jantar: 
Lombinhos de Pescada estufados com legumes, puré de couve flor e grelos cozidos

Terça feira ao jantar:
Peito de pato com laranja e puré de abóbora, salada de rúcula (o peito de pato fica a descongelar de segunda para terça e apenas é cozinhado na hora)

Quarta-feira ao almoço:
Ervilhas com ovos escalfados e arroz

Quarta feira ao jantar:
Polvo à lagareiro com grelos cozidos

Quinta-feira ao jantar:
Bifanas de cebolada à moda da Avó Celeste (que faço de véspera enquanto jantamos), com arroz ou massa e couve salteada

Sexta-feira ao jantar:
Empadão de bacalhau com Brócolos (retiro a cebolada de bacalhau já pronta do congelador na quinta à noite, e termino depois. Como vou ligar o forno aproveito também para fazer um bolo!)

Sábado e Domingo:
A ementa está definida e é só cozinhar de acordo com o que está planeado. Normalmente também tenho orientado e muitas vezes adiantado o almoço de sábado. Neste sábado em particular não vamos almoçar em casa e temos um jantar comunitário à noite, por isso não há “ementa”. Para Domingo vou fazer um típico assado. Sei que vai sobrar e essas sobras vão fazer parte da ementa da próxima semana, ou de uma refeição mais simples para domingo à noite.

Acho que ficou tudo muito bem explicado. Resume-se no entanto em duas palavras: planeamento e organização.

Outras dicas que possam ajudar?

46 comentários:

  1. Uau...impressionante mesmo a capacidade de organização :)!!! A descrição é, de facto, muito esclarecedora de como as coisas funcionam, obrigada pela partilha! Não tenho dicas a acrescentar, porque eu sou das, ainda, desorganizadas...é um work in progress. Já defini as ementas e ajudam mesmo nas compras e, durante a semana, na preparação das refeições. Ultimamente, não tenho conseguido fazê-las e é uma desorientação total. Tenho só uma dúvida: os legumes já lavados e colocados nos sacos de congelação não ficam murchos? Eu costumo passá-los pelo escorredor e mesmo assim, quando não consigo escorrer a água toda, às vezes ficam meio murchos.
    Obrigada mais uma vez :)!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente usar um centrifugador de saladas ;)

      Eliminar
    2. Vânia, Nunca notei que ficassem murchos. Mas eu arranjo para a semana. Alguns são logo preparados passado um dia ou dois. No máximo, os últimos cozinham-se ao fim de 6 dias. No saco hermético de congelação, nunca notei que ficassem murchos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá Joana,
    Também sou adepta de planear, organizar e adiantar trabalho, mais ainda desde que nasceu o Afonso e quero aproveitar o fim do dia para brincarmos juntos (se bem que tem a sua "cozinha" na nossa cozinha e muitas vezes cozinhamos "ao mesmo tempo". Não tinha noção que a carne temperada aguentava tantos dias até ser cozinhada, obrigada pela dica!
    Algo que tenho vindo a fazer é deixar sacos de congelação com todos os legumes para uma sopa no congelador, principalmente quando vamos de férias. Quando chegamos, seja a que horas for, normalmente não temos legumes frescos mas em 20 minutos temos uma sopa pronta. Como costumo congelar também pão e refeições, podemos chegar de férias e não ter a necessidade imediata de ir a correr às compras.
    No meu caso, também tento otimizar alguns pequenos almoços, como panquecas feitas de véspera ou papas de aveia de véspera (comem-se bem frias ou aquecidas).
    Obrigada,
    Filipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho dúvidas se a carne aguenta tanto tempo no frigorífico, especialmente depois de descongelada e não cozinhada.

      Eliminar
    2. Filipa.
      A carne aguenta vários dias no frigorífico. Quem nunca ouviu falar nas vinhas de alho: carne temperada que ficava vários dias - por vezes até semanas temperada antes de ser consumida. Eu não deixo mais de 3 dias - de segunda até quarta neste caso específico, mas desde que temperem bem e juntem vinho ou cerveja ou sumo de limão na marinhada, aguenta sem nenhum problema. Podem confirmar com as avós! :)
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. maravilha... estes post são sempre muito uteis, e vou aplicando sempre qq coisa no meu dia a dia, Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Joana! Excelentes dicas!
    Uma pergunta, quanto tempo aguentam estes alimentos já cozinhados e os temperados no frigorífico?
    Beijinhos
    Cristina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cristina,
      Tal como expliquei, eu preparo tudo na segunda, para comermos até sexta, portanto estamos a falar numa janela temporal de 5 dias. Há pouca comida já feita. E o que deixo feito são normalmente coisas com molhos e que até fiquem melhores requeridas, como caril, e feijoadas, por exemplo. A carne temperada, como expliquei num comentário acima aguenta vários dias sem nenhum problema. Eu pessoalmente não tenho deixado mais de 3 dias. Mas convém que a carne tenha uma marinhada com vinho, cerveja ou sumo de limão.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Uau, tenho de vir espreitar o tópico com mais calma, isto interessa-me e muito!

    ResponderEliminar
  6. Excelente explicação Joana! Ajuda e muito. Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada!!! Por favor, coloque no blogue as suas ementas semanais...por vezes, a inspiração falta...

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada pelas dicas. Organizar e planear faz a diferença, sem dúvida.

    ResponderEliminar
  9. Joana muito obriga podia colocar ementas semanais no blog que permitam este adiantamento e esta organização obrigaa

    ResponderEliminar
  10. Joana muito obriga podia colocar ementas semanais no blog que permitam este adiantamento e esta organização obrigaa

    ResponderEliminar
  11. Boa Noite! Fiquei com uma dúvida relativamente às batatas: são guardadas cruas e descascadas dentro de água? Dps é só tirar da água e cozer? Qts dias podem ficar assim? Obg!

    Manuela Tavares, Coimbra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. a minha Mae fazia sempre isto. Havia sempre uma caixa com batatas descascadas no frigorífico para a sopa. O problema era quando resolvíamos fazer batatas fritas a meio de noite e não repunhamos o stock de batatas para a sopa! a Joana poderá responder melhor, mas 3 dias aguentam á vontade, mas acho que até mais...
      Margarida

      Eliminar
    2. Manuela,
      Como expliquei, eu faço isto para uma semana e é esta a minha experiência. Faço à segunda e gasto tudo até sexta. Mas as batatas, desde que bem imersas em água aguentam vários dias. Eu uso este método, não só para batatas cozidas, mas para assar ou até fritar. Neste momentos tenho batatas aos palitos com água para fazer no forno para o jantar. Sim, basta escorrer a água, e secar se for para fritar ou assar, ou colocar em água limpa se for para cozer.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  12. Fantástico! Adorei! Obrigada :)

    ResponderEliminar
  13. Fui ver as fotos do frigorífico,surgiu-me uma dúvida: também deixa preparado legumes para saltear? cenoura e couve ripadas, por exemplo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria,

      As cenouras, como utilizo em muitas coisas, deixo-as apenas descascadas no saco, e depois na hora corto-as consoante as necessidades.
      Mas a couve se for para saltear ou para sopa, deixo-a logo cortada em juliana e lavada, pronta a seguir para a panela ou frigideira.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  14. Fantasticas,todas as dicas.Só uma perguntinha, como faz o seu iogurte de coco com framboesas e a chia? Parece-me delicioso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia,

      framboesas, leite de coco a gosto. Trituro. Misturo depois a chia e envolvo bem e leve ao frigorífico até as sementes incharem, de um dia para outro, num frasco hermético. Vamos retirando do frasco para uma taça. Dura uns 4 dias no frio.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  15. Excelentes sugestões, principalmente agora que a horta está a dar muitas verduras que não se conseguem gastar todas de uma vez!
    Eu faço papas de aveia ao domingo e guardo no frigorífico. Vou gastando diariamente até sexta-feira e estão sempre excelentes. Faço apenas com água e uma pitada de sal e sempre que preciso retiro uma porção, dissolvo num pouquinho de leite, iogurte, etc, adoço e acrescento o que me apetece. O pequeno-almoço nunca é igual!

    ResponderEliminar
  16. Joana, qual é o tamanho certo das caixas para guardar no frigorifico? para se encaixarem umas nas outras? faz sentido comprar novas? o que costumam comer de sobremesa? Fruta? Como se faz o iogurte de coco? ter cebolas já descascadas e cortadas ajuda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem...
      Tamanho das caixas? Não sei. Tenho de vários tamanhos e de várias marcas e modelos. Nem todas se "encaixam" umas na outras. É preciso muita calma para conseguir que tudo caiba no frigorífico.
      Eu há já alguns tempos que comecei a substituir as caixas plásticas por vidro - até há um post sobre isso - por vários motivos, sendo que um deles é a limpeza das mesmas. Mas claro que não é preciso comprar novas!
      A sobremesa cá em casa é sempre fruta. Todos os dias. A fruta raramente está no frigorífico, mas sim na fruteira, Excepção feita para os morangos - que guardo já arranjados e outras frutas como ananás ou papaia - mas também só os compro muito ocasionalmente....
      O iogurte de coco é apenas fruta triturada com leite de coco e depois com sementes de chia para "engrossar". Guardo num frasco hermético no frigorífico alguns dias.
      Pode guardar cebolas já descascadas e cortadas se quiser, dentro de uma caixa e saco hermético. Mas se fizer uma grande quantidade para muito tempo elas têm tendência a grelar na mesma.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  17. Podia dar dicas destas todas as semanas, juntamente com a ementa semanal!!!Desculpe o abuso, mas que dava jeito dava :)

    ResponderEliminar
  18. Organização fantástica! Não faço melhor, por isso não tenho nada a acrescentar.

    ResponderEliminar
  19. Parece me que a comida feita não deveria estar tanto tempo cozinha no frigorífico....E a carne descongelada ainda que temperada no frigorífico mais que 48h?!Joana pode colocar o tempo ideal de comida feita a aguardar no frigorífico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que me expliquei bem. A comida feita à segunda feira nunca está mais do que até quarta. Mas desde que bem acondicionada pode estar. Eu preparo tudo à segunda para consumir até sexta. Estamos a falar de 4 dias no máximo dos máximos....
      Sim, a carne depois de descongelada e desde que esteja temperada e numa marinhada com vinho, cerveja ou sumo de limão aguenta vários dias no frigorífico. Por norma nunca deixo mais de 3 dias, mas fale com algumas pessoas mais antigas acerca da "vinha de alhos". Carne temperada em vinho durante dias e fora do frigorífico....
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
    2. Joana, e não só a vinha de Alhos. Uma boa perdiz de escabeche tem de ser feita com carne de vários dias, não temperada e depois de cozinhada, se devidamente acondicionada dura semanas... Ou mesmo meses! Percebo que as pessoas possam ter medo de comer carne que não é logo cozinhada, mas o álcool, vinho ou cerveja serve de conservante. E num talho, mesmo num talho de alta qualidade, a carne fica por lá vários dias e apenas no frio, não é congelada. �� adoro as dicas, há muitas que aplico cá em casa desde sempre.

      Eliminar
  20. Joana, que tal um próximo livro cheio de dicas destas? Serviria de inspiração a muita gente.

    ResponderEliminar
  21. Podia mostrar-nos como se vai organizar também esta semana. Dá para tirar imensas ideias :)
    Bom domingo

    ResponderEliminar
  22. O sistema é admirável, mas lá está, a mim faz-me impressão deixar tudo tanto tempo por cozinhar. Penso que legumes e frutas se devem deixar o máximo de tempo possível intocados antes de consumir, para não perderem propriedades. Outra coisa que noto é que só fala de jantares, mas aqui por casa faz-se almoço e jantar e, lá está, tenta-se "requentar" ao mínimo (o que não quer dizer que não se aproveitem os restos que haja, mas preferimos fazer menos e comer todos os dias "frescos" ou fazer uma dose a mais para seguir directa para o congelador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabi,
      Como tudo na vida, há coisas que funcionam melhor para umas pessoas do que para outras.
      As frutas (e aqui estamos a falar de pouco mais do que morangos e por vezes ananás, melão ou melancia no tempo deles) são guardados em caixas herméticas. O mesmo com os legumes, guardados em sacos herméticas ou caixas. Só perdem propriedades em contacto com o ar e estão todos devidamente embalados. E estamos a falar num máximo de 4 dias - se segunda a sexta.
      Também faço algumas coisas para congelar, mas aqui ninguém falou em cozinhar tudo à segunda para comer à sexta. O que que faço é "preparar" as coisas para ter menos trabalho durante a semana. Ou seja a carne temperada, os legumes preparados, ..... E comida? Sim, faço duas ou 3 coisas. Mas só comidas que sejam melhores aquecidas e que ganhem em estar feitas um ou dois dias antes de consumidas, como um caril, uma feijoada simples, coisas com molho como bolonhesa. Desde que devidamente acondicionadas e colocadas no frigorífico assim que ficam prontas nada perde propriedades e muitas vezes ganham até em sabor.
      Quanto aos almoços. Fazemos poucos - só à quarta. E almoço sozinha com o mais pequeno à segunda e sexta, normalmente. Comemos as sobras do jantar do dia anterior que é propositadamente feito em maior quantidade para isso mesmo. E acredite que acho que comemos "fresco" todos os dias.
      Mas o que interessa é que a Sabi tenha um método (ou não) que funcione para si e para a sua família. Este post tem como intenção explicar como podemos ganhar algum tempo durante a semana com alguma organização e planeamento.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  23. Aqui há umas semanas fiz isso de cozer o polvo na véspera de o utilizar para um arroz e ficou muito duro. Não sei se foi disso, mas a verdade é que quando o retirei da panela de pressão estava bom...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tive esse problema. E sempre fiz assim, e sempre vi a minha mãe fazer assim.
      Mas o polvo pode ter ficado demasiado cozinhado com a segunda cozedura do arroz... Não lhe sei explicar. Só sei que o meu cozido no dia, ou de véspera e guardado no frigorífico fica sempre tenro.

      Eliminar
    2. ok! Muito Obrigada! Tentarei mais uma vez então... dá mesmo muito jeito cozê-lo de véspera!

      Eliminar
  24. Olá Joana.
    Costuma colocar os alimentos no frigorífico ainda quentes ou espera que arrefeçam fora e só depois os guarda?
    Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene. Eu coloco ainda quente. Segundo o que me explicaram o arrefecimento fora do frigorífico é que pode fazer com que a comida fique "contaminada". Ou seja é esse arrefecimento antes de ir para o frigorífico que pode, eventualmente, haver desenvolvimento de "bactérias".
      O único problema de guardar coisas quentes no frigorífico é mesmo aumentar o consumo do mesmo até arrefece a comida.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Eu também levo sempre quente ao frigorífico. Uso o frio para um arrefecimento mais rápido. O que faço é aumentar a temperatura do frigorífico ou do congelador durante uma hora ou duas para que não haja choque térmico nos outros alimentos que já lá estão. Depois de frio volta à temperatura habitual.

      Eliminar
  25. Tenho cá vindo espreitar todos os dias à espera de novas dicas!!!! :-)

    ResponderEliminar
  26. Muito obrigada!! Foi o empurrão que me faltava!

    ResponderEliminar
  27. Quanto a questão do vinho d' alho: sabem como se fazem as boas chouriças caseiras?!?!? Muito obrigada por todas as dicas! tenho seguido os teus post.

    ResponderEliminar
  28. Depois de fatiar com conserva o pão? Adorei o post!

    ResponderEliminar