quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Como organizamos as nossas manhãs: Ideias e Sugestões para manhãs mais organizadas


Continuo por aqui a tentar “responder” aos vossos pedidos de vos mostrar como me organizo aqui por casa.
Uma das questões que mais surge é: as manhãs com os dois miúdos e como “orientar” tudo, com o mínimo de stress. Gostava de dizer que corre bem todos os dias mas, como qualquer pessoa que tenha de despachar-se a si própria e a miúdos logo pela manhã, sabemos que não é assim. No entanto há pequenas coisas que podemos fazer para minimizar esquecimentos e tentar “limitar” a correria das manhãs.
Mas mais quero dizer-vos que tenho uma enorme vantagem: não tenho um horário de trabalho a cumprir. Posso atrasar-me um bocadinho em alguns dias, sem isso significar que vou apanhar mais transito ou que vou chegar muito atrasada ao trabalho. Mas cá em casa também existem regras, pelo que tento que o Zé Maria chegue sempre à escola à mesma hora - e que haja uma rotina nos nossos horários. E para isso, tal como muitos outros pais e outras mães tenho de despachar duas crianças pequenas que inda não são autónomas em nada e despachar-me a mim, sendo que, de manhã nunca podemos contra com o pai, que sai de casa ainda nós estamos todos a dormir ou prestes a acordar...
Depois de alguns meses nesta nossa nova rotina - desde Setembro - quando o Zé Maria entrou para o Jardim de Infância - acho que as coisas têm, no geral corrido bem.
Então, como é que se orientam duas crianças e uma mãe sem correrias pela manhã? Com alguma organização.

No meu caso sei que eu tenho de acordar 1h30 antes de sair de casa para que tudo corra bem. Quando acordo na maioria das vezes os pequenos ainda estão a dormir. Como tomo quase sempre banho à noite, arranjo-me e visto-me relativamente rápido, e ainda tenho tempo de fazer a minha cama. Normalmente é o tempo do Zé Maria acordar e vir ter comigo ao quarto.

Descemos os dois e preparo-lhe o pequeno almoço dele e o meu. Percebi que a manhã corria melhor quando ele se veste depois do pequeno almoço, pois há quase sempre birra para vestir de manhã... E os meus filhos também tomas os dois banho à noite!
Comemos os dois juntos com calma e a ver os desenhos animados - porque ainda temos tempo - e é uma coisa que eu acho importante, e por isso prefiro acordar mais cedo e não os ter logo de manhã de sujeitar à pressão do tempo.

O pequeno almoço torna-se rápido de preparar, porque as coisas costumam estar orientadas e meio preparadas. Se comer pão, o pão para fazer torradas está cortado e pronto a entrar na torradeira. A manteiga pronta a usar. E tudo o mais orientado e cortado no frigorífico. Basta tirar e colocar nos pratos. Ter a mesa ou balcão dos pequenos almoços a postos de véspera também facilita.
Entretanto o António costuma acordar quando estamos a tomar o pequeno almoço. Assim que ele acorda vou ter com ele com o leite. Enquanto ele bebe o biberão ainda na cama eu vou buscar a roupa do Zé e visto-o enquanto ele está distraído com o pequeno almoço e os bonecos, dando assim menos hipóteses de birras. Acontece também o António ter acordado mais cedo e estar ao pé de nós. Nenhum dia é igual a outro....
Zé Maria vestido e distraído com os desenhos animados, é hora de vestir o António e fazer as camas dos miúdos.

Colocar a louça do pequeno almoço na máquina e deixar a cozinha minimamente arrumada. 
Vestir casacos, carro e sair de casa.

Outra coisa: o bibe do Zé Maria e a mochila costumam ficar no carro de um dia para o outro, pois raramente é necessário trocar alguma coisa, e se assim for faço-o à noite para não ter essa preocupação de manhã. O mesmo com sacos ou outras coisas que tenha de levar de manhã. Já está tudo no carro - ou pelo menos deixar à porta de casa pronto a levar. Nós ainda não precisamos de lancheiras, mas se fosse necessário preparar de véspera deve ajudar. Os casacos também estão na entrada num bengaleiro, onde ficam normalmente no dia anterior.

Resumindo:
  • Acordar com tempo. (De preferência ter tempo de me arranjar antes de eles acordarem - Muito importante!)
  • Banhos à noite (mãe e filhos)
  • Pequeno almoço orientado
  • Roupas escolhidas (eu confesso que não o faço, porque me decido rápido no que vestir quer comigo quer com os miúdos, mas para quem tem mais dificuldades pode poupar imenso tempo pelas manhãs!)
  • Mochilas, sacos e afins prontos à porta de casa  ou já no carro - de véspera


Obviamente que, mesmo assim, há dias em que quase não há tempo para fazer as camas, porque basta haver uma birra ou qualquer outra coisa que atrasa logo tudo. Também é uma vantagem eu demorar 10 minutos de casa à escola do Zé, morar em Coimbra e raramente apanhar trânsito. O que ajuda mesmo é não ter que levantar os meus filhos muito cedo da cama e sair de casa de madrugada. 
Cada caso é um caso. Na minha realidade eu organizo-me assim, e acho que há pequenas coisas que fazem a diferença nas nossas rotinas da manhã.

Quem mais tem outras sugestões que podem ajudar as rotinas da manhã?

5 comentários:

  1. Ola Joana. Aqui por casa Tb se prepara tudo de véspera. Mesa posta p o pequeno almoço, excepto pão. A minha overnight feita e demanha è só por na liquidificadora. Roupas escolhidas de véspera. O Meu filho banho tomado assim que chega da escola e o Meu è que tenho de tomar demanha para acordar. O Meu filho assim que levantamos a mesa do jantar, mete o individual p o dia seguinte, guardanapo, colher e o frasco da granola (homemade). Nao ve desenhos animados, guardamos esse momento para a tarde antes do jantar, pois demanha levaria mais tempo a comer e cá em casa implementamos nas horas da refeição não há televisão nem telefones para ninguém! Mas isso somos nós, e a nossa rotina funciona bem assim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, eu acordo (em Abrantes) ás 6.30 hs, deixo tudo em cima da bancada para o pequeno Almoço, os sacos e mochilas é porta de casa, também já deixo a mesa posta para o jantar e os tachos ou panelas em cima do fogão, para fazer o jantar.
    Costuma correr bem
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  3. Aqui também deixo tudo mais ou menos preparado de véspera... pequeno-almoço na bancada pronto a fazer e o termo do Rafael para preparar. A minha lancheira fica feita e dentro do saco preparado ao pé de tudo o que tenho que levar. Roupa e banhos tomados à noite.
    Confesso que acordo a contra-relógio mas porque assim prefiro. Funciona aqui em casa porque como acordamos cedo é mais fácil. E tenho a vantagem que o meu filho se veste e despacha sozinho embora eu lhe prepare o pequeno-almoço.
    Se formos de autocarro acordo às 5h55 e depois acordo o meu filho quando o pequeno-almoço dele está pronto. Se formos de carro podemos dormir mas um pouquinho até às 6h30. Acho que seria um crime acordar o meu filho ainda mais cedo e ele até se despacha depressa... mas como em tudo há dias menos bons e com mais correria..

    ResponderEliminar
  4. É preciso organização, especialmente para quem tem crianças, parabéns pela sua organização, bjs boa semana

    ResponderEliminar
  5. Estava mesmo a precisar de ler isto. Novas rotinas lá em casa, por conta de eu ter arranjado trabalho relativamente longe...

    ResponderEliminar