quinta-feira, 4 de maio de 2017

Sofás Estofados e Prateleira com Arte Infantil


Depois de muito ponderar lá nos decidimos a dar também uma nova vida aos sofás dos anos 50/60 em napa verde que herdei dos avós. Este não era um trabalho para nós. Além de necessitarem de ser estofados, os dois sofás individuais também necessitavam de um jeito nos pés de madeira e de uma reparação nas molas dos acentos, que não os tornava muito confortáveis.

Atualmente este tipo de serviço custa quase tanto como comprar uns sofás novos. No nosso caso acho que conseguimos um preço bastante simpático - face a outros preços que nos indicaram - e foi uma empresa de Pombal que fez a este trabalho. Sim, com o valor que pagamos poderiamos facilmente ter comprado uns sofás novos em locais como o IKEA, e há que ponderar se vale ou não a pena mandar arranjar. No nosso caso, além do valor sentimental, era inequívoca a qualidade dos sofás, pelo que avançamos. Não me arrependo nem um bocadinho, pois acho que ficaram maravilhosos e parecem efetivamente sofás de “qualidade”.

A ideia sempre foi mandar arranjar/estofar e colocá-los na nossa sala de estar. E agora cá estão eles. 
Finalizamos a decoração com umas simples almofadas que já havia cá em casa. Tanto umas como as outras são da KASA, do Continente, sendo as que têm a frase me custaram 1,75€ /cada (as capas) numa promoção.
E aproveitei a “desculpa” dos novos sofás para continuar com as decorações da sala. Na parede por cima do local onde colocamos os sofás - que estava completamente sem nada -  está agora uma simples prateleira do IKEA (Mosslanda - http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/40291766/#/90292103). 

Decidimos decorar a prateleira com algo muito simples. Os primeiros trabalhos que o Zé Maria fez na escola: o desenho da família que me deu no dia da mulher, e o desenho do pai, que ofereceu no dia do pai. Além de outras pequenas coisas que já cá existiam em casa. 
A escolha pode não agradar a todos, mas faz sentido para nós. É a nossa “sala de família”. E, a seu tempo também o António terá os seus trabalhos expostos. Não vamos obviamente fazer isto com tudo o que eles trazem da escola, mas há um encanto com estas primeiras coisas que foram, efetivamente, feitas por eles. Acho que no contexto funciona bem, e adoro o nosso novo cantinho na sala, que, apesar de ainda não estar “completa”, vai ganhando vida e caracter aos poucos. E sim, é a nossa cara.


Espero que gostem da sugestão, e que vos inspire. 
E já agora também têm trabalhos dos vossos filhos expostos?

11 comentários:

  1. Os sofás ficaram muito bonitos! Posts como este e o anterior são muito inspiradores - é bom ver que, numa época em que tudo é descartável e dispensável, em que tudo passa de moda rapidamente e rapidamente vai para o lixo, ainda há quem tenha a paciência e a vontade de valorizar coisas que são boas e úteis. Talvez com exemplos como estes paremos para pensar no que andamos a fazer ao planeta e nos valores que abraçamos.
    No que diz respeito às obras de arte do pequenote cá de casa, costumo ir colocando as pinturas e os desenhos na porta do quadro elétrico, no hall e todas as semanas troco. Mas também há trabalhos espalhados um pouco por todo o lado, especialmente no quarto dele, cuja decoração vai variando de acordo com a sazonalidade dos temas.

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindos e fez muito bem mandar restaurar a sala ficou muito bonita.Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Ficaram lindos e fez muito bem mandar restaurar a sala ficou muito bonita.Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Ainda hoje emoldurei um desenho do dia da mãe que o meu filho de deu há 3 anos ....... e mais logo á noite vou pendurar no corredor de minha casa, adoro , adoro, adoro.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  5. Haverá melhores obras de arte que as feitas pelos nossos e com o coração?
    Também andamos em "limpezas de Primavera" lá por casa, por isso, vamos pegar na ideia da prateleira IKEA para colocar as pequenas grandes coisas que nos dizem tanto!

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com a Carla Martins - reutilizar e reciclar devia ser o lema em todas as casas! O exemplo começa mesmo em casa e se fosse assim, o mundo estaria bem melhor com certeza! Ficou tudo lindo :) Bjinhos e parabéns pela atitude!

    ResponderEliminar
  7. No quarto dos meus filhos tenho desenhos deles emoldurados. Eles gostam muito.

    ResponderEliminar
  8. Adorei a remodelação. A arte dos miúdos cá em casa tem tido várias utilizações e há sempre trabalhos expostos de formas mais ou menos originais (o pinteres está cheio de ideias maravilhosas!)
    Obrigada pela inspiração constante e pelo belíssimo trabalho.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  9. Será que podia dizer o valor da recuperação dos sofás e onde foi? Preciso de mandar estofar um e em Coimbra....caro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula:
      Paguei cerca de 170 euros por cada sofá, já com os tecidos, e a reparação e o transporte incluído - vir buscar e trazer. A empresa é de Pombal e chama-se Dona Branca.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar