segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A minha “Agenda”


Há umas semana publiquei no instagram (sigam-me aqui: https://www.instagram.com/joanaroque78/) uma foto do meu caderninho maravilha. Aquele onde anoto tudo e que me ajuda nas minhas organizações e planificações habituais.

E muitos me pediram para falar mais acerca do meu caderno. Há já alguns anos que tinha falado aqui, no economia cá de casa, acerca deste “método” de organização. Mas como tudo, com a prática e a experiência vamos evoluindo, e passamos a fazer as coisas de uma outra maneira mais eficaz. Na verdade a essência não mudou muito, mas passei a usar apenas o caderno, e praticamente deixei de usar uma agenda convencional como complemento, como fazia na altura.

Basta um caderno. Um qualquer caderno de folhas brancas e lisas. E depois podemos compor uma agenda organizadora de vá realmente de acordo com as nossas necessidades: uma espécie de “bullet journal”, mas muito mais simplificado! (Se não sabem o que é, procurem no google, pois é bastante interessante!)



No meu caso particular, o meu caderno organiza-se mensalmente, e em cada mês de forma semanal e de forma muito simples. 
Um exemplo prático (o meu exemplo)
Este caderno foi estreado com o mês de Setembro. Numa página escrevi SETEMBRO e aproveitei o resto da página para escrever algumas coisas que eu já sabia que iam decorrer esse mês - consultas, aniversários, datas de workshops ou compromissos.
Na página seguinte deixo  espaço para a lista de tarefas da semana - e das quais não me quero esquecer, como fazer um determinado pagamento, comprar uma prenda de aniversário, ir à farmácia, organizar um workshop, fazer um telefonema...
Na página seguinte é uma espécie de agenda semanal, e funciona da mesma forma que qualquer agenda, onde vou anotando consultas, datas de aniversários, actividades diversas, workshops, .....
Numa outra página, agendo a ementa semanal e ao lado a lista de compras correspondente, bem como o pequeno inventário do que há no congelador para ser gasto.
Deixo ainda uma outra folha para outras anotações importantes que possam surgir.



Sendo um caderno em branco, sou eu que faço essas “separações”, e como não há espaço já definido de calendarização e agenda, tudo o que seja para além do mês em que estamos no corrente, é anotado na página que faz iniciar o mês seguinte: novas consultas, datas de wokshops, alguma festa ou outra coisa que já tem uma data definida com antecedência.

Quanto aos aniversários, tenho há muitas anos alertas no telemóvel. No início de cada mês vejo todos os aniversários e anoto para não me esquecer de ninguém...

Pode parecer um método complicado, mas é na realidade bastante simples. Tudo aquilo que é importante  - semana a semana - escrito em 4 ou 5 páginas e sempre com a possibilidade de ser acrescentado e adaptado às minhas reais necessidades.
Comigo tem funcionado mesmo muito bem nestes últimos anos.


Espero que este método vos dê ideias e sugestões de como se podem organizar melhor!

6 comentários:

  1. Fiquei curiosa como seria trocar a agenda comum para um caderno desses. Já comprei a minha agenda 2018 mas fiquei meio curiosa.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/a-cozinhar-com-claudia-e-uma-massa.html

    ResponderEliminar
  2. É mt interessante, sim senhora. Eu cá sou mt apegada à 'minha agenda' (lembras-te destas qd éramos miúdas?) e acho q preciso mesmo duma já com datas definidas por causa do meu trabalho, que não é igual tds os dias... Tenho outros bloquinhos de notas onde aponto outras coisas e também uma folha onde tenho os aniversários registados e, tal como tu, vou adicionando lembretes no tlm. Tenho outro caderninho onde anoto as prendas natalícias de todos os anos (há já uns 12 ou mais q faço isso), p tentar não dar as mesmas coisas. Tenho outro bloco onde vou apontando as prendas de aniversário. Não costume comprá-los especificamente, mas costumam ser prendas de aniversário ou natal e então dou-lhes um determinado destino. Mas sim, talvez seja uma ideia a colocar em prática num futuro breve :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  3. Este ano troquei a agenda por um bullet journal e tem resultado muito bem. É mais flexivel e elimina a necessidade de ter listinhas e cadernos extra para outras coisas que não se enquadram na agenda. Como sou um bocado louca da organização, das listas e de tomar nota de tudo, gosto de "keep track"de coisas como horas de sono e de leitura, exercício físico, consumo de água... Dá imenso jeito podermos fazer a nossa própria agenda conforme o que precisamos no nosso dia a dia.

    ResponderEliminar
  4. Também faço um bullet journal desde julho e estou completamente rendida. Além de estar completamente adaptado às minhas necessidades, a parte da decoração do BJ é extremamente relaxante. Adoro!

    ResponderEliminar
  5. Eu tentei começar a usar o bullet jornal em papel, a partir de um caderno, mas como tinha de ser eu a fazer à mão todo o layout das páginas e escrever tudo à mão, além do trabalho que dava a montar não conseguia ter o aspeto clean que eu ambicionava, por isso resolvi fazer um bullet jornal eletrónico, a partir do One Note, que é na prática um caderno com folhas em branco, que nós podemos modelar ao nosso gosto. A vantagem é que está sempre comigo porque consigo aceder no computador da empresa ou em casa, no tablet ou até no telemóvel, em qualquer lugar. Está sempre atualizado em todo o lado e nem sequer preciso de internet para aceder (desde que eu tenha atualizado antes) e todas as alterações que eu fizer entretanto serão atualizadas da próxima vês que me ligar à net. Assim não tenho que andar com mais um caderno a pesar na carteira.
    É muito mais rápido criar as páginas, porque depois de fazer o layout de um mês/semana posso simplesmente copiar o colar e com ligeiros ajustes tenho um novo mês/semana criado. Permite criar listas, tirar fotografias para adicionar às notas, criar tarefas e enviar diretamente para o Outlook. Eu já utilizo desde o início do ano e está a funcionar muito bem.
    No meu caso criei no início do ano um calendário anual (só com os meses) onde notei em cada mês todas datas importantes (aniversários, festas, inspeção do carro, feriados, IRS, início e final das aulas dos miúdos…). Depois fui criando ao logo do ano (não fiz tudo de uma vez) para cada mês uma página tipo calendário com todos os dias do mês onde anotei em cada dia todas as tarefas que estavam no calendário anual e outras que tenham surgido entretanto e por baixo faço a representação das várias semanas do mês onde anoto pormenorizadamente todas as tarefas que pretendo fazer em cada dia, para além dos compromissos (que também estão no Outlook). No final de cada dia posso reorganizar todas as tarefas que eu não consegui concluir e arrasta-las para outro dia.
    Para além do calendário tenho lista para tudo o que me apetece (compras, tarefas, prendas, limpeza, ...) e páginas com notas. Até criei um livro (no One Note) só para o trabalho onde anoto tudo, inclusive notas de reuniões, para estar sempre acessível. Assim mantenho o aspeto clean que eu queria, e em qualquer altura posso acrescentar/alterar informação ou o layout para melhor se ajustar às necessidades do momento.
    Lia

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana!
    Já usei agenda, mas acho mais prático utilizar o caderno para me organizar, até porque na agenda o espaço está condicionado, até agora tenho-me dado bem e vou continuar assim, o método é simples e limpo, não sabia era que tinha este nome "bullet jornal". O último que comprei até foi com capa plastificada é mais resistente e se o quiser levar dentro da mala não tenho que me preocupar e ter tanto cuidado para não se rasgar. Beijinhos e bom domingo !

    ResponderEliminar