sexta-feira, 15 de setembro de 2017

DiY: Como transformar uns bancos antigos nuns novos bancos


Tudo começou por uma mesa de café/apoio que já esteve várias vezes para ir para o lixo, mas da qual me fui convencendo, ao longo destes dois anos que estamos nesta casa, que a ia reabilitar. Ganhei vontade extra, depois de ter andado de volta de páginas de DiY, e coloquei mãos à obra num fim de semana em que o Miguel também andava de volta do nosso forno a lenha e os miúdos estavam entretidos - um a dormir e o outro a brincar no jardim).
Vi-me de lata de tinta e pincel na mão - enquanto aguardava a tinta secar para dar outra demão na mesa - e eis que, como se fosse a primeira vez, olho para os bancos velhos que também já estiveram para ir para o lixo dezenas de vezes, mas que tenho mantido na lavandaria porque me dão jeito para pousar os cestos da roupa passada, e pensei que com uma camada de tinta nova poderiam continuar a cumprir a sua missão e ao mesmo tempo a ficarem agradáveis à vista.
Se tão depressa o pensei mais depressa o coloquei em prática...

Estes bancos foram mais uma daquelas coisas que vieram de casa dos meus avós, sem saber se iam ou não ter alguma função cá em casa, mas que acabamos por trazer, primeiro porque tínhamos de esvaziar a casa, e depois porque mais um banco, menos um banco, é sempre algo que dá jeito. Acabaram na lavandaria à espera de um destino.



Estes bancos tinham ainda a camada de tinta antiga, mas dado a utilidade que têm, optei por não os lixar antes de pintar. Apenas os limpei bem com uma escova e depois com um pano húmido e deixei secar. A parte de cima do banco tinha sido revestida pela minha avó com plástico (daquela que se compra ao metro para toalhas e afins) e preso com pioneses. Isso tinha logo arrancado quando os trouxemos, sendo que o topo dos bancos não estava sequer pintado!

Apliquei em todo o banco - menos no topo -  uma tinta acetinada branca, que tínhamos comprado no Leroy Merlin - marca própria  - que tinha a vantagem de não necessitar de mais de uma demão, por ter uma boa cobertura... 
Decidi arriscar, não lixar nem dar primário, e pintar direto sobre a tinta antiga - dada a função dos bancos não era preciso um acabamento perfeito!

Dei apenas uma demão de tinta e o acabamento ficou óptimo depois de seco!
Como optei por não pintar o topo dos bancos, e pegando na ideia original da minha avó, coloquei papel autocolante no topo dos bancos, que depois rematei cortando à margem com um x-acto. Escolhi um padrão de mármore para o papel autocolante que já cá tinha em casa.

No fim, os bancos ficaram muito mais apelativos, e integram-se muito melhor no nosso espaço da lavandaria. Com uma camada de tinta e já nem parecem os mesmos!
Sempre gostei de fazer este género de coisas, mas há imenso tempo que não fazia nada... parece que lhe voltei a ganhar o gosto.


Espero que vos consiga inspirar a dar uma nova vida a coisas mais antigas aí de casa. Quem mais gosta de dar vida a objetos antigos? 

2 comentários:

  1. Julgo q a 1a foto seja o 'depois' :) Ficou giro :) Bjinhos e bom fds! P.S. - adorei a receita de hoje no blog!

    ResponderEliminar
  2. Adorei o resultado final ! De vez em quando cá por casa também se renovam uma coisinhas, sinto-me tão bem depois de as realizar, só é pena não haver mais tempo para isso, mas vai-se fazendo por isso, continua !!! Adoro espreitar o teu blogue sempre que posso, Bom-fim-de-semana ! Beijinhos https://organizadaesaudavel.blogspot.pt/

    ResponderEliminar