terça-feira, 11 de setembro de 2018

Receitas para congelar


Chega esta altura do ano, do início do ano escolar, e do recomeço das rotinas, e o que mais me pedem são sugestões de receitas/pratos para congelar.
Já falei várias vezes sobre o assunto, há alguns post aqui no blogue, o último, de tudo o que deixei feito quando do nascimento da Maria Benedita, e a forma que me permitiu organizar a minha vida depois, com um novo bebé e mais 2 crianças em casa.

Mas habitualmente, congelo algumas coisas prontas, ou pelo menos preparadas, e que me permitem desenrascar uma refeição rapidamente em dias que há imprevistos, ou para quando não pensamos na ementa semanal.
Tanto posso aproveitar um dia em faço várias coisas para congelar, como muitas vezes, como me aconteceu esta semana, por exemplo, aproveitar o que descongelei para fazer a ementa semanal e preparar uma parte para a nossa refeição dessa semana, e outra parte para congelar. Isso acontece-me quase sempre que por exemplo cozo pato ou frango - congelo uma parte com caldo e carne já desfiada para um arroz de pato ou frango durante a semana ou mesmo ao fim de semana, rapidamente. Ou mesmo quando faço bolonhesa, que faço sempre a mais para congelar.

Deixo-vos uma pequena lista das coisas que mais vezes faço e tenho congeladas para esses emergências, ou mesmo para tornar mais rápido e pratico a meal prep de algumas semanas. (Como disse anteriormente, e para rentabilizar da melhor forma o tempo, aproveito sempre o dia da meal prep e faço logo em mais quantidade para congelar uma parte!)

Refogado de bacalhau - (Cebola, alho, louro, azeite, bacalhau.  Congelo e uso depois para um bacalhau à brás, bacalhau à gomes sá, empadão de bacalhau, lasanha de bacalhau com espinafres)

Bolonhesa - Depois de descongelar posso só cozer massa e servir, fazer burritos ou tacos, misturar com feijão para um chilli com carne, uma lasanha rápida, rechear legumes

Carne estufada - para depois fazer empadão, arroz de carne.
Almôndegas e Hamburgueres - Congelo-as em cru, e depois cozinho diretamente do congelador em molho de tomate caseiro ou diretamente na frigideira quente

Nuggets caseiros, rissois, empadas, bolinhos de bacalhau....

Massa de Pizza - (congelo depois de levedar, esticada e enrolada, Deixo descongelar desenrolo e coloco toppings)

Frango ou Pato desfiado com caldo - para fazer arroz, para empadas, rechear legumes, lasanhas, crepes....

Leguminosas - Depois de cozidas congelo em doses com o líquido da cozedura

Peixe Estufado e sem peles e espinhas - Que posso depois usar para fazer outros pratos (empadão, recheio de crepes, lasanha, soufflês...)

Legumes em cru para sopa (faço muitas vezes saquinhos já com a mistura da sopa preparada e pronta a colocar na panela/bimby. Coloco direto sem descongelar!)

Pão, panquecas, waffles - (Pão congelado fatiado, panquecas e waffles congeladas com papel vegetal entre elas)

Pratos já prontos que congelam bem:

Lasanhas (antes de levar ao forno)
Arroz de frango ou pato (depois de cozinhado, basta descongelar, aquecer e comer)
Empadão (qualquer tipo de empadão, depois de descongelar é levar ao forno para tostar)
Bacalhau com Natas ou Espiritual
Caril  (de frango, de legumes, de peixe, de camarão ...)
Sopa (o truque da sopa é, depois de descongelar, voltar a ferver!!!!)
Carne estufada e carne assada
Puré de legumes (batata doce, couve flor, esparregado, ...)
Feijoada
Sobras da Carne do Cozido à Portuguesa (congeladas com o caldo - Depois é só cozer legumes para uma próxima vez!)

Nota: Podem encontrar todas estas receitas no blogue "As minhas receitas". E atenção aos recipientes e como congelam as coisas. Recipientes de vidro/pirex com tampas herméticas ou bem fechados com película aderente. Caixas plásticas de qualidade. Sacos de congelação com fecho.


Estas são as coisas que mais congelo por aqui, para me permitirem mais rapidez na hora das refeições, e perfeitas também para emergências. Também fazem? O que têm sempre feito para emergências no vosso congelador?

7 comentários:

  1. Aqui por Abrantes congela-se sopa, almôndegas já cozinhadas, rissois, croquetes,frango e bifes estufados, feijoada, rancho, carne assada, carne à alentejana, enfim quase de tudo.
    Por sistema tenho sempre duas a três refeiçoes congeladas ja preparadas para os dias em que aparecem as emergências.
    Aida lopes.

    ResponderEliminar
  2. Post super oportuno!Amanhã os miúdos e eu começamos as aulas e ter umas refeições já adiantadas no congelador deixam-nos mais tempo para o pouco tempo que nos vai restar para estar em família. Obrigada. Beijinho, Ana

    ResponderEliminar
  3. Como guarda a massa da pizza enrolada na arca?? dentro de tupperwares?

    ResponderEliminar
  4. Só uma pergunta... As vossas sopas feitas de misturas congeladas ficam iguais às feitas de fresco. .. Já tentei este sistema, era um descanso, mas as sopas que fazia com os a vegetais que tinha previamente arranjado e congelado, ficam sempre com um sabor amargo... Têm alguma ideia porque isto acontece? Deixei de fazer porque nem o miúdo gostava da sopa e nós também fazíamos um enorme esforço para comer... E aconteceu várias vezea, com vários vegetais, misturados ou separados... :(

    ResponderEliminar
  5. Os legumes devem ser escaldados aproximadamente durante dois minutos. Depois deven-se arrefecer o mais rápido possível de preferencia com agua gelada. So depois se devem congelar, desta forma mantém os nutrientes e o sabor. Não se devem congelar de qualquer maneira.espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Eu já congelo isso tudo. Também costumo congelar arroz de pato e bacalhau com natas.

    A dica da sopa, ferver depois de descongelar, é muito útil!

    Beijinhos
    Margarida

    ResponderEliminar
  7. Bom dia!
    Ao fim-de-semana costumo aproveitar para fazer refeições em maior quantidade para depois congelar. É muito útil, principalmente, porque levo marmita para o trabalho.
    Gostava de colocar uma questão: já experimentou congelar legumes assados no forno? Eu nunca experimentei, mas como é uma opção de almoço para mim, se ficasse bom, poderia assar em quantidade e depois congelava em pequenas porções. Já alguém experimentou?
    Obrigada.
    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar