Sempre fui conhecida por fazer listas de tudo e mais alguma coisa.
São as listas de compras, listas de tarefas a fazer, listas de prendas, listas de aniversário, listas de natal, listas de objectivos, listas do conteúdo da arca congeladora, listas do que levar em viagem ....
O que é certo é que esta minha mania de fazer listas me faz uma pessoa muito mais organizada. E a organização é meio caminho andado para sermos mais eficientes. E sermos mais eficientes ajuda-nos a gerirmos melhor o nosso tempo,o nosso dinheiro, a nossa casa e até o trabalho, a família e os amigos.
Agora que o ano está a começar,é a altura ideal para se organizar. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Até porque fazer listas é simples e facilmente se pode tornar num (bom) vício!
Arranje um pequeno caderno ou bloco - até pode ser na sua agenda - e começe a fazer listas.
- Lista de Objectivos: Sempre que começa um novo ano faço uma lista com todos os objectivos que pretendo atingir nesse ano. Podem ser desde realizações pessoais e profissionais a coisas mais simples como trocar o sofá da sala, ler 1 livro por mês, fazer uma viagem, poupar para um carro novo, ver menos televisão, reciclar mais ou estar mais com determinados amigos. Vá actualizando a lista se achar necessário e olhe para ela pelo menos 1 vez por mês. Mantenha-se focado naquilo que definiu para si próprio como uma realização a atingir e risque os itens que vai conseguindo atingir.
- Lista de tarefas domésticas: Ao fim do dia, pegue no seu caderninho e faça uma lista com as tarefas para o dia seguinte. Anote tudo o que tem a fazer desde fazer uma máquina de roupa, a ir às compras, a regar as plantas, ir à lavandaria, pagar alguma conta, fazer cama de lavado, levar o lixo, .... No dia seguinte consulte a lista para se relembrar do que tem a fazer e vá acrescentando alguma coisa que entretanto se lembrou. À medida que vai fazendo essas tarefas risque-as. No final do dia, se alguma coisa ficou por fazer, coloque-a de imediato nas tarefas a fazer no dia seguinte. Com o tempo vai conseguindo planear melhor as coisas a fazer e deixando cada vez menos coisas para o dia seguinte.
- Lista de tarefas no trabalho: No final de um dia de trabalho faça uma pequena lista de tudo o que tem de fazer no dia seguinte. Os telefonemas, os mails a responder, as tarefas profissionais a realizar. De manhã, ao chegar ao local de trabalho consulte a lista e vá riscando os itens à medida que os vai fazendo. Tal como na lista de terefas domésticas, vá acrescentando outras tarefas a realizar e transfira para o dia seguinte o que não conseguiu completar.
- Lista de compras: Depois de fazer a sua ementa semanal, passe revista à despensa e à arca congeladora e faça a lista do que necessita para as refeições da semana. Não se esqueça dos itens para os lanches e pequenos almoços, bem como artigos de limpeza, casa de banho e outros bens de higiene pessoal. Aproveite também para perguntar aos filhos e conjuge se necessitam de alguma coisa para evitar mais do que uma ida ao supermercado por semana.
- Listas de aniversário: No início do ano é altura para fazer a lista de aniversários dos amigos e família. (Se fizer numa folha de exel apenas terá de a copiar e actualizar anos após ano.) Coloque as data na agenda ou em alertas do telemóvel para não se esquecer de telefonar ou de mandar uma mensagem de parabéns. Tenha a lista sempre consigo e aproveite os saldos (ou promoções ou outras idas às compras) para ir comprando as prendas de aniversário necessárias. Acrescente à frente do nome o que comprou para não repetir as ofertas.
- Listas de Natal: A minha lista de natal é feita sempre no início do ano (Uso aqui também uma folha de excel que copio e actualizo de ano para ano). Faço logo o orçamento de quanto pretendo gastar e aproveito depois os saldos, promoções ou quando vejo algo que é a "cara" da pessoa para ir comprando.
Tal como na lista de aniversário escrevo sempre o que comprei para não me repetir de ano para ano. Além de custar muito menos comprar as prendas de natal ao longo do ano, permite poupar algum dinheiro sempre que aproveitamos os saldos e as promoções.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
hehehehe
ResponderEliminarEu também sou assim :)
A "menina das listas" ... são uma preciosa ajuda pra organização e para que tudo corra bem :)
Parabéns pela partilha que faz da suas ideias são muito interessantes.
ResponderEliminarAdorei o blogue e vou fazer mais listas do que j+a faço.
Maria
Ando-me a habituar às listas e realmente é um bom vício.
ResponderEliminarTb sou uma rapariga de listas e ajuda bastante, para além de serem optimas nos casos de fraca memória, pois está lá tudo...
ResponderEliminarBjokinhas,
Rita
Que óptimas ideias que tu tens e obrigada por as ires partilhando connosco.
ResponderEliminarBjs
Hoje em dia tem mesmo de ser assim...
ResponderEliminarSe não acaba-mos por esquecer sempre alguma coisa...
Parabéns pela boa ideia miga...
jinhos
Acho que vou começar a fazer isto também.
ResponderEliminarObrigada pela partilha!
Beijinhos
Olá,
ResponderEliminarJá algum tempo que visito o teu blog e já copiei algumas ideias para prendas. Quanto às listas também sou uma viciada, a lista do supermercado faço num bloco (feito por mim com papel usado) que tenho na cozinha e vou apontando à medida que vai faltando algum produto. Tenho uma lista no congelador, à medida que vou retirando os produtos vou riscando na lista, assim evito abri-lo para ver o que lá tenho quando faço a ementa da semana. Também tenho apontado no excel todas as despesas para controlar melhor o orçamento. Estas são as principais depois existem muitas outras.
Parabéns pelo blog e vivam as listas.
Bjs.
Fátima Marques
Adoro o seu blog!
ResponderEliminarTambém utilizo listas... aliás tenho bastantes bloquinhos... ando agora a tentar arranjar forma de concentrar toda a informação num espaço só, porque é mais fácil! e tem razão: isto é um (bom) vício ;)
mais uma vez parabéns...
Teresa
eu também não vivo sem as minhas listas!
ResponderEliminarfaço para tudo!as de aniversarios e natal já estão feitas e na minha agenda!agora ao londo do ano é ir comprando! ;)
lista de compras do mes, da semana, lista de coisas a fazer no fim de semana, menu da semana, lista de prioridades no trabalho...faço muitas listinhas e ajuda-me muito, assim sou muito organizada! sabe tão bem! ;)
Obrigada pelas boas ideias.
ResponderEliminarOlá bom dia!
ResponderEliminarListas é comigo mesmo.
Sempre fiz listas para tudo e são
uma excelente ajuda, não vivo sem
elas.
Ando com os bolsos sempre cheios de
papéis mas não me importo porque
assim nunca me "perco" a tentar descobrir
o que tinha programado para esse dia.
Beijinhos da Formiguinha
mais uma com mania das listas!
ResponderEliminara do Natal também faço como tu.
a dos aniversários não faço, pois não tenho assim tantas pessoas para dar presente no aniversário.
Estou a adorar seu blog! também tenho mania das listas, acho que ajuda bastante na organização.
ResponderEliminarbj
http://www.noticiasdecascais.blogspot.com/
Visitem www.replicaspt.com
ResponderEliminarMais uma vez repito: gosto muito do teu blog e destas fantásticas ideias/ dicas para o nosso dia-a-dia correr melhor, parabéns!!
ResponderEliminarmais uma vez um excelente post cheio de boas ideias ;)
ResponderEliminarE eu julgava que era um tipo organizado... ao pé de ti sou o caos em pessoa! :)
ResponderEliminarBoas dicas ;)
Boa noite, gosto imenso das suas ideias e são muito uteis !! acho que consigo sempre começar estas listas de afazeres mas depois ... têm sempre a mania de desaparecer ? existe alguma ideia para não as esquecermos ?
ResponderEliminarEu listas para tudo não consigo fazer, nem me conseguia lembrar de onde as tinha colocado, ehehhe, mas a lista do início do ano e a das prendas de Natal, são as duas que nunca falham! E também aproveito sempre os saldos!!
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Colher de Pau,
ResponderEliminarEu também faço listas, faço uns pequenos blocos que aproveito de papel reciclado e escrevo aí o que tenho para fazer.
A última, é que tenho um bloquinho desses na mesa de cabeceira e um pequeno lápis, porque ás vezes já estou deitada e lembro-me de alguma coisa que tenho para fazer e senão aponto depois já não me lembro...
É que se estou à espera de estar ao pé do computador, isso só acontece à noite, por isso é melhor apontar em papel do que não apontar de todo.
Bjs
Teresa C.
Fazer listas também faço, às resmas.... cumpri-las é que é pior. Por vezes acho que não as deveria fazer porque fico sempre frustrada de nunca as conseguir cumprir e são mais um motivo de "stress". Também agora tenho uma filhota pequena com 3 meses, e por isso a organização deveria ser mais preciosa, mas acabo por constatar que serve para muito pouco, pois ela está sempre primeiro,e com ela não serve de muito programar.... Se penso em fazer algo para o jantar e chego a casa (como sempre, tarde)e ela está rabugenta ou quer mamar, tudo o resto tem de esperar, e quando o marido chega não há jantar para ninguem... Gosto muito de ser organizada, mas gostava de ser mais descontraída, tipo "não se fez, paciência, faz-se depois" mas não, só consigo pensar "bolas! nunca tenho tempo para nada!!!"
ResponderEliminarBom Ano!
ResponderEliminarDeixei um desafio no meu blog: " O desafio do 7"!
Bjs
É oficial, sou uma desorganizada!
ResponderEliminarNem para programar os jantares da semana tenho jeito, quanto mais com esta antecedência programar os presentes do Natal... depois é uma correria.
Tenho mesmo que mudar e embora não tenha feito resoluções para o novo ano, acho que vou mesmo passar a fazer listas...
Excelentes ideias!
Parabéns por mais uma divulgação do teu fantástico blog no Tek.sapo.pt
ResponderEliminarbeijo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá! Antes de mais muitos parabéns pelo blog e pelo livro!
ResponderEliminarEu também sou uma "fazedora" de lista e dá-me muito jeito.
Recentemente comecei a usar este site
wwww.rememberthemilk.com que é especifico para gerir listas! Dá para fazer várias categorias de listas, gerir tarefas por data e prioridade e planos semanais!
Beijinhos
Olá
ResponderEliminarAdoro o teu blog as tuas dicas, fiquei viciada rsss. Eu também gosto de fazer listas só que tenho um problema pego em folhas de papel soltas e depois ja nao sei onde estao. Mas ando a organizar-me, aproveitei folhas usadas de um lado, cortei as em tamanho A6, coloquei um cartao grosso na capa e outro na contracapa e com aquelas argolas que abrem e fecham "construi" um livro. Só que nem sempre o tenho á mão e quando dou comigo ja estou a aproveitar um envelope que veio no correio para fazer uma lista rss.
Beijocas
Olá Colher de Pau!
ResponderEliminarAproveito para dizer que adoro tanto o blog como o livro. As ideias são deliciosas e apetece pôr tudo em prática. Quanto às listas também gostava de conseguir fazer como faz mas não é fácil disciplinar-me. :) Deixo, no entanto, a referência de um livro sobre listas que adorei também e aconselho vivamente: "A arte das listas" de Dominique Loreau. Espero que goste! Beijinhos
Ao ler este blog fiquei com a ideia de que existem mais pessoas como eu... um sentimento de pertença. Como sou bastante organizada no trabalho e poupada, por vezes gozam comigo mas eu é que sei as vantagens ;-) Também faço listas para tudo... Em casa sou um pouco despistada mas luto contra isso diariamente... RM
ResponderEliminarParabéns pelo blog!!!
ResponderEliminarTô apaixonada por ele , suas idéias são maravilhosas e tô
começando a organizar melhor minha vida depois de conhecer o seu blog
Bel
Olá tenho adorado este site e já o coloquei nos favoritos. Várias cabeças a pensarem valem mais do que uma!!!! Tenho uma duvida e gostava que alguem me exclarecessse. Compro pão alentejano de 500g por 0.75€. Tenho uma máquina de fazer pão. Tenho també o tarifário bi-horário. Agora a duvida: fica mais barato comprar o pão ou fazÊ-lo? É que fazer tem de haver farinha, fermento, sal, agua e LUZ. Comprar é deslocar-me á padaria a 100mts da minha casa!!!!!!
ResponderEliminar