quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Medidas para (tentar ajudar) a combater a crise #4

#4 - Partilhe Boleias (e ande de transportes públicos e a pé!)

Como todos temos reparado, o preço dos combustíveis não para de aumentar o que se torna uma factura (ainda mais!) pesada no orçamento familiar.
Passar a andar de transportes públicos pode ser uma solução para alguns, mas muitas pessoas não têm horários e meios que as sirvam convenientemente. Uma solução poderá ser passar a partilhar boleias com amigos, vizinhos ou familiares.

1 - Boleias para a escola dos miúdos: Os seus sobrinhos/filhos de amigos andam na mesma escola do seu filho? Que tal partilharem as boleias de levar e trazer da escola? Uma semana é o motorista de serviço, nas semanas seguintes fica de folga.

2 - Boleias para ir às compras: Quando programar ir às compras - principalmente se percorrer grandes distâncias - , em vez de ir sozinha combine com a vizinha/amiga/irmã/mãe e vão juntas.

3 - Boleias para passear: Em vez de ir passear sozinho vá com um casal amigo e partilhem as despesas de combustível

4 - Boleias para o trabalho: Se tem uma colega de trabalho que mora perto de si? Qual a necessidade de levarem dois carros para o trabalho todos os dias? Alternem as semanas em que cada uma leva o carro. Se seu marido/mulher passa pelo seu local de trabalho a caminho do dele/dela, que tal saírem de casa todos à mesma hora?

Veja com os seus amigos e familiares se é possível arranjarem um plano de viagens de modo a partilharem todos (ou alguns) a mesma boleia. E depois é só irem alternando as boleias semanalmente. Poupam o carro, no combustível, na carteira e no ambiente!

E já agora, aproveite os talões/promoções ou ponha combustível em bombas mais baratas. Praticamente todos os supermercados têm associações com gasolineiras e até bombas próprias.
E não vá de carro se pode ir a pé. Estamos tão habituadas ao comodismo de termos um automóvel que nos deixa à porta dos sítios que queremos, que muitas vezes saímos de carro para percorrermos pequenas distâncias. Se o tempo, a distância e o que vai fazer permitirem, vá a pé ou até de bicicleta (e já viu que é uma maneira de fazer exercício físico gratuitamente!)

11 comentários:

  1. O meu J. leva uma semana o carro e outra semana a colega dele!

    Ainda havia um outro colega, mas por motivos d eestudos ele teve que abandonar esta modalidade deles!

    Mas é óptimo! Sempre se poupa algum € em combustível!

    Bj

    ResponderEliminar
  2. com crianças é q a coisa fica + complicada, por causa das cadeirinhas dos carros.

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida sou da mesma opinião, ainda no fim de semana passado foi com a minha filha + velha comprar um presente para uma amiga dela que fez anos, como temos o Centro Comercial a 7 minutos de casa fomos a pé. E soube-mos lindamente, acabei por fazer algum exercício que tão bem faz ao corpo e à mente :-)

    Beijinhos,

    Isabel Neves

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    obrigado por mais uma boa dica de poupança.Devo dizer que eu já faço isso à algum tempo, partilho boleia com uma amiga qd vamos p a faculdade.Ao fim do mês sente-se a diferença, quer no combustível quer nas portagens.
    Bjo

    ResponderEliminar
  5. São excelentes ideias, e o objectivo é tentar aplicá-las sempre que possível.
    Como trabalho por turnos, o combinar boleia com colegas é complicado, mas por outro lado isso permite-me sempre que estou de folga ou em horário de tarde, consigo ir levar/buscar o filhote à escola. Ao supermercado vou a pé, com aqueles carrinhos de rodinhas para depois trazer as compras ;)
    Ideias venham elas ...

    ResponderEliminar
  6. Eu sei que o seu blog e adoro, vou aprender muito com ele assim que eu faço seguidor, vemos muitas vezes por aqui, um beijo de Ponferrada

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante!

    Parabens pelo trabalho que aqui fazes...

    ResponderEliminar
  8. compre roupa girissima mas baratinha!! ehehehe

    http://boutiqueanita.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Alô, eu partilhei o link deste blog no meu blog: http://saldo-negativo.blogspot.com/, porque o acho muito interessante, bem organizado e com ideis bastante boas, mas se quiser levar a crise com boa disposição...passe pelo meu blog:)
    Bjos

    ResponderEliminar
  10. Existe um site que é o deboleia.com onde se pferecem e pedem boleias. Eu partilhei 5 boleias com utilizadores deste site e fiquei satisfeita. Bjos

    ResponderEliminar
  11. Também é posivel encontrar boleias em www.amovens.pt

    ResponderEliminar