quarta-feira, 14 de março de 2012

O que fazer com tantos limões?

Já não é a primeira vez que falo aqui de como aproveitar os muitos limões que começam a surgir nesta época. Já indiquei como se pode aproveitar o sumo congelando-o em cuvetes para mais tarde usar em refrescantes limonadas ou temperos, ou como se pode aproveitar para congelar a casca do limão bem raladinha e juntar depois a bolos, bolachas e tartes.
Mas para quem tem muitos limões, é preciso outras soluções para os aproveitar e não desperdiçar. O meu pequeno limoeiro, apesar de carregado, não é o causador de tamanha abundância… Aqui a casa chegou um saco com mais de 3 kg de limões e apesar de alguns estarem na fruteira a servirem de decoração (e a serem usados para temperar, por exemplo), os outros tiveram outro fim.
Há muito que me pedem soluções para utilizar limões em compotas. Apesar de ser um doce que não é do agrado de todos, as “marmelades” são perfeitas para utilizar laranjas e limões em excesso. Mas não confundam a nossa marmelada, feita com marmelos, com a “marmelade” uma compota tipicamente anglo-saxónica normalmente preparada com a casca em juliana de citrinos variados.
Para aproveitar os muitos limões, fez-se então uma “marmelade” ou compota de limão como lhe quiserem chamar, (ver receita aqui), um doce que não é do agrado de todos devido à sua típica acidez. Eu gosto muito, principalmente em torradas com um pouco de manteiga. Quem gosta de doce de laranja amarga irá gostar também desta compota de limão. (Ainda não experimentei, mas quero fazer a mesma receita utilizando as laranjas caseiras que os meus pais me trouxeram, alterando apenas a quantidade de açúcar, uma vez que as laranjas são doces.) As compotas estão agora arrumadas e tanto podem ser saboreadas cá por casa a qualquer momento, como podem ser oferecidas como presentes caseiros a amigos nos aniversários ou no Natal .
A par da “marmelade” de limão, preparei também uns quantos frasquinhos de curd de limão que está bem amarelinho devido aos ovos caseiros que utilizei. Tenho agora uns quantos frasquinhos para usar em recheios de bolos, tortas e crepes ou para fazer uma rápida mousse.
E assim se aproveitaram os limões por aqui. Mais alguma sugestão?

19 comentários:

  1. Também tenho muitos limões para gastar, ainda este fim de semana apanhámos cerca de 30 kgs apenas para libertar a árvore de tanto peso, com receio de que partisse os ramos. Dados alguns a quem não tem, ainda assim temos quilos deles para gastar, além dos que estão na árvore... tenho pena que o Lemon Curd não dê para guardar tanto tempo como as restantes compotas porque fazia já para ter no Natal. Uma outra ideia para aproveitar os limões é fazer 'Limões em Conserva' que podem ser usados em imensas receitas do médio oriente ou marroquinas e que também pode ser feito com antecedência para oferecer lá mais para a frente.

    ResponderEliminar
  2. Já encontrei aqui algumas e boas receitas para aproveitar os imensos limões que me ofereceram. Tenho que expeirmentar o lemon curd de que tanto oiço falar mas nunca experimentei. Com estes dias de calor, gastar os limões numas belas e refrescantes limonadas também é uma ideia. beijinhos e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha comemtado gosto muito das suas dicas que tal divulgar que os limões duram meses apenas fechados em sacos de plastico, não necessita de frigorifico.

    ResponderEliminar
  4. Bem a propósito.
    Ainda no fim se semana "apareceram" lá por casa cerca de 10 Kg de limão...
    Pensei congelar o sumo naqueles saquinhos para o gelo. Se tanto gostamos de juntar uma rodela de limão em algumas bebidas, um cubinho de gelo de limão também deve ser bom!
    Não me tinha lembrado de congelar também a casca ralada. Boa ideia.
    Sempre boas ideias.

    Um beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Gostei da dica, pois tenho tanto limão que já não sabia o que fazer, pensei em fazer lemon curd, mas também gostei da ideia da compota de limão. Quanto tempo aguenta o lemon curd no frigorífico?
    Sempre óptimas dicas!

    ResponderEliminar
  6. Limonada fresquinha e docinha :)))))))))))))

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas! Eu também fiz compota para aproveitar limões que os meus sogros me trouxeram. Infelizmente o meu limoeiro ainda não dá muitos limões. Apenas o suficiente para temperar a comida.

    ResponderEliminar
  8. Estava mesmo a precisar desta dica. Tenho alguns limões em casa a precisarem de um destino aproveitável. Obrigada.

    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  9. Era mesmo o post que me estava a fazer falta! =)
    Quanto tempo dura o curd de limão? É necessário estar sempre no frigorífico ou podemos congelar?
    Beijinhos e obrigada! =D

    ResponderEliminar
  10. Vejo que seus limões tem casca amarela. Aqui no Brasil não são tão comuns assim usamos com maio frequencia o taiti de casca verde. Será que também dá para fazer compotas?
    Desde já agradeço sua resposta.
    Amo seu blogue.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. Boas sugestões como sempre, obrigado pelas dicas, sempre gostei de poupar e rentabilizar tudo o que seja possível, mas nos tempos que correm acaba por não ser só um gosto é mesmo uma necessidade!
    Já agora, como a Páscoa se aproxima se quizerem oferecer lembrancinhas às crianças originais e em conta visitem o seguinte blog:
    http://princesajuju2010.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Eu faço geleia de limão e hortelã:
    14 limões
    14 folhas de hortelã
    1Kg de açúcar
    5 folhas de gelatina

    Com um descascador, tirar a casca de dois limões, e colocar ao lume com 1 colher de açúcar e 1 dl de água. Quando formar uma calda espessa, retirar as cascas.
    Juntar à calda o sumo dos 14 limões e o açúcar. Deixar em lume brando durante cerca de 40 minutos. Juntar as folhas de gelatinas previamente demolhadas em água e as cascas dos limões, cortadas em fatias fininhas. Deixar em lume brando durante mais uns 10 minutos. Retirar do lume e juntar as folhas de hortelã. Guardar em frascos, confirmando que todos têm pelo menos duas folhas de hortelã.

    Este ano já me estou a preparar para a terceira “fornada”!

    ResponderEliminar
  13. Também aproveito os limões, principalmente, as metades que não usei. Só não guardo a raspa, guardo as cascas para chá, arroz doce, martini, etc. Quando só se tem metade de um limão, é mais fácil guardar assim. Mas estou a pensar começar a guardar alguma casca em raspa, até porque agora também tenho bastantes limões e o limoeiro da minha sogra continua carregadinho. Acho que vou experimentar o lemon curd...

    ResponderEliminar
  14. Torta de limão! A minha preferida!
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  15. Maravilhoso! Tenho muitos limões na despensa! Amanhã começo a tratar deles. Obrigada pela dica.

    Dou.pt-portal de doações: http://extremamente-simples.blogspot.com/2012/03/doupt-portal-de-doacoes-reutilizacao-de.html

    ResponderEliminar
  16. bem eu também costumo fazer curd de limão para mim e para oferecer, mas que tal fazer um bolinho de limão para o pequeno almoço, ou uns biscoitinhos de limão para um chá no fim de semana ou uma boa limonada enfim existe tantas possibilidades que nem se sabe bem por onde começar beijinhos

    ResponderEliminar
  17. quero dar lhe os parabéns por este blog !! é excelente !!
    Hoje vou fazer a marmelade , depois digo como ficou.

    ResponderEliminar
  18. Ola. desde ja muitos parabens pelo blog. ja visito este blog á algum tempo e ja experimentei muitas das dicas e prendas caseiras.. :-)
    ontem estive a fazer a compota de limão mas nao sei se aquilo correu bem pois dp de fria ficou solida tipo marmelada, é mesmo assim?
    ja fiz varias compotas mas nunca ficaram assim solidas.. se calhar cozeu tempo demais, nao sei..
    td de bom..
    beijinhos

    ResponderEliminar