quinta-feira, 11 de março de 2010

Amarelo Limão - Cor de Verão! (Aproveitar limões)

Não há fruto que me faça lembrar tanto o verão como os limões. Não sei se é da sua cor amarela viva, que nos lembra o sol, se é o seu cheiro e sabor cítrico e refrescante. O que é certo é que assim que ponho os olhos num cesto cheio de limões, não importa se está frio, ou chuva. O verão é o primeiro pensamento que me vem à cabeça.
Tenho recebido muitos limões. Primeiro a minha sogra deu-me um saco quase cheio. Depois a tia L. deu-me mais uns quantos. E era preciso não deixar estragar tanto limão.
Uns estão no frigorífico à espera de serem usados na cozinha do dia-a-dia, mas a maior parte teve outro fim.
Com uns tantos preparei um delicioso curd de limão, para rechear tortas e bolos. Dão também uma optima lembrança para oferecer na Páscoa!
Com uma outra parte congelei. Mas não os congelei inteiros. Primeiro ralei a casca que guardei numa caixinha plástica no congelador. Assim, sempre que uma receita pedir raspa de limão basta ir buscar.
Depois de ralar a casca espremi os limões de modo a obter todo o sumo possível. Coloquei depois o sumo em sacos de cubos de gelo. Quando precisar de sumo de limão basta retirar um cubinho e deixar descongelar. Estes cubinhos de sumo de limão são também optimos para preparar refrescos e limonadas durante o verão, ou ainda para fazer granizados.
Como estão a ver, basta saber aproveitar aquilo que nos é dado. E principalmente não deixar estragar!

14 comentários:

  1. engraçado,nunca me tinha passado pela cabeça congelar o sumo e a casaca,mas adorei a sugestão,bjs

    ResponderEliminar
  2. Muito boa dica, mesmo muito boa!
    Já tenho tido muitos limões q se acabam por estragar e afinal, havia esperança :D

    jocas

    ResponderEliminar
  3. è uma bela sugestão sem duvida...também costumo fazer isso com a casaca das laranjas...

    ResponderEliminar
  4. só agora vi as suas dicas... também faço o mesmo e mais... congelo a parte branca para fazer chá juntamente com as folhas, aqui aproveita-se tudo.. de tudo pois como costuma dizer no poupar é que está o ganho (neste caso "no aproveitar").Boa noite e até amanhã!

    ResponderEliminar
  5. Eu é que não tenho limões... Mas plantei há pouco tempo um limoeiro... Vamos lá ver quando é que dá frutos. O lemon curd está já na lista de espera!
    Por aqui há sempre grandes sugestões!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Excelente ideia - nunca me tinha lembrado disso!!!

    ResponderEliminar
  7. bom, hoje li com mais atenção este post.

    bem, não tinha ideia em como aproveitar tanto limão, mas confesso que agora até vou olhar melhor quando me derem muitos limões, o que acontece às vezes.

    de facto, estou admirada: congelar o sumo do limão e raspar as as cascas, simples e bem aproveitado...

    ResponderEliminar
  8. É uma rica ideia, nunca me lembrei de fazer isso.
    Boa dica.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  9. Que sugestões fantástica para se aproveitarem limões (e não só) que se tenham a mais :) Eu adoro limão e só se andar numa altura em que não tenha muito tempo para cozinhar é que eles duram muito tempo, senão vão-se num instante, mas estas dicas vão ser para seguir :) beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  10. E que tal umas ideias económicas para a Páscoa, para quem infelizmente não recebe frutos ou legumes de familiares e tem que comprar tudinho, mas que queria arranjar umas lembrancinhas muuuito em conta para a família... Fico à espera. E obrigado pela partilha, não há muitos sites (portugueses)como o seu por aí...

    ResponderEliminar
  11. Já tinha ouvido no Lemon Curd, mas agora já levo a receita. Obrigada pelas tuas preciosas dicas e sugestões. Eu costumo fazer Xarope de Limão, ponho em frascos grandes e quando apetece uma limonada é só tirar uma colher de sopa para um copo de água. Tens a receita no Meu Estaminé, em receitasdatiafatima.blogspot.com
    Bjs Bombom

    ResponderEliminar
  12. se eu congelasse ficariam 5 anos esquecidos no congelador :)

    ResponderEliminar
  13. Boa ideia.
    Bj
    Rose
    http://amigasqueengordam.blogspot.com.br

    ResponderEliminar