quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Notícias da Horta 7






A minha hortinha na varanda continua linda - pelo menos aos meus olhos!
As alfaces que estavam espigadas foram todas retiradas e os espinafres e os meus pés de pimentos replantados. Os espinafres continuam agora a crescer com mais espaço, e os pimenteiros estão cheios de pequenos pimentos.
Os tomateiros continuam a dar, e já comemos alguns desses tomatinhos deliciosos em saladas. E é mesmo divertido "ir só ali num instante à horta buscar uns tomatinhos para a salada"!!! Só os tomate cereja estão um pouco mais atrasados, apesar de já haver muitos tomatinhos ainda verdes a aparecer. Só acho que é o vaso tem demasiados pés e eles não estão a gostar muito!
Os morangos estão novamente cheios de flores novas e ainda devemos ter mais nesta época. Bem me dizia a senhora que me vendeu estes pés de morango, que mais valia levar esta qualidade pois apesar de ser mais cara, dava morangos várias vezes e durante todo o ano. Mas a ver vamos.
O mirtilo continua com o seu rebento a crescer e a framboesa depois de vários e deliciosos frutos está agora sem nada para colher.
A rucula continua fraquita mas lá se vai aguentando, sempre com folhas pequeninas e pouco farta. O limoeiro continua otimo somo sempre, ainda com limões prontos a colher e outros pequeninos a crescer. O mesmo se passa com o loureiro, o tomilho, a hortelã e o mangericão: viçosos e é só colher do vaso quando preciso.
A salsa continua miudinha e já não me parece que cresça alguma coisa de jeito e dos coentros espigados guardei a semente para mais tarde voltar a semear.
Agora tenho fé nas courgetes. Depois de vários frutos que acabaram por apodrecer ainda pequeninos não se chegando a desenvolver, acho que há esperança! Uma courgete começa a ganhar forma e aparenta estar bem saudável. Todos os dias vou apreciar o seu crescimento e vejo-a a crescer de dia para dia. Vamos a ver se a consigo colher.
Pronto, e assim vai a minha horta. Nada mal para uma "mata-plantas" em recuperação!

11 comentários:

  1. Eu também plantei courgetes na minha pequena horta, e já consegui colher um courgete. Estão mais pequenas courgetes em formação por isso vamos ter fé que iremos colher mais algumas. Partilho o teu entusiasmo pelo crescimentos das plantinhas!

    ResponderEliminar
  2. Nada mau??? Eu diria antes, MUITO BEM!!!!

    Que bela horta numa varanda, é caso para dizer, há de tudo e à vontade do freguês.:)

    Bjs,
    MJ

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe diz que as courgettes crescem durante a noite e se for noite de quarto crescente ainda crescem mais.

    ResponderEliminar
  4. Joana,

    inspirada pelo blog e por uma foto que uma amiga postou no meu FB no ínicio do ano, resolvermos adbicar de uma parcela de jardim e mãos à obra, fizemos uma horta, mais com caracter lúdico para os miúdos.
    O certo é que as alfaces eram fantásticas, algumas acabaram por rebentar de novo e estão em franco crescimento. Os pimentos estão bem maiores e prontos a ser colhidos. Os espinafres estão enormes e nem conseguimos consumir, por isso vou dando aos vizinhos. Os tomates (coração de boi) estão a ficar grandes, mas ainda verdes, as cebolas já encabeçaram e é óptimo comê-las com sal, azeite e vinagre e os piri-piri também vão em franco crescimento. Temos também ervas aromáticas e cebolinho, que reparei não referiu na sua horta da varanda. É optimo para a cozinha. A única que não vingou foi a salsa. Bem apenas para dizer que as suas ideias dão frutos! Obrigado pelo BLOG e continue o bom trabalho. Abraço
    ///
    Luciana

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo Blog e pela fantástica horta!! Também tenho uma mini-horte e hoje, com muito orgulho e satisfação, vamos comer os (apenas) 2 tomatinhos que cresceram :)
    Gostaria de saber onde arranjou essas placas de identificação para os vasos.
    Obrigada e parabéns!
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joaninha,

      Obrigada pelas suas simpáticas palavras. Quanto à pergunta que me coloca, as placas de identificação foram compradas no Leroy Merlin, na zona das hortas e jardins.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Hoje perdi a vergonha e venho convidar a Joana a dar um saltinho ao meu blog http://bolariaecompanhia.blogspot.pt/
    é um cantinho onde sonho um bocadinho e partilho o que vai no coração e na cozinha lolol
    A sua hortinha está muito gira este ano consegui no apartamento colocar uma hortelã- chocolate e uns coentros, salsa, mangerição e tomilho-limão mas esses espinafres são optimos no quintal dos meus avós existe expontâneos beijinhos grandes:)

    ResponderEliminar
  7. Ola joana! estou a tentar começar uma hortina na minha varanda e no meio das pesquisas deparei-me com o seu blog. Sou uma altentica naba no assunto, mas alguma coisa ha de sair. Já plantei espinafres, coentros, salsa e tenho uma hortelã. Estou a tentar secar sementes de tomate e de abobra, nem sei faze-lo muito bem, apenas coloquei-as em guadanapos e quando o aspecto da coisa for seco, coloco-as na terra eheh. Tenho apenas uma perguntinha, já colocou algum tipo de adubo na terra?
    bj
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Joaninha, cá em casa é o maridão que trata da horta. Mostrei-lhe os seus posts e pediu-me para lhe perguntar se compra sempre as sementes no mesmo sítio e onde compra. Obrigada =)

    beijinho,

    Mafalda*

    http://mafaldanaofalanaoouvenaove.blogspot.pt/

    ResponderEliminar