terça-feira, 14 de agosto de 2012

Preparar um Licor

O ano passado preparei alguns licores para oferecer no natal. Um de cereja e outro de canela.
Este ano e usando uma receita muito semelhante à usada para o licor de cereja, já comecei a preparar um novo licor. Desta vez um licor de ameixa. E assim aproveitei as ameixas dos avós e uma garrafa de aguardente que o avó me tinha dado o ano passado e que acabou por não ser usada.
Já está a "curar" há cerca de um mês e por isso apresenta já esta linda cor. Mas ainda faltam pelo menos mais dois meses até engarrafar mais este mimo para os meus cabazes.
Mais alguem se aventurou em licores este ano? Se ainda não começaram, olhem que vão a tempo!

Licor de Ameixa

Ingredientes para cerca de 750ml:

250g de açúcar
700ml de aguadente ou vodka (não dá para usar nenhuma outra bebida)
1 pau de canela
450g de ameixas maduras mas ainda firmes

Preparação:

Lave bem as ameixas e seque-as com um pano de cozinha. Com um garfo pique-as bem. Coloque-as depois num frasco de boca larga e junte o açúcar, o pau de canela e a aguardente ou vodka e tape bem. Agite e guarde num local fresco e seco durante pelo menos 3 meses. Nos primeiros tempos deverá ir agitando o frasco de modo a dissolver o açúcar.
Ao fim de pelo menos 3 meses coe o líquido e coloque em garrafas. Está pronto a consumir.

19 comentários:

  1. olá Joana ainda não começei mas estou a pensar nisso esse ficou com uma tonalidade maravilhosa beijinhos:)

    ResponderEliminar
  2. As ameixas vão para o frasco com a casca e o caroço?
    É só preciso picar com o garfo?

    ResponderEliminar
  3. Aii se eu soubesse que se fazia licor de ameixa! :D Foram tantas este ano que algumas acabaram por ir parar ao lixo por não ter tempo de as despachar todas :( fiz bolos e fiz compotas...e podia ter feito licor! O ano passado fiz de canela, este ano não sei o que irá sair na rifa mas convém despachar-me!

    ResponderEliminar
  4. Joana, á tempo coloquei ameixas brancas em aguardente e sem o açúcar.
    Acha que as poderei aproveitar para seguir a sua receita?Obrigado, se me puder ajudar.

    ResponderEliminar
  5. olá! nós cá em casa fizemos de morango, pêssego e cereja. já estão lindos e clarinhos em garrafinhas semelhantes à mostrada na imagem :) a fazer temos de figo!
    ***

    ResponderEliminar
  6. Olá! Adorei a ideia... :) De facto, ainda no tempo das ameixas, tinha feito uma pesquisa na net e resolvi fazer um licor de ameixa, muito semelhante a este que apresentou. Pus 2 paus de canela (adoro o sabor!), uma parte do açúcar era baunilhado, mas não piquei as ameixas, não vi em lado nenhum escrito para o fazer, se calhar por isso é que o meu ainda não tem tanta cor... Vou tratar já hoje disso :)
    O que pensa fazer com as ameixas depois do licor coado e engarrafado? Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  7. Já agora que estou por aqui, vou aproveitar para pedir um conselho. A ideia de engarrafar o licor em garrafas de plástico é muito má? Vai perder muita qualidade?
    É que onde trabalho sobram muitas, boas garrafas, de plástico forte, de 250ml e que rolham muito bem, e às vezes ponho-me a olhar para elas e a pensar como aproveitá-las...

    ResponderEliminar
  8. Ainda ñ comecei a tratar dos licores, mas tenho pensado nisso p ofertas no natal :) Já agora, para além de cereja, canela e de ameixa, sugeres que outros tipos sugeres? Thank You! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  9. O licor ficou com ótimo aspecto,nunca fizemos licores.
    Beijinhos!
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  10. Aqui fazemos sempre um de caramelo e um de café. :)
    Mas esse parece fantástico, vou experimentar
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana! ainda bem que publicou este post! já andei a ver aqui o seu blog, e ja tirei as dicas para s cabazes de Natal! e acho que este ano vou dedicar me a eles! já tinha começado a fazer recolha de frascos mas para variadas opções! mas vou pedir à mãe e à sogra para me guardar mais uns quantos! entretanto estive a ver no chinês e há realmente frascos e garrafinhas lindas e baratas! eu como sou revendedora da yvesrocher(pub a parte), de vez em qdo faço umas caixinhas e junto umas miniaturas de vários cremes, gel duche e perfume, e ofereço a meninas como prenda! tb é uma boa ideia para oferecer as senhoras! aqui por casa, não há frutas em grandes quantidades a não ser limões e laranjas que por vezes nos dão! alguma ideia para aproveitar e poder oferecer em frasquinhos?

    ResponderEliminar
  12. Nunca fiz, e há anos que não bebo um licor, mas a ideia de oferta de natal é muito boa....

    ResponderEliminar
  13. uerida amiga, estou voltando aos poucos. Embora ainda com poucas forças, mas começo a fazer pela vida.

    A morte do meu pai tem sido muito dolorosa, estou com dificuldade em recompor-me, mas a vida tem de continuar, e vou fazer por isso se DEUS quiser. Tenho passado por aqui embora se deixar rasto, mas não passo sem vos visitar, sinto saudades de ver as maravilhas que faz.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana! Diga-me que tipo de ameixas utilizou? As vermelhas? Aquelas que vem mais cedo , tb chamadas de São JOão? È que fiz doce com essas e, tb com aquelas que tem sabor a ananás e, este segundo doce....ficou mto azedo. Tenho algum receio que tb n resultem num licor...Que me diz??

    ResponderEliminar
  15. olá Joana, os seus licores devem ser deliciosos; fiz também alguns (folha de figueira, mel e medronho) no ano passado e também resultaram muito bem feitos com vodka e açucar amarelo. Parabéns pelo seu blog, tem sempre dicas muito úteis e fotos muito bem enquadradas.

    ResponderEliminar
  16. Cara Joana, sou sua leitora assidua, e este post dos licores deixou-me com algumas dúvidas. No caso de querer fazer de laranja, pessego, etc, a técnica é a mesma? Ou, no caso das laranjas utilizo só a casca? E em relação ao café? Grãos de café e os ingredientes que indica?
    Muito obrigada, Ana Sousa

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana,
    Sou tua leitora assidua e ainda bem que colocas-te este post aqui no teu blog. É pena não ter ido a tempo das ameixas mas ainda fui a tempo das amoras e assim fiz hoje mesmo o meu licor de amora para oferecer no natal.
    Obrigada pela tua ideia. És como um guia para mim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar