quarta-feira, 13 de março de 2013

Sugestões para o Dia do Pai (19 de Março)

O Dia do Pai está a chegar. E quem não gosta de mimar o pai? Claro que ele merece todos os beijinhos, atenções, cuidados e miminhos que lhe pudermos dar.
Mas vamos esquecer a vertente comercial deste dia, e tentar dar-lhe um significado mais caseiro e verdadeiro. Dar importância às pessoas e aos momentos, pois as melhores recordações serão sempre estas. Vamos dedicar este dia a mimar o pai!

1 – Cartões feitos em casa
Faça um cartão em vez de comprar

Faça um cartão personalizado para oferecer ao seu pai ou, um cartão para o pai dos seus filhos com a ajuda destes.
Com cartolinas ou cartão grosso, canetas de feltro, papeis ou tecidos coloridos, lantejoulas, purpurinas faça motivos personalizados e escreva uma mensagem com significado.

2 – Foto dos Miúdos
Escolha uma foto bonita para oferecer

Procure uma foto atual dos seus filhos, ou uma foto de si com os seus irmãos para oferecer ao seu pai.
Aproveite para reciclar uma moldura antiga que tenha em casa (ou dar uma vida a uma moldura feia ou baratucha). Pinte-a de novo, aplique patine ou forre-a a tecido e coloque a foto escolhida por si. Uma prenda para o pai colocar no escritório ou na mesa-de-cabeceira.

3 – Bolachas do Pai
Prepare bolachas para um pai guloso

Escolha a sua receita favorita de bolachas, prepare-as e corte-as com forma de coração. Cubra com glacê simples preparado com açúcar em pó e um pouquinho de sumo de limão, cubra as bolachas e deixe secar. Depois, com uma caneta de tinta comestível ou uma bisnaga de chocolate escreva mensagens para o pai nas bolachas. “Gosto de ti”, “Pai galinha” ou “Super Pai”.

4 – Faça uma surpresa
E prepare uma saída com o seu pai

Que tal surpreender o seu pai com uma ida ao cinema, ao teatro, um passeio no parque ou um simples lanche em sua casa?
Não lhe conte nada das suas intenções e envie-lhe uma mensagem misteriosa e intrigante com a hora e local de encontro.

5- Ofereça o seu tempo
E ajude o seu pai

O seu pai anda há meses a adiar a arrumação da garagem/livros/arrecadação… Ofereça-lhe, como prenda de dia do pai uma “senha de ajuda” para essa tarefa. Assim, ao mesmo tempo que organizam e arrumam, sempre podem passar mais algumas horas juntos.

6- Bombons Crocantes
Para cozinhar em família

Que tal aproveitar a desculpa do dia do pai para estarem em família na cozinha? E se são amantes de chocolate, que tal uns bombons rápidos e crocantes? Basta derreter chocolate e misturar com cornflakes e frutos secos. Com uma colher pequena coloquem pedacinhos da mistura em caixinhas de papel frisado e levem ao frigorífico até endurecer. Sirva com um café no final do jantar do dia do pai.

7 – Pequeno almoço especial
Que tal um pequeno almoço na cama para o Pai?

Com a cumplicidade das crianças levante-se um pouco mais cedo no dia do pai e preparem-lhe um pequeno almoço especial. Deixe que os seus filhos façam o sumo de laranja natural, ajudam a bater os ovos para uns ovos mexidos e ajudem a preparar as torradas e o café.
Depois coloquem tudo num tabuleiro bonito, com uma flor e um cartão e acordem o pai com beijinhos.

8 – Bolo para o Pai
Prepara um bolo comemorativo deste dia

Não há criança que não goste de ajudar na cozinha, principalmente a fazer bolos. Faça um bolo simples de iogurte ou pão de ló e deixe que as crianças o decorem a gosto. Façam uma cobertura simples e usem smarties para escrever a palavras Pai. Decorem o restante bolo com gomas, confeites ou raspas de chocolate.

9 – Dia para o Pai
Dedique-se ao pai durante este dia

Envie várias mensagens (sms ou mail) ao seu pai durante este dia. Vá tomar um café com ele e leve-lhe o jornal de todos os dias. Assim que ele chegar a casa vá buscar-lhe os chinelos ou as pantufas. Ouça pela milionésima vez as mesmas histórias com o espanto da primeira vez. Não discuta com ele mesmo que tenha razão. Aproveite para lhe dizer o quanto gosta dele – nunca são demais as vezes em que o faz.

10 – Cocktail Saboroso
Prepare algo para receber o pai

Faça um cocktail sem álcool para toda a família e brindem a mais um dia do pai. No copo liquidificador junte morangos, banana, kiwi, sumo de laranja e umas pedras de gelo. Triture bem até obter uma mistura espessa (se estiver demasiado grossa junte um pouco de água). Coloque em copos altos e decore com rodelas de laranja, folhas de hortelã e uma palhinha.

8 comentários:

  1. Olá Joana.
    Infelizmente já não tenho omeu pai para mimar... além do dia do Pai, faria 60 anos no próximo sábado, e como ele gostava de receber prendinhas, por mais insignificantes que fossem!
    Só me resta homenageá-lo para o resto da minha vida!
    Amo-te Pai, onde quer que estejas.
    Cátia

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Este ano já segui uma das sugestões: fiz um cartão/postal personalizado para lhe oferecer.
    Coisas simples com significado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Lindo e inspirador :) Eu vou fazer bombons, pois claro! Tenho a quem sair assim gulosa :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá,
    Gostei muito do tipo de sugestões que apresentou! Ideias simples ao alcançe de todos!
    Bjos.
    Avelina

    ResponderEliminar
  5. Eu queria fazer uns "noggat" ou umas bolachinhas para lhe oferecer, mas ele é diabético. Preciso das suas dicas, Joana! ;)

    ResponderEliminar
  6. Eu sou uma saudosista...tenho imensas saudades do meu daddy! Não era muito carinhoso mas soube transmitir-me muitos e bons valores que hoje preservo...tenho de lhe agradecer por isso. Penso que não se deveria comemorar o dia do pai, da mãe ou da avó pois temos interiorizado que eles são demasiadamente importantes para nós TODOS OS DIAS!
    É deveras agradável e bonito oferecermos um abraço terno, um miminho e dizermos "adoro-te" todo o ano!
    xi <3

    ResponderEliminar