quarta-feira, 27 de julho de 2016

150 dias para o Natal


Não sei se já olharam para o calendário. Mas eu, que anseio pelo natal o ano todo, e mesmo sem ir ainda ter ido de férias já penso no natal, fiz as contas e sei que faltam 150 dias! Estamos quase. E depois das férias de verão e do início do ano escolar é um instante até chegarmos a dezembro.
Apesar de saber que a cabeça da maioria das pessoas está longe de estar a pensar no natal, quem como eu gosta de preparar cabazes e presentes saborosos, ou até outro género de coisas handmade - seja comida ou não, sabe que 150 dias não é assim tanto tempo.
Há que começar a fazer algum planeamento.
Se fazem cabazes - não importa o tamanho - é altura de começar a ver o que tem aí por casa. Começar a guardar - e a pedir aos amigos e família para guardarem - frascos de vidro de vários tamanhos, que servem não só para colocar as compotas, mas também para embalar bolachas, granolas, molhos de caramelo salgado ou até azeites aromatizados e licores.
Começar a procurar etiquetas, ou a fazer as próprias etiquetas com a ajuda dos miúdos que ainda estão de férias e com mais disponibilidade para estes projetos - sendo que é outra atividade para os manter ocupados nestes dias.
Aproveitar para ir ver algumas das lojas que já estão em saldos e ver o que podem comprar quer para decorar e utilizar nos cabazes, quer para oferecer. Acabo sempre por aproveitar os saldos para algumas prendas e nunca me arrependi. (O Continente por exemplo está com Feira do Livro com descontos de 40% e 50% em alguns livros, e é óptimo para aproveitar para comprar livros para os miúdos!) É muitas vezes nestas alturas que encontro algumas embalagens, fitas, cestas e afins que depois utilizo nos cabazes de natal. 

Se gostam de encomendar prendas diferentes, personalizadas, há imensas pessoas talentosas que facilmente descobrem no facebook, seja a fazerem peças únicas para a casa,  peças decorativas, bijuteria, ou até cestas, artigos para os quartos do miúdos, ilustrações personalizadas... Esta é a altura certa para fazerem as vossas encomendas. Eu já fiz algumas das minhas, porque cada vez mais gosto de oferecer coisas diferentes e que ficam para sempre. Há alguns artesãos que já estão a receber encomendas para o Natal desde Maio. Se querem algo diferente é melhor começarem a pensar nisso!

E agora, que estamos no verão, e que há alguma abundância de produtos, é de apoveitar os dias maiores e começar a fazer algumas compotas. Por aqui, com a courgete de 3,3 quilos que o meu amigo Nuno me ofereceu, vão sair os primeiros frascos de compota, já a pensar no natal.


Chamem-me louca, mas o natal está quase a chegar, e em algumas coisas não faz mal nenhum começar a pensar com antecedência!!!

17 comentários:

  1. Começa a época das compotas. Tão bom ;)

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje pensei no Natal... Este ano gostava de fazer um vestido para a C e uns calções para o J... E dado o pouco tempo livre... Seria melhor começar já...
    Este ano também estou a pensar fazer compotas para oferecer, mas se calhar vou fazer batota... E usar um açúcar específico que vi para fazer compotas que em vez de demorar umas horas, demora aí uns 15 minutos...
    Beijinhos e continua a dar tas tuas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Desculpe mas poderia me dizer que açúcar é esse?
      obrigada

      Eliminar
    2. eu já vi à venda várias marcas mas o que se vê mais até mesmo no continente é este: http://www.sidul.pt/o-acucar/tipos-de-acucar/acucar-para-compotas/
      "Contém pectina, um gelificante natural presente em muitas frutas (maçã e laranja, por exemplo) que vai tornar os doces e compotas mais homógeneos e espessos, diminuindo o tempo de confeção e preservando os nutrientes e o sabor natural da fruta."

      Eliminar
  3. Eu faço algumas peças de costura criativa. É procurar no facebook e, com tempo, poderei organizar-me para fazer.
    https://www.facebook.com/trapemanhas/
    Passem por lá

    ResponderEliminar
  4. Também já comecei a pensar em algumas coisitas para o Natal... a parte das compotas aqui na minha zona é um pouco complicado fazer agora já. Vivo no algarve e com este calor as compotas azedam muito facilmente!!! Para evitar tenho de guardá-las no frio e não tenho ainda espaço suficiente para tal.
    No entanto há coisas que posso fazer: listas do que quero, aproveitar materiais e promoções, congelar fruta que vem da horta para mais tarde tratar das compotas e até congelei sumo e raspa de limão (o nosso limoeiro estava carregado!!!) para fazer curd para oferecer ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bruna,
      Não a quero contradizer, mas as compotas só azedam se os frascos não estiverem bem esterilizados, e se "roubar" açúcar na sua confecção, ou ainda se não deixar o doce atingir o ponto convenientemente. Fora isso as compotas são feitas para se conservarem durante anos (sim anos!) sem ser preciso guardar no frio. Independentemente do calor que se faz sentir porque o método utilizado é efetivamente um método de conservação a longo termo. (E em caso de dúvida pode sempre pasteurizar as compotas - há dicas para isso aqui no blogue!)
      Um beijinho,
      Joana Roque

      Eliminar
    2. Bruna, é verdade que eu tambem duvidei, mas usei o método da Joana, eo que acontece é que com o calor os frascos criam vácuo. acho que devia arriscar! De qualquer forma, provar sempre antes de oferecer, não vá o diabo tecê-las...
      Joana, é realmente verdade que é preciso começar a pensar no Natal, mesmo desta maneira! é a época da fruta e as compotas devem ser feitas agora!!!!
      Obrigada pelo lembrete.

      Eliminar
    3. Atenção que eu não duvido!!! Aliás já consegui manter uma compota de pêssego durante alguns meses fora do frio mas nem todos os doces aguentam bem: por exemplo o de abóbora ;)
      É bem verdade que às vezes corto no açúcar e sei que por isso a compota mão aguenta tanto.
      Mas desde que comecei a usar a técnica da Joana de fechar os frascos, bem esterilizados, assim que se coloca a compota quente e invertê-los, que o doce me aguenta mais tempo ;) e por isso fico-lhe eternamente agradecida :)
      Beijinhos
      Bruna

      Eliminar
  5. Joana, se és louca por já pensar no Natal então somos duas :) Tb já pensei e já vou fazendo algumas compras, especialmente a pensar nos 'sobrinhos' - jogos e roupa em promoção, há mesmo que aproveitar! E sim, agora em Agosto vou dedicar-me às compotas e licores :) Tb ando sempre de olho em caixas, fitas, e outros acesssórios para embelezar as ofertas. Tb tenho aí papel-cartão com padrão e estou a pensar fazer os cartões de oferta para ter tudo +- organizado no Outono. Uma vez q recomeço a trabalhar em Set., o tempo passa num instante e dps tb tenho menos disponibilidade para tratar dessas coisas com mais pormenor. Estou a planear fazer algumas bolachas, congelar e depois descongelar p provar a ver se ficam boas; se sim, penso em fazer antes de Dez. e depois oferecer, pq anso sempre 'doida' de volta do forno nas poucas semanas q antecedem o Natal... Tens alguma sugestão ou já fizeste algo do género? Obrigada :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, Gosto imenso dos seus posts principalmente quando escreve sobre sustentabilidade, idas aos mercado, produtos da terra e locais. Só gostava de alertar para um assunto que me é muito caro, que são os livros a serem vendidos nas livrarias. Nas livrarias locais também há bons preços, promoções e muitas vezes até encontramos livros que não se encontram nos grandes hipermercados. Permita-me terminar com um alerta que tem vindo a circular: Livros é nas livrarias.
    Obrigada. Melhores cumprimentos, Mariana

    ResponderEliminar
  7. Hummm tenho que começar a pensar nas minhas prendinhas. A confeção deixo para mais tarde.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/frango-assado-com-mostarda.html

    ResponderEliminar
  8. Pode-me sar a receita que faz de doce de courgete, nunca fiz mas acho que deve ser agradável. Obrigada pelas dicas,

    ResponderEliminar
  9. Não acho tão cedo assim e no planear é que está o ganho.
    Gosto muito de vir aqui ver ideias bem criativas, mas, uma vez que já não vou para nova e os óculos já não chegam, há aqui no blog um ponto negativo: o texto tem pouco espaço entre as linhas e quando é mais extenso perco-me a ler. Veja lá se arranja maneira de "alargar" o texto (em altura das linhas). Mery Crhistmas.

    ResponderEliminar
  10. Economia é mesmo assim, pensar com antecedência, bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  11. Já comecei a fazer compotas para o Natal!

    ResponderEliminar
  12. Joana, E já experimentou congelar fruta para fazer as compotas mais perto do Natal ou quando tiver mais disponibilidade? Receio que não resulte.

    obrigada
    Cristina

    ResponderEliminar