segunda-feira, 18 de julho de 2016

Organização e Arrumação de Roupas de Casa e Aproveitamento de Espaço


Desde que mudei de casa - e já fez um ano - muitas são as perguntas acerca da questão da arrumação e organização das roupas. Desde que falei sobre o nosso espaço de lavandaria /sala de sujos, que me têm cada vez mais enviado mails para falar acerca da organização da roupa.
Ora bem. Como vos tinha dito, a roupa depois de seca é separada em 4 cestos: a nossa, a roupa de cada um dos miúdos e a roupa de casa. E depois de passada existem também 4 tabuleiros diferentes onde a roupa é colocada. Tudo isto porque simplifica imenso na hora de arrumar. Levam-se assim cada um dos tabuleiros de roupa para o sitio correspondente para arrumar:
  • o tabuleiro com a roupa passada do Zé Maria para o quarto do Zé Maria onde é arrumada, a do António para o quarto do António onde é arrumada, e a nossa para o nosso quarto onde é arrumada.
E a roupa de casa? Na nossa casa antiga - que apesar de ser um t2 tinha imensa arrumação - tínhamos um armário no hall de entrada, em frente à despensa e onde arrumávamos uma parte da roupa de casa, como toalhas de casa de banho, tapetes de wc e passadeiras de cozinha e toalhas e individuais da mesa de jantar. Os cobertores, edredons e roupa de cama eram arrumados no topo do nosso armário no quarto, e também debaixo na nossa cama, que é um sommier com espaço de arrumação. As toalhas e panos de cozinha, luvas de forno, toalhas e individuais de todos os dias estava tudo no armário despenseiro da cozinha que tinha umas belas gavetas e onde cabia tudo isso.
Com a mudança de casa, e com mais espaço de arrumação, toda a roupa de casa passou a ser arrumada numa das divisões do sotão, a que usamos também como quarto de hóspedes.
Nessa divisão  - que é de excelente tamanho -  existe um armário embutido, obras dos antigos donos. Nós colocamos uma cama, duas mesas de cabeceira, uma arca de viagem e uma cómoda antiga, móveis que herdei da avó, e acabei com uma divisão ainda assim cheia de espaço. 


O sotão tem um pé direito excelente, e acabamos por decidir que a parede com o pé direito mais baixa merecia a todo o seu comprimento, uma fileira de armários com gavetas para arrumar a roupa de casa, e assim ficar tudo junto, separando apenas as coisas por módulos.
Depois de alguns orçamento, colocar gavetas a todo aquele comprimento (estamos a falar de pouco mais de 6 metros) não iria ficar nada barato.
Como sabem sou grande fã do IKEA e fui procurar outra solução, que rapidamente se tornou a minha favorita.  No quarto dos miúdos temos cómodas brancas simples, de 4 gavetas brancas, do modelo Malm. Decidimos (por causa da altura do pé direito e ter espaço para mexer bem nas gavetas) comprar algumas cómodas iguais, também brancas, mas de 3 gavetas, e colocá-las a todo o comprimento. No total leva 8 cómodas, o que dá um gasto de cerca de 400€, bastante menos do que pedir ao carpinteiro para fazer algo “à medida”, com a vantagem de a qualquer altura as pudermos mudar de local e alterar novamente o espaço.
Não investimos os 400€ todos de uma vez. E estamos a comprar as cómodas aos poucos. (Neste momento já temos 6, mas ainda nos faltam duas para terminar todo o comprimento do sótão).
Custa menos assim, e vamos comprando de cada vez que temos de nos deslocar a Lisboa ou ao Porto. É certo que se houver espaço vem sempre uma cómoda...



E o que tenho arrumado por lá? As toalhas de casa de banho, os tapetes, as passadeiras da cozinha, os lençóis, cobertores e edredons, colchas, toalhas de mesa para as ocasiões especiais (as bordadas e com rendas que apenas uso ocasionalmente). 
Portanto, tudo o que é roupa de casa vai no tabuleiro correspondente para o sotão e é arrumado nas gavetas correspondentes.
O armário embutido que lá existe é onde guardo os fatos do Miguel, e os vestidos dos casamentos, roupa que raramente uso, e que escusa de estar a ocupar espaço no closet. Guardo depois dentro de capas plásticas proprias, uma vez que é roupa que estou meses (se não anos) sem usar.
A cómoda antiga também tem espaço. Uma das gavetas é para os “hóspedes” poderem guardar a sua roupa ou outros objectos pessoais, e as restantes é onde tenho algumas peças bordadas pela minha avó - que eu herdei e raramente uso, bem como toalhas de ws bordadas, que podem ser muito bonitas, mas são coisas que actualmente mal de usam.
Nas cómodas de arrunação há ainda espaço para guardar outras coisas que não se usam com frequência e até coisas dos miúdos.
Há no entanto algumas excepções que não são arrumadas no sótão, mas sim na cozinha por razões obvias e práticas: os panos e toalhas de cozinha, os individuais e toalhas de todos os dias, aventais e luvas de forno.
O que é certo é que antes de subir ao sotão, o cesto da roupa de casa faz uma paragem na cozinha....

Acabamos a aproveitar uma divisão para algo mais que um simples quarto de hóspedes - que diga-se de verdade é apenas usado ocasionalmente - e temos assim, sem interferir com outros usos, imenso espaço para arrumar separadamente e organizadamente a roupa de casa e outras coisas menos usadas.
A vantagem das cómodas é, como já disse, em qualquer altura poderem ser reorganizadas noutro espaço e com outra utilidades, se e quando me der na cabeça mudar a disposição que a casa tem atualmente. 
Cada um com a sua mania de organização (principalmente em função do espaço disponível). E em vossas casas, como é que organizam as roupas? Sugestões são sempre bem vindas. Deixem-nas na caixa de comentários.


10 comentários:

  1. Na minha casa, que é apenas um apartamento, tenho dois roupeiros que mandei fazer, onde guardo justamente as roupas de casa (cama e toalhas num dos armários) e no outro as toalhas de mesa e essas coisas assim, como guardanapos, aventais e rodilhas para pendurar no avental quando estou na cozinha. Nas gavetas da cozinha guardo os panos da louça, toalhas de mão da cozinha, pegas e coisas do género.

    Num dos armários tenho ainda a tábua de passar, o ferro, o alguidar da roupa lavada e o tabuleiro da roupa passada. E no outro armário tenho os casacos de inverno, gabardinas e etc:

    Se tivesse uma lavandaria como a sua, e um sótão, a arrumação seria outra, mas como somos só dois, o espaço chega bem.

    ResponderEliminar
  2. Gostei da sua ideia e vou usar uma desses móveis brancos para guardar na casa de banho grande os toalhões de banho e toalhas de rosto do dia-a-dia

    ResponderEliminar
  3. Belo quarto de sotão,enorme e que dá imensa arrumação! eu como vivo num apartamento com 4 quartos,mas só um é grande que é o meu e do marido,os outros são mais pequenos,mas quando fiz obras na casa em 3 quartos mandei fazer roupeiros embutidos na parede,que foram preparadas para o efeito,têm portas de correr que assim não ocupam espaço ao abrir. Neste momento somos 3 cá em casa,mas mesmo assim tenho a casa cheia,o prédio não tem arrecadações o que é uma pena,pois faz imensa falta!gosto da sua organização da casa e das roupas! beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Eu também me mudei, há pouco mais de um mês, de um T2 para uma moradia e fiz questão de ter uma lavandaria, aliás este foi para mim um ponto fundamental na escolha a nova casa. A lavandaria fica ao lado da cozinha e é o sítio da roupa suja, dos detergentes da roupa e da casa, das vassouras/aspirador e de todos os acessórios de limpeza. Mas é também o local onde guardo os tapetes da casa de banho ou outros tapetes/pequenos que utilizo pela casa e as almofadas das cadeiras de exterior. Também estou a pensar montar um esquema de cestos para separar a roupa assim que é apanhada/passada. Outra das particularidades da minha lavandaria é que tem uma conduta que vem diretamente de uma das casas de banho superiores onde posso colocar a roupa suja sem ter de andar a subir e a descer as escadas, basta deita-la na conduta e ela vai diretamente para a lavandaria.

    As toalhas da mesa da sala de jantar estão numa gaveta da sala (são toalhas grandes, normalmente só utilizadas quando há festas) as toalhas mais pequenas, que servem na mesa da cozinha, estão numa das gavetas da cozinha, juntamente com os panos da cozinha, os aventais e os individuais. As luvas e pegas estão noutra gaveta da cozinha, mesmo em frente ao fogão que é onde elas são mais necessárias.

    As restantes roupas de casa estão arrumadas no quarto de hóspedes, que tem um roupeiro grande dividido em 4 partes e uma cómoda alta (4 gavetas largas + 2 estreitas). Os lençóis estão nas gavetas largas da cómoda (1 gaveta por quarto). As gavetas pequenas servem para guardar pequenos panos bordados e outros mimos. Uma das partes do roupeiro tem prateleiras de alto a baixo e serve para guardar cobertores, edredons, colchas e também todas as outras roupas de casa que não estão a uso. Para além disso em cada quarto há um cobertor (no roupeiro) para estar mais à mão nos dias de maior frio. Do restante roupeiro, uma parte (mais pequena) está reservada para os hóspedes, as restantes, uma é para mim outra para o meu marido e serve para guardar os casacos de inverno, e aquela roupa/sapatos/malas que só se utiliza em dias especiais ou é simplesmente pouco utilizadas e também aquela que só guardamos como recordação, como a roupa do nosso casamento.

    As toalhas da casa de banho estão dividias pelas diversas casas de banho, exceto os toalhões que ocupam muito espaço e estão provisoriamente no meu quarto, num roupeiro estreito de prateleiras, até encontrar um lugar melhor.

    Sou uma leitora assídua, que não costuma comentar. Estou a gostar muito de acompanhar esta nova fase de mudança de casa.

    Lia

    ResponderEliminar
  5. O quarto ficou lindo! É mesmo um quartinho de sótão. Cá em casa também temos uma lavandaria (muito pequena, antiga casa-de-banho, que remodelámos) onde colocamos a roupa para lavar e para passar. Para as roupas de cama e toalhas de banho, construímos um armário que fica no 2.º andar junto aos quartos e ao wc. No nosso blog partilhámos a sua construção. Podem vê-lo, já pronto, aqui: http://cinquentaedois.com/2016/05/07/o-nosso-armario/

    ResponderEliminar
  6. Adorei,....o quarto de hospedes ficou fantástico. Pede o transporte e a montagem do ikea serem caras, pois nem todos sabemos montar este tipo de móveis,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  7. Deixa-me dizer-te q ADOREI o quarto de hóspedes! Principalmente o tecto e paredes em madeira :) Com espaço p arrumar, a história já é outra e acho q isso faz imensa diferença numa casa q se quer arrumada e minimamente organizada :) E o IKEA é perito nessa area! Tal como tu és a nossa 'adviser' nesta coisas :) Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  8. Meu Deus, como te invejo o espaço e a organização! A organização e arrumação da roupa é precisamente o nosso calcanhar de Aquiles. A casa é pequena demais para cinco pessoas, não conseguimos esticar o espaço....

    ResponderEliminar