sexta-feira, 22 de julho de 2016

Pão nosso de cada dia e sempre à mão




Já aqui falei dezenas de vezes que cá em casa são poucas as vezes que compramos pão. Não que não se coma bastante, mas porque prefiro, por vários motivos, o pão que fazemos em casa. Um dos motivos é mesmo este, de podermos saber o que leva o nosso pão. Pão é farinha, água, sal e fermento. Todos os aditivos extras que vemos habitualmente no pão (a não ser quando conseguimos comprar verdadeiro pão de fabrico artesanal) são completamente dispensáveis.
Depois porque com a receita certa, fazer pão é a coisa mais simples do mundo, e podemos ir alterando ao nosso gosto pessoal.
Cá em casa, as torradas, sempre ganharam ao pão fresco. E temos sempre preferência por pão de fatia, do que o habitual papo-seco (ou bico ou carcaça ou bijou....)
Durante alguns anos, a máquina de pão foi usada e abusada. Até que um dia descobri a receita que mudou a minha vida.
Nunca mais fiz outra receita de pão. Gostei tanto desta receita que a faço pelo menos duas vezes por semana, e vou apenas variando a segunda farinha: uma vez é com farinha de centeio, outra com farinha integral, ou trigo sarraceno ou ainda espelta, ou aveia ou germen de trigo. Pode ou não levar sementes e até já experimentei colocar nozes. Sempre com a mesma receita e sempre a variar no pão. 
Quem me ensinou esta receita foi a Titá, e é por isso que para mim será sempre o pão da Titá, e é com esse nome que aparece no blogue “As Minhas Receitas”. E sou de tal maneira fã, que tinha mesmo de colocar esta receita no último livro, já com algumas pequenas alterações e simplificações que tornam a receita ainda mais simples e rápida. (Tal como a partilho aqui)
A receita fica bastante económico, principalmente se evitarem as farinhas mais dispendiosas (como a espelta e o trigo sarraceno), e não demora mais de 2 minutos a preparar. Depois é levedar no mínimo 1h, e depois cozer em forno quente cerca de 45 minutos. Aproveito sempre o dia de fazer pão para fazer o jantar ou o almoço também no forno, ou um bolo e assim aproveitar o facto de o forno estar quente.
Depois de arrefecido corto todo o pão em fatias. Deixo algumas no saco de pão para consumir nesse dia e no seguinte, e as restantes fatias congelo porque,  não tendo aditivos nem conservantes, o pão ganha bolores com mais facilidade. Como gostamos dele torrado pela manhã, sai diretamente do congelador para a torradeira.
Quando já estamos nas ultimas fatias é sinal que é altura de fazer mais.
Cá em casa fazem-se em médio 2 por semana!
Quem mais é adepto de pão feito em casa? Como o conservam para ter sempre à mão? 
Se ainda não fazem pão em casa, desafio-vos a fazerem pão para este fim de semana! Tenho a certeza de que vão ficar fãs!

Pão da Titá
Ingredientes:

420g de farinha de trigo normal (sem fermento)
80g de ou farinha integral, ou farinha de centeio ou farinha de trigo sarraceno, ou germén de trigo ou flocos de aveia….
sementes a gosto (opcional)
420ml de água tépida
1 colher de chá de sal fino
1/2 saqueta de levedura seca (cerca de 5g)

Preparação:

Numa taça coloque as farinhas e as sementes, se usar, e misture. Abra uma cova ao centro e acrescente o sal, a levedura seca e a água. Misture tudo com uma colher de pau. - É só misturar durante uns segundos até tudo estar ligado. Não é preciso amassar. (Atenção que a massa fica mole e húmida, mas é mesmo assim). Tape com um pano limpo e deixe levedar pelo menos uma hora  - (pode ser de um dia para o outro).
Ao fim desse tempo ligue o forno a 200ºC e coloque lá dentro também a aquecer ao mesmo tempo um tacho de barro ou pirex com tampa. (Tem de ter tampa! É um pormenor importante!)
Cuidadosamente retire então o tacho quente do forno e coloque no fundo um pouco de farinha. Verta para dentro do tacho a massa, polvilhe com um pouco mais de farinha e tape o tacho com a tampa voltando-o a colocar no forno quente. Deixe cozinhar cerca de 30/35 minutos. (O facto de cozinhar num tacho previamente aquecido e tapado, vai criar a humidade necessária para formar uma crosta, não sendo necessário borrifar o forno com água para criar essa humidade extra!)
Ao fim desse tempo retire a tampa e deixe cozinhar mais uns minutos para ganhar uma crosta mais dourada.
Retire o tacho do forno, desenforme o pão e deixe arrefecer sobre uma grelha antes de cortar em fatias.

19 comentários:

  1. Que bom aspecto! Alguma dica em relação ao tamanho do tacho de barro ou do pirex? Obrigada. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, cerca de 25cm de diametro mais ou menos!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. espetacular :)
    Joana, se eu quiser fazer na máquina de fazer pão, qual é a ordem dos ingredientes?
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta receita não dá para adaptar à maquina de pão. É um pão sem amassar e tem de ser cozido conforme explicado na receita, na caçarola com tampa.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  3. Por cá também fazemos pão em casa, ainda à moda antiga (pelo menos seguimos a forma como a minha avó fazia) e em forno de lenha :) é uma tentação quando sai do forno!!!
    Para o conservar, porque realmente é como diz, não tem conservantes e estraga-se mais depressa, congelamos (umas vezes inteiro outras vezes já fatiado).
    O pão feito em casa, mesmo feito na máquina, não tem nada a ver com o que agora se compra que está cheio de fermento e aditivos artificiais!!!
    Um destes dias faço esta sua receita ;) já a tinha visto no livro ;) numa versão com farinhas diferentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Posso pedir a receita da avó? (se for segredo da família, não tem mal ;)) obg

      Eliminar
    2. Não tem segredo mesmo nenhum ;) cá vai (atenção que fazemos sempre 10kg de farinha para dar mais pão, por isso as quantidades têm de ser acertadas para 1kg ;)): 1kg de farinha sem fermento, 1/4 de quadradinho de fermento fresco (compramos no lidl ou aldi - se quiser usar levedura seca ponha 1 colher de sopa), chá de erva doce morno e 1 colher de chá de sal.
      Comece por dissolver o fermento num pouco do chá, adicione 100g de farinha, misture e deixe levedar por 1 hora.
      numa taça coloque a restante farinha e o sal e adicione o a mistura anterior. Amasse e vá colocando chá morno até a massa dar o ponto (até poder fazer uma bola que não se cole às mãos). Deixe levedar por 1hora.
      Molde duas bolas e leve a cozer.
      PS: o chá de erva doce é opcional... é só mesmo porque aqui na casa da avó todos gostavam ;) pode sempre usar só a água morna.
      Espero ter ajudado e que goste (pode visitar-me em http://acucarsal.blogspot.pt/)

      Eliminar
  4. Cá em casa fazemos o pão na maquina do pão, e de vez em quando no forno de lenha, amassado em alguidar de barro (fica logo com outro sabor), variamos a receita, ora pão com sementes, ora pão branco, ou pão integral! Como sou doente auto-imune, e quero ir tirando o gluten, já experimentei fazer pão sem gluten, e ficou bom :) no seu dia-a-dia, já experimentou receitas sem gluten? Ainda hoje estive com o seu livro, uma verdadeira tentação, e como sempre, muito bem escrito, e muitos truques!!Parabéns, sucesso

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Apesar de parecer simples, pode publicar um vídeo desta receita?
    Tenho o mesmo dilema com a lista interminável de aditivos que o pão do supermercado tem, e da única vez que tentei fazer pão em casa a coisa não correu bem...
    Obrigada pela partilha constante, e Parabéns pelos blogs, conquistas e sucessos!
    Rita

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana
    A sua receita e de facto óptima. Depois de a descobrir no seu livro comecei a fazer dois por semana . Quando diz que o pão vai diretamente a torradeira, primeiro usa o botão de descongelar e depois torra as fatias, ou basta a função descongelar?
    Obrigada,
    Rita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, sem prejuízo de vir a obter resposta da Joana, sempre que tenho pão congelado em fatias sai diretamente do congelador para a torradeira, na função normal de torrar. Não é preciso fazer descongelação. Fica bem estaladiço.
      Boas receitas, F.

      Eliminar
  7. Olá Joana,
    Cá em casa há já alguns anos que faço pão em casa, (mais precisamente desde que tenho a Bimby).
    Também faço o pão, corto em fatias e congelo.
    Também vou variando as farinhas integrais de trigo ou centeio e também uso as sementes.
    Estando o pão a acabar, vou fazer esta sua receita do Pão da Titá, porque acho que não dá muito trabalho e leva metade do fermento que normalmente uso.
    Prometo que depois venho informar do resultado...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      Aqui venho eu dar feedback do Pão da Titá que fiz este fds.
      Um sucesso!...
      Dá o mesmo trabalho a preparar que quando faço na Bimby, com a vantagem de usar menos fermento. Fiz num pirex com tampa e saiu inteirinho, sem pegar no fundo nem de lado.
      Resultado:.... A repetir sem dúvida.
      Obrigada Joana e Titá, pela partilha...
      Bjs,
      Teresa C.

      Eliminar
  8. Cá em casa tb há o hábito de fazer o pão que se consome, ora na MFP ora à mão. Controlamos o tipo de farinha, a quantidade/tipo de fermento, a quantidade de sal/açúcar, enfim, é muito mais saudável! E o método é o mesmo: fazer um pão, deixar arrefecer, cortar em fatias e congelar para se comer torrado durante a semana. Mas hei de fazer esta tua sugestão, pois já fiquei curiosa desde q a publicaste no teu blog :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  9. Já fiz várias vezes. Dá sempre certo. Uma vez fiz com gérmen de trigo e acrescentei pequeninos quadradinhos de chouriço. Servi cortado em tiras junto com as entradas em um almoço com amigos. Parecia uma broa caseira. Fez muito sucesso.

    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde,
    Em relação ao aquecimento do tacho e barro, coloca quanto tempo no forno antes de colocar a massa?
    Vou experimentar fazer porque parece delicioso.

    Obrigado pela partilha.

    Olga Lopes

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana,

    Experimentei e ficou bom e bonito por cima. Mas, na hora de desenformar agarrou-se em baixo e de lado. Pode ser por ter pouca farinha? Se colocar papel vegetal ajudará? :(
    O que acha?

    Obrigado desde já.

    Olga Lopes

    ResponderEliminar
  12. Vou levar a receita comigo,....adorei a receita!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar