Uma das minhas mais recentes “manias” foi começar a substituir algumas das caixas plásticas mais antigas por recipientes de vidro, para acondicionar comida e sobras das refeições.
Há várias vantagens. Para não falar da questão para a saúde, e de algumas questões que se têm levantado em relação à libertação de substâncias perigosas que o plástico pode libertar para a comida, principalmente quando a colocamos quente nos recipientes ou quando aquecemos a comida no microondas em caixas plásticas, há outras vantagens.
O vidro é muito mais simples de lavar. Sou só eu que tenho um “trauma” com caixas plásticas e alimentos gordurosos? São muito difíceis de lavar, e mesmo com um bom detergente e água quente ou mesmo na máquina, nem sempre ficam bem desengorduradas. Com alguns alimentos, ficam manchadas e essa coloração não sai com grande facilidade.
Mesmo que não tenham por habito aquecer a comida (sobras ou a marmita) nas caixas plásticas, se tiverem de colocar num outro recipiente próprio, estão a sujar o dobro da louça: a caixa plástica e o recipiente para aquecer e ir à mesa.
Aos poucos vou comprando algumas caixas de vidro com tampa.
Para colocar a sopa e as sobras das refeições que sei que vou acabar por aquecer. Vai direto do frigorífico para a mesa. Menos louça para lavar, e uma caixa de vidro transparente não fica mal em lado nenhum. Os recipientes de vidro tE^m ainda outra vantagem. Sendo transparente, facilmente sabemos o conteúdo, sem ter de as abrir todas até encontrarmos o que queremos.
Tenho também outras caixas de vidro, em pirex que têm outra vantagem. Quando faço comida para congelar, consigo depois colocar do congelador direto para a forno e daí para a mesa, mas atenção que estas têm de ser próprias para levar ao forno (têm de ser pirex ou equivalente).
Continuo a usar as caixas plásticas - até porque tenho imensas- mas uso-os para alimentos que “frios”, para coisas que não são de aquecer.
Há depois outra vantagem é que o vidro é um material melhor para o ambiente!
(São é um bocadinho piores para a carteira, mas tenho apanhado promoções jeitosas e vou aproveitando para fazer esta mudança aos poucos!)
Mais alguém está a preferir os recipientes de vidro em relação aos plásticos?
Também tenho feito essa substituição. Sobretudo pela questão da saúde. O problema é mesmo o preço...
ResponderEliminarOlá Joana!
ResponderEliminarPelas razões que indicasse e porque o plástico leva derivados do petróleo no fabrico://, o ano passado fiz limpeza radical nos plásticos e comprei várias caixas pirex com tampa :)
Adoro! Têm apenas o inconveniente de não vedarem tão bem para transportar. Mas vale a pena a mudança!!
Beijinhos
Existe no mercado umas caixas de vidro da luminarc que vedam muito bem. a tampa tem 4 "garras" e funcionam mesmo. Para mim o inconveniente, para alem do preço é a fragilidade das "garras", mas eu tenho destas caixas e a verdade é que nada se partiu :D
EliminarNo Ikea encontra umas de vídeo com abas que fecham bem
EliminarOlá Joana!
ResponderEliminarEste texto poderia ser escrito por mim eheh. A 100% de acordo. O plástico é super difícil de lavar (principalmente se foram alimentos gordurosos), desgasta-se facilmente e os alimentos aquecidos nos recipientes deste produto ficam com um sabor esquisito. Prefiro o vidro, de longe, desde há muitos anos. Tenho recipientes de plástico, mas é raro usá-los para armazenamento/conservação. Normalmente uso-os para lavar alimentos ou como "balde do lixo" de bancada :). Não sei se é "pancada", mas mesmo em alimentos frios, se estiverem muito tempo no recipiente, sinto o sabor do plástico.
Beijinhos
Vânia
Eu já fiz essa mudança. Também embirro com os plásticos e sua lavagem. Mas não me desfiz de tudo que é plástico até porque dão jeito para levar para fora.
ResponderEliminarE não só pelas razões que indica. O sabor dos alimentos guardados em tupperwares fica alterado. Quando guardava a sopa em tupperware e a aquecia no dia seguinte, sabia-me a tupperware! No pirex isso não acontece.
ResponderEliminarPorque aquecia no taparware e não num prato de vidro para ir ao microondas :)) Não era assim? Se aquecia fora do plástico e ainda sabia a ele... é estranho.
EliminarConcordo com tudo!! Ultimamente uso os de plástico para congelar o pão ralado aromatizado e pouco mais. A primeira mudança foi com a sopa que ficava sempre a saber ao plástico! Também uso uma grande em plástico para demolhar o bacalhau - ponho sempre nessa a demolhar e no frigorífico. Mais nada!
ResponderEliminarTambém vou comprando aos poucos, especialmente em promoções. Numa loja sueca que a Joana tb adora, os individuais pequenos não são caros e são óptimos para guardar a sopa dos miúdos em doses!
ResponderEliminarBeijinhos
Marlene
Preciso sempre de muitas caixas, mas por uma questão cada vez mais ambiental (enquanto comprar plásticos, vão ser mais produzidos), uso cada vez mais loiça! As refeições de um tacho só, ajudam-me a sujar menos loiça. Evito ao máximo aquecer no micro-ondas, mas quando preciso, só em loiça, nunca em plástico.
ResponderEliminarEu também tenho alguns destes recipientes de vidro, e comprei-os inicialmete por causa de congelar refeições de forno que fazia a mais e depois tinha sempre no congelador pronto para ir ao forno naqueles dias mais cheios ou de preguiça, são realmente muito práticas e bonitinhas. Actualmente já tenho umas mais pequenas para conservar alguma coisa no frigorifico, só que os plásticos continuam em maioria em casa e muitos deles ainda bons que não tenho coragem de me desfazer deles, agora só quando se forem estragando é que vou substituindo pelos de vidro. A meu ver os de vidro só tem um se não... são um pouco mais pesados e um pequeno descuido pode partir.
ResponderEliminarBeijinhos
Olá Joana,
ResponderEliminarEu só aqueço no microondas em recipientes de vidro. A comida que sei que vou necessitar de aquecer e levar à mesa sem ser directamente no prato, guardo-a logo em recipientes de vidro. A que vou aquecer no microondas em doses individuais (directamente no prato), tanto faz onde guardo (porque não a aqueço no recipiente original) e por isso uso normalmente os recipientes de plástico. Quanto a alterações de sabor, nunca notei diferença nenhuma. Quanto aos tupperwares gordurosos, que também detesto, lavo-os sempre na máquina e saem sempre impecáveis, sem gordura nenhuma! Os recipientes de vidro são claramente mais amigos do ambiente, e uso alguns, como referi, mas como tenho tantos tupperwares originais (daqueles que duram uma vida sempre impecáveis) custa-me estar a substituí-los.... seria um desperdício ainda maior!
Vidro sem dúvida è muito melhor
ResponderEliminarConcordo com a opçao pelo vidro, mas também tenho tanta caixa plástica que terei que esperar que desapareçam. E a minha velha e amarelada tupperware para a sopa... na medida certa e a vedar há 20 anos.
ResponderEliminarTambém uso sempre de vidro! Até porque as de vidro vão à máquina, o que dá um jeitaço do caraças ;)
ResponderEliminarUm beijinho,
http://obiquinidourado.blogspot.pt/
Pensei nisso precisamente esta semana. Tenho mesmo de substituir os plásticos pelos vidros. Sinceramente não pensei muito em questões ambientais, mas sim na saúde e porque falas-te precisamente numa coisa que me incomoda: a gordura e a lavagem. Para além disso, parece-me que ficam sempre com um odor diferente.
ResponderEliminaraos poucos vou substituindo.
Um beijinho
Vidro, sem sombra de dúvida. Não deixam gosto na comida, lavam-se facilmente e quanto menos plástico na nossa vida, melhor. Ainda tenho umas 3 ou 4 de plástico mas são para por fiambre e queijo e coisas assim.
ResponderEliminarAs minhas de vidro são do IKEA (pesaditas para a carteira, mas muito boas) e de promoções que vou apanhando nos hipers.
Bj
Estou a mudar todos os meus de plástico para vidro. Parece mais higiénico, é transparente e a comida sabe a comida, não a plástico. O único inconveniente do vidro é o peso e a fragilidade. Ainda assim, os benefícios compensam.
ResponderEliminarBeijinho,
Vanessa
eu comprei umas no continente , para esse efeito, congelar e depois levar ao microndas, mas quando cheguei a casa li na embalagem que nao deve mudar temperatura assim radical. Ou seja nao as posso tirar do congelador e meter no microndas. sendo assim nao tem qualquer utilidade para o efeito que queria :(
ResponderEliminarSei que ir ao forno é diferente...
Olá Joana, eu fiz obras na cozinha e aproveitei para trocar algumas coisas tais como faqueiro e substituir todas as caixas de plástico por vidro. Comprei no Continente 4 conjuntos de 3 caixas cada, muito boas a 15€ cada conjunto, e são grandes, quadradas. Muito giras
ResponderEliminarOlá Joana, eu fiz obras na cozinha e aproveitei para trocar algumas coisas tais como faqueiro e substituir todas as caixas de plástico por vidro. Comprei no Continente 4 conjuntos de 3 caixas cada, muito boas a 15€ cada conjunto, e são grandes, quadradas. Muito giras
ResponderEliminarBom dia, a ideia é boa mas uma vez preparei o jantar no pirex deixei no frigorífico e depois coloquei direto no forno, pois.... o pirex estalou todo, por isso não sei se é possível colocar direto do congelador para o forno, penso que poderá acontecer o mesmo.
ResponderEliminarBeijinho,
Isabel Paixão
Isabel,
EliminarNem todas as caixas de vidro para acondicionar alimentos são pirex. Algumas são apenas vidro, e podem ser usadas para congelar, aquecer no microondas ou estar no frigorífico, mas não podem de todo ser levadas ao forno. Normalmente está escrito nas indicações de cada caixa. Eu tenho de umas e de outras. As de pirex, que são as que podem ser levadas do congelador ou frigorífico para o forno, são bastante mais caras que as apenas de vidro, mas vale a penas ter uma ou duas para essa utilização específica.
Provavelmente a que utilizou não era mesmo pirex, pois se fosse isso não teria acontecido. (E se era é uma reclamação ao fabricante porque o pirex é preparado para essa utilização do frio para o forno!)
Um beijinho,
Joana
Oi Joana, por aqui também dou preferência aos potes de vidro. Apesar do preço, são mais higiênicos, melhores para lavar e não ficam com cheiro.
ResponderEliminarAinda tenho uns potes plásticos, mas esses deixo para armazenar alimentos que não serão levados ao microondas.
Abraço
Os hábitos «antigos» (anteriores ao consumismo em massa) são quase todos sem excepção mais saudáveis. Antigamente (anos 80) tudo o que era garrafa vinha em vidro. àguas, refrigerantes, até cerveja. TUDO. Depois surgiu o plástico e... os iogurtes passaram a ser em plástico, as comidas congeladas, tudo!!
ResponderEliminarÉ claro que o ambiente agradece TUDO o que não seja plástico. Mas a indústria ganha dinheiro com material leve e barato. E o vidro é moroso, é mais nobre. E mais caro. Daí não existir real interesse da maioria em voltar ao vidro.
É claro que vidro é melhor mas tem o inconveniente de ser mais pesado e de se quebrar caso caia ao chão. Quando se tem um plástico até se atira para o fundo do saco e não se pensa mais nisso. E transporta-se com mais facilidade para todo o lado. Já o vidro, até para lavar, quando são aqueles pirex enormes de assados no forno, por exemplo, dão um trabalhão só a virar e esfregar, devido ao peso. Mas concordo que desengorduram muito melhor. E são mais amigos do ambiente, devia-se regredir ao seu uso o máximo que se conseguir. Eu até aprecio a garrafa de leite em vidro!
Sem dúvida o melhor. No meu caso quero substituir o plástico pelo vidro, principalmente quando guardo sopa, que normalmente azeda mais rápido no plástico.
ResponderEliminarNunca gostei dos potes de plásticos, porque o plástico tem memoria e guarda cheiro de tudo. Aqui no Brasil encontramos muitos potes de vidro bem mais em conta do que as "famosas" tupperware.
ResponderEliminar