quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Presentes de Comer: Curd de Laranja e Mistura de Scones num Cabaz Doce Perfeito para um Lanche!


Depois de uma sugestão salgada, hoje voltamos às coisas doces. Um pequeno “cabaz” para ser usado num lanche! Um delicioso curd de laranja, e uma mistura de scones (à qual não se devem esquecer de juntar o modo de preparação). Podem ser usados juntos ou não. O curd também pode ser usado como cobertura de bolos, como recheio de crepes e panquecas, ou ainda como uma mousse, se lhe juntarmos natas batidas.
A mistura de scones pode ser usada de qualquer maneira. Em vez do curd podem juntar uma compota e até uns pacotinhos de chá. Podem colocar a mistura em sacos de celofane, latas reutilizadas, frascos de vidro ou outro recipiente bonito.
Depois é colocar tudo num saco ou caixa e decorar a gosto. Mais uma vez vos sugiro que não se esqueçam de juntar um cartãozinho com diferentes utilizações do curd de laranja.
A mistura dos scones pode ser preparada já para oferecer no natal. Quanto ao curd, sugiro fazerem mais perto do natal e guardarem no frigorífico até oferecer. Poderão, no entanto fazer já e pasteurizar. Deixo ao vosso critério.
E aos poucos os presentes de comer começam a ganhar forma!



Curd de Laranja:

Ingredientes para 1 frasco:

Sumo e raspa de 1 laranja
4 gemas
100g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e a manteiga partida em pedaços pequenos.
Leve o tacho a lume brando, mexendo bem até a manteiga e o açúcar estarem derretidos.
Entretanto bata as gemas e junte-as à mistura anterior. Em lume brando e sem parar de mexer, vá mexendo até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher.
Retire do lume e coloque o curd num frascos previamente esterilizado. Deixe arrefecer e guarde no frigorífico onde se conserva em boas condições durante algumas semanas.
Sirva com gelado de baunilha, com crepes ou waffles ou como recheio e cobertura de bolos.


Mistura de Scones:

Ingredientes para 1 frasquinho (cerca de 8 scones):

200g de farinha
40g de açúcar
1 colher de chá de canela (ou raspa de limão)
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Junte todos os ingredientes e coloque num recipiente 
Para preparar os scones: (Escreva a receita num bonito cartão e não se esqueça de a oferecer juntamente com a mistura anterior)

Acrescente a esta mistura 1 ovo batido, 6 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de óleo vegetal, amassando bem. Tenda bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado. Leve a forno quente durante 10 a 15 minutos. Sirva quentes com manteiga ou compotas.

4 comentários:

  1. Olá Joana. Obrigada pelas ideias. Duas perguntas: a farinha dos scones é com ou sem fermento? e o curd, tanto de laranja como de limão, quanto tempo acha que aguenta sem pasteurizar?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Já ofereci mix de scones e bolo no frasco, mas como tenho imensas compotas p dar, vou 'roubar' este teu mix. Thanks again! Bjinhos e bom feriado (vou montar a minha xmas tree!).

    ResponderEliminar
  3. Esse calendário do advento é de onde? O ano passado vi um engraçado na Zara Home mas esse é muito lindo :)

    ResponderEliminar