quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Organização: Duas dicas que nos ajudam a ser mais eficientes


Muito me têm pedido que descreva a maneira como organizo as várias coisas cá de casa. Da ultima vez que aqui escrevi, falei acerca da organização dos jantares da semana, em volta da ementa semanal e da lista de compras. Volto a dizer: sermos organizados e metódicos é “meio caminho andado”. Claro que nos obriga a despender algum tempo na organização e a encaminhar tudo, mas por um par de horas, conseguimos ficar com a semana encaminhada, pelo menos nesse ponto.

Nesta última semana, por exemplo, em que tenho tido o António doente, e tenho tido menos disponibilidade para estar na cozinha, pois ele tem estado muito mole e só quer mimos e atenção, muito me tem ajudado ter tudo orientado....

Da ultima vez escaparam-me duas pequenas dicas que estão relacionados com esse tema, e que eu acho também importantes.
Uma é ter um local onde podemos anotar os ingredientes em falta em casa para quando formos às compras não nos esquecermos de nada. Eu tenho um pequeno quadro branco afixado na porta do frigorífico. Pode não ser a coisa mais bonita do mundo, mas é simples e eficaz. À medida que os ingredientes vão ficando em falta - quando abro a última embalagem de manteiga, de rolo de cozinha, de arroz.... - anoto no quadro. Antes de ir às compras basta copiar para a lista de compras os elementos em falta e acrescentar as outras coisas.
Agora tenho usado este pequeno quadro branco, mas também já tive uma lista de compras que também se afixava ao frigorífico com um iman e da qual se iam tirando diretamente as folhas para a lista de compras... Não interessa o método, mas é uma forma eficaz de não nos esquecermos de nada e de sermos realmente mais organizados.



Outra pequena dica de que queria falar, tem a ver com a carne picada. Ultimamente muito se falou sobre este assunto, e da falta de qualidade da carne já picada à venda na maioria dos talhos... Há muito tempo que a carne picada que compro é escolhida por mim e picada à minha frente. Principalmente porque gosto de escolher a carne e o tipo de corte. Para picar gosto de carne de estufar com alguma gordura. Costumo comprar cerca de 1 kg. Desse 1kg peço sempre para me fazerem 4 hamburgueres (que fazem no talho só com carne e usando um adaptador próprio na máquina de picar). Por isso é que gosto que a carne tenha alguma gordura, ou ficam os hamburgueres demasiado secos. Do que sobra dos hamburgueres, cerca de 500g levo para casa para fazer bolonhesa que depois congelo em tacinhas para emergências - e para outras refeições.
Acho prático e é uma outra forma de sermos mais eficientes e organizados na cozinha. Tenho sempre hamburgueres de qualidade feitos e prontos a cozinhar, e carne picada já cozinhada que posso usar num empadão, numa bolonhesa com massa, para rechear legumes ou crepes...
Já que falamos em carne picada, não confundir esta carne com os “preparados” de carne picada à venda já embalados, e que têm na sua composição pão ralado e muitas outras coisas para além da carne. Vale a pena escolherem a carne e pedirem para picar a vosso gosto.


E deixo-vos assim mais duas pequenas dicas que me facilitam a vida. Querem partilhar alguma? São todas sempre muito bem vindas!

14 comentários:

  1. Eu confesso que sou um bocadinho esquisita com a carne picada que compro, mesmo a que peço para picarem no talho. Gosto de comprar a carne, passá-la por água e só depois picar em casa, pois já me aconteceu por 2 vezes a carne ser picada no talho e apanhar uns ossinhos ou cabelos. Sei que é raro, mas como já me aconteceu algumas vezes, prefiro assim.
    Um beijinho para si e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, não se deve passar a carne por água, uma vez que espalha bactérias pela cozinha e não tira as 'bactérias' q a carne possa ter... se for cozinhada a altas temperaturas, é o suficiente :)

      Eliminar
  2. Quando compro carne picada, é sempre cerca de dois quilos, faço almondegas, bolonhesa e hambúrguer. Peço para picar no talho e prefiro sempre a de guisar.
    Também faço sempre uma lista de comprar durante a semana, para ao sábado resolver o assunto.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,
    A minha lista de falhas na cozinha é uma prancheta(com íman) tamanho A6 com bloco de apontamentos, pequena mola e lápis, onde vou apontando as falhas na cozinha. E quando saio para o supermercado basta tirar a folha das faltas e seguir viagem. Quando o bloco acabar uso folhas recicladas.
    A carne, pico em casa e, moldo os hamburguers nesta peça da Tupperware que era da minha Mãe, mas que ainda vai aparecendo de tempos a tempos:
    https://www.tupperware.com.br/produtos/2065/BurguerExpress
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou muito organizada na casa, as vezes ate em demasia, mas acho importante para quem tem família, miúdos pequenos, e neste momento que estou a 5 semanas de ter o meu segundo rebento e a viver fora de PORTUGAL sem a família ao pe. Mas eu tenho sempre pasteis de bacalhau, croquetes, rissois de cenoura e pinhão quando nos apetece fugir a carne ou ao peixe. bacalhau desfiado para um bacalhau a braz, ou bacalhau c natas. Quanto à carne picada, sou sincera, não consigo pedir no talho, vivo em Uk, onde a carne é muito gostosa, mas qd vou ao talho a carne ja está picada e não se a máquina de picar , pois eles têm todas as máquinas sem ser à vista. Por isso compro já picada no marks and spencer. também costumo cozinhá-la e congela-la para uma pressa. Faço listas de compras sempre que me acaba um produto, mas tiro fotos pois acabo por me esquecer sempre das listas em casa, e assim no telemovel nunca mais me esqueci. Faço também uma lista do que tenho no congelador. Divido as 3 gavetas por secções ( a primeira só p o peixe - é de se notar onde vivo, conheço bem o peixeiro no mercado, único, alias na cidade onde estou, mas sempre com peixe fresco, facilita também eu ser chef num restaurante, e ele como fornecedor do peixe, só me vende tudo o que esta fresco, ainda ontem nos regalamos a comer salmonetes grandes e super frescos). A segunda gaveta só para carne. E a terceira gaveta contem muitos legumes para sopa, ( dá muito trabalho quando venho do mercado com os legumes e arranjar tudo, mas depois facilita imenso o dia a dia de muita correria) pão, feijão que cozo em casa, morangos para smoothies, e gelado (pois o meu filho de 8 anos de vez enquando pede um geladito) . Obrigada Joana adoro ler as suas rubricas e receitas. um grande beijinho e espero que o pequenino recupere rápido.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelas dicas. Nunca liguei muito a estes assuntos e agora que estou a morar sozinha estas sugestões valem ouro!

    ResponderEliminar
  6. Joana, gosto muito deste tipo de post's: informativos. :)

    ResponderEliminar
  7. Adorei o post,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Eu também uso o sistema do bloco de apontamentos específico para compras, na porta do frigorífico. Se acaba qualquer coisa, escrevesse e depois é só arrancar a folha e levar para o super.É o mais prático e mais funcional. E agora há blocos e bloquinhos para todos os gostos....
    Quanto à carne picada costumo fazer o mesmo: compro, mando picar e em casa divido, faço hamburgurese com o tal utensílio da tuperware, almondegas e seleciono alguma para fazer de bolanhesa e afins.
    Também gosto muito destes posts informativos...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  9. Eu também peço para picarem a carne e peço para picarem junto um chouriço para lhe dar mais paladar. Divido em hambúrgueres, almôndegas e o resto fica em picado para bolonhesas. Quanto à lista, também vou escrevendo à medida que noto as faltas, mas tendo o quadro branco, e para evitar estar a passar tudo para um papel sugiro tirar uma foto com o telemóvel. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Life is Sweet,
      Essa de tirar a foto realmente tb é muito boa!....
      Ás vezes uso para outras fins, por exemplo numa loja (normalmente na Ikea) para tirar foto com ref. e preço de um artigo, mas para a lista das falhas na cozinha nunca me tinha lembrado.
      Obrigada.
      Bjs,
      Teresa C.

      Eliminar
  10. Adoro os seus blogs. MTS parabéns.
    Queria perguntar lhe o que junta a carne para fazer os hambúrgueres das almôndegas. Obg. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana. Tenho adorado seguir os seus blogs e as dicas de organização. Determinei que 2017 vai ser o meu ano de organização (casa, família, pessoal) e poupança, e para isso tenho seguido muitas das suas estratégias; melhor de todas: o caderno das coisas a fazer. Mudou a minha vida e tenho aconselhado muitas pessoas a segui-lo. Como também decidi passar a ter menus semanais à risca (ou seja, sem falhar nenhuma semana), comprei na Tiger um rolo de ardósia autocolante que cortei em folhas A5 e colei nos azulejos da cozinha - cada um corresponde a um dia da semana e um é para Notas.
    Ao Domingo à noite decidimos as refeições todas, vemos o que temos e o que falta e anotamos no caderno e/ou agendas, e depois nas ardósias). Ter as refeições visíveis para od dois ajuda a que qualquer um de nós possa ir adiantando as coisas quando chega a casa, ou ponha a descongelar de manhã o que for preciso.
    Além disso colei um rectângulo da mesma ardósia na porta do frigorífico e do congelador onde escrevo o que há em cada um; Não é uma beleza mas é mesmo mesmo útil. A lista de compras tenho uma "base" (tudo incluído, por categorias) no excel e faço um "tick" no que for preciso (definido ao Domingo à noite ou quando acaba), e estamos a tentar ir às compras de 15 em 15 dias (em vez de tooooodos os dias, como antes...).
    Bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  12. Olá para todas as intervenientes! Quanto há carne picada o melhor mesmo é picá-la em casa, pois no talho mesmo pedindo para picar na hora da compra, corremos o risco que ela fique contaminada, porque não é pratica comum, os talhantes limparem as maquinas depois de cada utilização. As maquinas estão todo o dia há temperatura ambiente e se picarem logo carne pela manhã, tendo em conta que ficam sempre restos de carne no seu interior, depois de ser utilizada, ao longo do dia as bactérias multiplicam-se muito rapidamente. Quem comprar carne ao final do dia, concertesa que não a vai consumir nas melhores condições. Apesar de muitas pessoas acharem que é mais seguro comprar a carne fresca, isso nem sempre corresponde à verdade, os hambúrgueres e as almondegas congeladas são de boa qualidade, na maioria das vezes é mais seguro que consumir carne picada fresca. Boa noite e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar