segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Jardinagem de Fim de Semana (e como aproveitar copos sem par!)


Há já muito tempo que não havia um fim de semana tão calmo cá em casa. Apesar da festa de anos do sobrinho e do cunhado, ao final do dia de sábado, o resto do fim de semana foi passado por casa, com um tempo maravilhoso e finalmente oportunidade de colocar uns projetos de DiY e de jardinagem em andamento.
Um dos “projectos”, foi dar um novo uso a uns copos sem par, e já meio velhotes que tinha cá em casa - ainda vieram aparelhados quando mudamos de casa, mas entretanto acabei por ficar com 4 copos que já não ficavam bem na cozinha, nem para apoio à nossa churrasqueira...
Acabei por guardá-los, à espera de alguma ideia peregrina, e finalmente a ideia veio. Plantar suculentas nos meus copos de vidro usados (no Pinterest também há ideias para aproveitar chávenas, que é basicamente a mesma coisa!)
Basta umas suculentas pequenas (que retirei de uma maior que tenho no jardim), terra e pedrinhas, seixos ou até leca (argila expandida) para fazer a drenagem da água e, claro, no meu caso, os copos usados.

No fundo de cada copo coloquei uns seixos, e depois cobri com a terra, enchendo o copo quase até cima. Depois fiz um pequeno orifício onde coloquei a suculenta e coloquei mais um pouco de terra calcando-a ligeiramente. No final reguei com um pouco de água cada vasinho. (As suculentas necessitam de pouco água e gostam de bastante luz, não necessariamente sol direto.)

Depois dos vasinhos prontos, acabaram nas nossas janelas da casa de banho.

Como sabem, não tenho muito jeito com plantas, mas todos me dizem que estas são simples de manter, e andava à procura de umas plantinhas para colocar nas janelas das casas de banho. Pessoalmente gosto do resultado final, e acho que fui um projeto muito engraçado para aproveitar os copos sem par.


Mais alguém tem esta “mania” de tentar rentabilizar e aproveitar coisas aparentemente sem uso?

5 comentários:

  1. Por acaso também adoptei agora as "Suculentas", já que a minha "graça" para as plantas infelizmente não é muita. :)

    ResponderEliminar
  2. Pois eu até suculentas mato! No canteiro cá fora consigo ter vários tipos de plantas, já dentro de casa, a conversa é bem diferente, não há nada que me resista :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei! E essa suculenta parece-me ser a "Planta do dinheiro", portanto é sempre boa ideia multiplicá-la! :)

    ResponderEliminar
  4. Devo ser a única pessoa do mundo capaz de matar suculentas. A sério! Comprei 3 para a cozinha e morreram em pouco tempo. Ainda estou para descobrir o que fiz eu de errado :D
    Vai mostrando as tuas, pode ser que assim eu aprenda qualquer coisa e me aventure novamente ;)

    Beijinho
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  5. Suculentas, kalanchoes e sardinheiras, as plantas que melhor se dão sem necessitar mt trabalho. A minha varanda que o diga! Recomendo:)
    Bjs
    Paula

    www.vidaumpontozero.com

    ResponderEliminar