quarta-feira, 18 de outubro de 2017

#8 Planeamento das Refeições da Semana


Mais uma semana que se passou, e outra que se iniciou. E mais uma vez as minhas ementas, organização e planeamento, a mim, permitem-me dias mais calmos, horas do final do dia sozinha com dois miúdos mais tranquilas e cheias de brincadeira (e birras e choros e tudo aquilo que uma mãe de dois miúdos pequenos tem direito!). Principalmente com a terceira criança a chegar dentro em breve, cada vez que convenço mais que este meu hábito de planear e de me organizar, me vai ajudar mais do que nunca.
E apesar de uma ementa pensada e planeada, não quer dizer que não haja alterações. Por exemplo, em relação à ementa da semana passada, acabei por fazer outra coisa para o jantar de sexta feira, em vez das petingas, acabei a descongelar bacalhau e acabei por fazer um delicioso bacalhau grelhado com batatas a murro. As petingas, essas, passam para a ementa desta semana.
Aqui fica ela!

Ementa Semanal:

2ª feira: Bifinhos de frango com Molho de tomate, queijo e pesto caseiro + massa + brócolos
3ª feira: Tachinho de Feijão estufado com cebola e ovos escalfados + arroz
4ª Feira: Canelones de Pescada + salada verde variada
Petinga “frita” + Migas de couve e feijão frade
5ª feira: Rissoto de Cogumelos no forno + couve salteada
6ª feira: “Prego” no Prato (carne de vaca grelhada + ovo+ salada + arroz + batata )

Esta semana a sopa estava feita, pois tinha-a preparado no domingo ao final da tarde, que os meus miúdos raramente ficam sem sopa e era necessária para o jantar de domingo.
Dei uma dar volta ao frigorífico porque tinha algumas coisas que tinha necessidade de gastar - porque estavam abertas - e porque não gosto de desperdiçar nada. Vi que tinha uma lata de tomate pelado meio aberta, meio pacote de queijo ralado e um resto de pesto caseiro (e porque tinha peitos de frango para preparar), decidi juntar tudo para o jantar desse mesmo dia.
Comecei por preparar um molho de tomate rápido: cebola picada, alho picado e louro a refogar com um pouco de azeite e depois juntei o tomate pelado picado. Temperei com sal, pimenta e manjericão seco e deixei ferver para apurar. Entretanto preparei os peitos de frango em bifinhos e temperei com sal, pimenta e meio limão que estava aberto no frigorífico. Coloquei.os no fundo de um tabuleiro de ir ao forno e à mesa.

Enquanto o molho de tomate apurava, descasquei mais duas cebolas e cortei-as em rodelas não muito grossas. Levei-as ao lume num tacho com azeite, alho e louro e deixei refogar até a cebola estar murcha. Juntei depois feijão vermelho cozido, temperei e deixei cozinhar tudo em lume brando.
Quando o meu molho de tomate ficou pronto, coloquei-o sobre os bifes e frango. Por cima coloquei o resto do queijo mozarella e por cima deste o pesto. Mais próximo da hora de jantar é só levar ao forno para cozinhar e tostar.

Enquanto o feijão estufava, limpei/lavei cogumelos  e cortei-os em pedaços. Levei-os a saltear com azeite, alho laminado e temperei com um pouco de sal e pimenta. Juntei vinho branco e cebolinho picado (que também estava a necessitar de ser gasto) e depois de pronto guardei numa caixa hermética. Depois é só juntar ao rissoto para o rissoto de cogumelos de quinta-feira.
Preparei depois um tacho de arroz e juntei os ovos ao estufado de feijão para que cozinhassem.
Depois de pronto guardei tudo em caixas de vidro herméticas no frigorífico.

No congelador ainda tinha uma tupperware de recheio de pescada e legumes. Deixei descongelar e aproveitei para rechear um resto de “tubos” de canelones que ainda tinha em casa. Coloquei os canelones já recheados num pirex com tampa próprio para ir ao forno e à mesa. Na quarta feira ao almoço, basta cobrir com molho de tomate caseiro (que tenho pronto em frascos pasteurizados prontos a consumir) ou natas ou ainda molho bechamel e levar ao forno a cozinhar.

Coloquei os brócolos a cozinhar a vapor no microondas com a minha microgourmet da tupperware, e lavei as uvas que guardei numa caixa de vidro e os tomates cereja. Descasquei cenouras que guardei num saquinho do IKEA na gaveta do frigorífico, e cortei uma couve lombarda pequena em juliana que lavei e também coloquei num saquinho do IKEA. Pronta a usar para saltear ou para sopa. Lavei e arranjei a salada que guardei na minha saladeira Borner a vácuo e cortei em rodelas finas dois alhos franceses que guardei também já depois de lavados.

Depois dos brócolos cozidos, guardei-os numa caixa de vidro hermética no frigorífico.
Para quarta feira ao jantar, basta deixar a petinga a descongelar de véspera e enquanto “frita” no forno, preparar as migas (tenho broa picada no congelador e feijão frade cozido - basta cozer a couve migada que veio no cabaz da semana e preparar rapidamente as migas).

Para sexta, deixo a carne a descongelar de véspera no frigorífico e preparo rapidamente o arroz e as batatas (que provavelmente descascarei enquanto acabo o jantar na quinta feira!)
Depois de tudo a pior tarefa de todas: lavar e arrumar a cozinha.


E por aí? A semana ficou preparada ou fazem-no dia a dia a partir (ou não) de uma ementa semanal?

16 comentários:

  1. Boa tarde, como poderemos ter acesso às suas receitas xompletas?

    ResponderEliminar
  2. Preciso muito de me organizar assim na cozinha.

    ResponderEliminar
  3. Olá Estrela:
    Poderá encontrar as receitas no meu blogue "As minhas receitas" em http://paracozinhar.blogspot.pt
    As restantes receitas aparecerão também por lá no decorrer dos próximos dias.
    Espero ter ajudado.
    Um beijinho,
    Joana Roque

    ResponderEliminar
  4. Já comecei a tentar.... ainda não consigo mt mas com estes postes a motivação aparece e uma grande ajuda muito obrigada Joana por está ajuda

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,

    Ca em casa também se tenta preparar a semana...
    No fim de semana passado la tentei. No domingo cozi feijão vermelho e grão de bico (que tinha colocado de molho). Temperei umas costelinhas em vinho tinto para terça feira que coloquei no frigorifico acompanhado de arroz basmati. Cozi um molho de nabiças que deu para a sopa e para congelar para uma próxima. Refoguei carne de vitela aos quadradinhos para a massa com grão de segunda feira. Para hoje, quarta feira, será arroz de feijão vermelho(cozido e colocado em caixinhas no congelador) com pataniscas.

    A motivação continua..
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas ideias também!

      Eliminar
    2. Podia também passar por aqui todas as semanas e partilhar as suas sugestões! :)

      Eliminar
  6. Olá Joana,

    Inspirada por este maravilhoso blog já comecei a por em prática as ementas semanais. Já vou na segunda semana e no meu caso tenho de planear almoço e jantar. Por norma saio tarde do trabalho e ir ao supermercado comprar coisas sempre a pressa era desgastante e gastava muito mais dinheiro, apesar de estar a por o plano em prática faz pouco tempo já noto diferenças boas.
    Obrigada pela ajuda e pela inspiração!
    Um Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Cá estão os meus posts favoritos!! :)

    ResponderEliminar
  8. Amo postagens assim, que dão exemplos há tantas outras mulheres. Amei seu cardápio semanal
    Vem me visitar no www.dividindoexperiencias.com

    ResponderEliminar
  9. Já há mais de um mês ando a tentar seguir este teu método e tem resultado bem. Durante a semana costumo fazer coisas simples para o jantar que não precisam de muita preparação prévia, mas adiantar o que quer que seja ao sábado de manhã é um descanso.

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana!
    Identifico-me bastante consigo e com o seu blog pelo qual lhe dou os meus parabéns. Também sou e vivo em Coimbra,somos sensivelmente da mesma idade, tenho duas filhas pequenas, não gosto de desperdiçar e tento organizar as semanas ao fim-de-semana, não atingindo, claro, nem de perto nem de longe o seu nível. Neste post deu-me a conhecer dois utensílios de cozinha: a microgourmet da tupperware e a saladeira Borner a vácuo, que me parecem muito interessantes. Será que podia fazer um post sobre este tipo de utensílios que usa no seu dia-a-dia e que permitem facilitar a vida de quem os usa? E relativamente aos robots de cozinha (bimby, etc) qual é a sua opinião? Usa com frequência? Ando aqui indecisa... Compro, não compro há já muito tempo... Obrigada e um beijinho.

    Liliana

    ResponderEliminar
  11. Sinto-me mesmo tentada a ser mais organizada após a leitura destes posts!
    Obrigada, Catarina

    ResponderEliminar
  12. Joana, faz sopa para uma semana? Aguenta bem no frigorífico? Obrigada

    ResponderEliminar
  13. O que quer dizer com petinga "frita"no forno?

    ResponderEliminar