segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Fazer em Casa é Bom


Hoje comemora-se o dia mundial de alimentação.
Numa altura em que temos à nossa disposição tantos alimentos, tanta variedade de produtos, e tantas coisas diferentes, torna-se difícil saber fazer escolhas. Escolhas acertadas.
Muitas vezes compramos alimentos sem nos darmos conta do que compramos. Colocamos no carrinho por habito, por preguiça, porque sim... Tudo muda quando aprendemos e começamos a ler rótulos. Aos poucos começamos a querer fazer outras e melhores escolhas, a querer menos corantes, menos conservantes e menos aditivos. 

Confesso que cada vez tenho mais cuidado com isso. E sim, cá em casa compra-se cada vez menos produtos processados, menos produtos refinados, e opta-se por melhor escolha na qualidade dos produtos. É uma opção nossa e em consciência. Aos poucos fomos deixando de comprar algumas coisas, que naturalmente começamos a substituir por outros. E, com o passar do tempo já nem nos lembramos que eles existem!

Melhor do que comprar carne, peixe, ovos e leite de melhor qualidade. Melhor do que comprar sempre que possível coisas biológicas e coisas nacionais e locais, melhor do que ler rótulos e fazer melhor opções, é cozinhar em casa! Tantas coisas que tantas vezes compramos e que podem ser de muito melhor qualidade quando fazemos em casa.
Pão, iogurtes, bolos, bolachas e sobremesas, cozer as nossas próprias leguminosas, fazer leites vegetais, as manteigas de frutos secos, a granola, as barras de cereais, as papas dos miúdos, a papa de fruta e até queijo creme de kefir.

E sei que isto vem tudo dar a outra questão! O tempo. Sim, é preciso algum tempo para fazer estas coisas em casa, em vez de comprar já feito. Mas um dia uma coisa, outro dia outra, aproveitar o forno quente para o pão ou cereais....nada é impossível. E no fim, acho que quem desfruta de melhores escolhas alimentares agradece. Nós agradecemos.

E para vos inspirar, uns links das minhas “receitas” favoritas de coisas que podemos fazer nós mesmos em vez de comprar!

Pão da Titá (o meu favorito de sempre!) - http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/04/pao-da-tita.html

























Pesto Caseiro - http://economiacadecasa.blogspot.pt/2016/11/presentes-de-comer-pesto-e-chilli-oil.html

(E tantas outras coisas como compotas, marmeladas, rissois, empadas, hamburgueres, almôndegas, douradinhos......)

E vocês? Como são as vossas escolhas? O que é que preferem fazer em casa do que comprar feito?

4 comentários:

  1. Olá Joana, se souber poderia também ensinar a fazer queijo fresco. Vivo em Inglaterra e aqui não há. Obrigada. Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana, será que dá para fazer os iogurtes numa garrafa termos em vez de os metermos no forno? Ficava mais económico...

    ResponderEliminar
  3. Adoro fazer quase tudo em casa, embora os ingredientes não seja caseiros claro, mas mesmo assim pelo menos os produtos feitos em casa não têm durabilidade dos de compra , logo terão menos conservantes me afins.

    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde Joana,
    Para o pão da Titá usa farinha T65? Pode ser feito com farinha de Espelta? Ou de centeio.
    Obrigada :)
    Luísa Tafulo da Costa

    ResponderEliminar