segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

14 dias para o Natal!


Pois parece que o Natal está mesmo a chegar! Parecia que ainda faltava imenso tempo, que teríamos tempo para tudo e assim, de repente ele está mesmo aí à porta, e já parece que o tempo escasseia para tudo. 
Como habitualmente recebo imensos mails nesta altura do natal com as dúvidas habituais. Onde comprar os sacos, com que antecedência faço isto e aquilo, se as coisas não se estragam, se já podem começar a fazer bolachas, como faço as etiquetas.... Aconselho-vos a darem uma olhadela neste post que vos deixo em link, que terá quase de certeza a resposta para as habitais perguntas.


E, se gostam mesmo, mas mesmo de fazer presentes caseiros para oferecer, no Natal ou noutra época do ano, também vos deixo a sugestão do livro “Presentes com um Sabor Especial”, que saiu o ano passado, cheio de ideias e sugestões de presentes de comer, de como decorar, de sugestões de utilização e principalmente de uma calendarização temporal de como me costumo organizar para que consigam preparar tudo a tempo de entregar nas melhores condições aos vossos amigos e familiares.
Deixo-vos apenas uma pequena “agenda” para se organizarem agora na reta final na questão dos cabazes de Natal!

1 a 8 de Dezembro:
Faça todas as etiquetas de que vai necessitar. Sejam as etiquetas para rotular frascos, sejam as etiquetas com os nomes das pessoas a quem vai oferecer os cabazes. Quer decida fazer as etiquetas à mão quer as faça ao computador, não substime o tempo que demoram a personalizar e recortar.
Se vai oferecer cartões personalizados com as receitas, aproveite também para os começar a preparar.

9 a 16 de Dezembro:
Comece a preparar tudo aquilo que não se estraga. Guloseimas de açúcar ou chocolate, granolas, molho de caramelo, azeites aromatizados, sal de natal, cascas de laranja cristalizadas, pesto, molho de barbecue....Se ainda tem compotas e chutneys para fazer, esta é também a altura.

17 a 23 de Dezembro:
A uma semana de natal é a altura para já ter tudo o pronto e ter apenas as bolachas e os bolos e coroas por fazer. Esta é a derradeira semana, de fornadas e fornadas de bolachas. Quer esteja a fazer uma receita tradicional a a usar a massa de bolacha de rolo previamente congelada, durante estes dias é a altura de as fazer e embalar de imediato assim que estejam bem frias. Embale-as bem, em sacos ou recipientes herméticos e não tenha problemas de que se estraguem até ao dia ou véspera de natal.
Comece a fechar os seus cabazes à medida que ficam prontos, e a guardá-los num local sem grandes variações de calor.

24 de Dezembro:
Se também vai fazer Coroas ou bolos de natal, aconselho a que os faça neste dia, logo pela manhã. Normalmente deixe estes presentes para serem oferecidos por si só - ou seja, sem fazerem parte de cabazes - e ofereço-os no mesmo dia em que os cozinho.

24 e 25 de Dezembro:
Distribua os seus cabazes!

De resto, aqui por casa e no meu Natal, as coisas estão mais ou menos controladas! Presentes todos comprados e embrulhados, a fotografia para para os postais de Natal tirada e pronta a mandar imprimir (a tratar esta semana) e os cabazes a começarem a mexer.
Em breve começo a mostrar tudo o que estou a fazer, e é minha intenção que a partir de hoje e todos os dias até ao natal, haver por aqui ideias e sugestões para os vossos cabazes ou do natal em geral!

Estejam atentos que amanhã tenho uma deliciosa sugestão que costumo oferecer e que faz algum sucesso!

E como está tudo por aí?

8 comentários:

  1. Tudo em andamento: entreguei os 1os cabazes ontem, pq ñ estaria c eles antes do Natal. Fui à Tiger e aproveitei p comprar umas belas coisinhas, mesmo q ñ use tudo, estav tão barato q ñ resisti e pode ficar p o próx ano ;) No próx fds começo a embalar td devidamente: compotas e licores já mais q prontos e fiz a tua sugestão da revista do LIDL do azeite aromatizado com malagueta (do meu quintal!). De resto, escrever os postais de Natal e tratar de enviar pelo correio e durante a semana tratar de tudo o resto :) Bjinhos e cá esperamos ansiosas por mais ideias natalícias. Boa semana! (Quase nos teus anos ;))

    ResponderEliminar
  2. Por aqui, está tudo em velocidade de cruzeiro: falta-me comprar apenas dois presentes, uma vez que decidi que este ano vou aventurar-me a fazer presentes comestíveis também para as crianças (bolachas decoradas e pipocas com chocolote!). As compotas, as misturas para chocolate quente e os chutneys já estão prontos, e os frascos decorados e etiquetados. Os presentes que já comprei estão todos embrulhados. A casa está toda decorada. Há 3 rolos de bolachas de rolo no congelador (de chocolate branco com cranberries, e de chocolate preto e amêndoas). Só me falta fazer os bolos e as bolachas, e fechar os cabazes, e as prendas das crianças, mas essas coisas farei na semana do Natal.
    Obrigada, Joana, por toda a ajuda e inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower, podes dizer onde viste as receitas para esses rolos de bolacha e partilhar, please? Thank you :) Bjinhos.

      Eliminar
  3. Por aqui tudo em andamento, prendas quase todas compradas, cabazes em construção, já temos tempero para assados e picles, hoje vai sair o cappuccino, e no fim da semana que vem o que tem de ser feito mais próximo do dia da entrega, temos também geleia de uva, e doce de maçã, vai ainda sair geleia de amora, e espero mais ideias nos próximos dias aqui no blog.
    Aida Lopes

    ResponderEliminar
  4. Por estes lados está tudo praticamente pronto, e digo praticamente porque em questão de alimentação ainda não está nada cozinhado ehehe (mas pensado já está), e é apenas o que falta, cozinhar os alimentos, que evidentemente só acontecerá no dia 24 ;)
    Prendas, enfeites de decoração, arrumações, preparações extra para a receção de familia, está tudo feitinho. É um alivio, porque todos os anos é uma canseira nesta altura.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. O seu livro Joana tem sido um grande apoio para os meus cabazes este ano!
    Já tenho os presentes também todos comprados e embrulhados.
    Para os jovens já tenho os cabazes deles prontos a entregar (é comestível mas não se estraga até ao natal)...
    Só falta mesmo os cabazes dos adultos que começaram a andar este fim-de-semana e no próximo irei acabar consoante for distribuindo (faltam as coroas e as bolachas, gosto de as fazer e distribuir logo).
    Este ano estou mais descansada porque sinto que já tenho tudo pronto e adiantado.
    Mas fico a aguardar mais ideias porque são sempre bem vindas.
    Um feliz e sento Natal para si e para os seus :)

    ResponderEliminar
  6. Esse calendário do advento maravilhoso é teu? Onde compraste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É da Zara Home e já tem uns 3 anos. Mas continua a haver este modelo e outras semelhantes!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar