quinta-feira, 2 de agosto de 2012

DIY - Aniversário do T.






O meu afilhado T. fez 3 anos. E esta madrinha babada, perguntou-lhe que bolo queria ele que eu lhe fizesse. A resposta foi imediata e deixou-me preocupada. O T. queria um bolo dos Gormiti. Eu, que nem conhecia as personagens ou a história, lá tive umas explicações para conseguir levar o bolo a bom porto. O que sugiro e partilho aqui, a propósito deste bolo, nada tem a ver com os maravilhosos bolos de cake design. O que vou partilhar são apenas algumas ideias ao alcance de todos para se tentar fazer um bolo diferente que, apesar de pouco deslumbrante comparado com os bolos decorados, são também uma simpática alternativa para fazer bolos que também os deixem a sonhar. Claro que é um bolo com aspecto caseiro e feito em casa. Mas é apenas e só isso que se pretende. O T. gostou e ajudou a colocar os Gormiti no cenário em forma de bolo que a madrinha lhe fez com todo o gosto.
Foi só preparar um simples bolo de chocolate com recheio de doce de leite e coberto com uma ganache espessa de chocolate. Para o vulcão (que representam os Gormiti do fogo) utilizei um cone de bolacha para gelado: cortei a ponta e enchi com bolo o cone. Com a ganache de chocolate cobri o cone de bolacha e ao mesmo tempo colei-o ao bolo. Para a lava usei gomas vermelhas que coloquei com a ganache ainda mole o que permitiu que assim colasse ao bolo.
Depois do vulcão era preciso fazer a floresta (para os Gormiti da floresta). Fiz bolachinhas que cortei com corta bolachas em forma de árvore e que antes de ir ao forno foram empaladas com paus de espetadas. Depois de arrefecidas  decorei com glacê com corante verde e deixei secar. Depois de secas foi só espetar no bolo, no local pretendido, usando para isso os paus de espetadas. A floresta levou ainda gomas verdes para fazer de erva.
Neste meu cenário faltava ainda água (para representar os Gormiti da água) Com corante esverdeado - que era para ser azul- tingi açúcar. Depois espalhei no bolo em forma de lago, e com a ganache ainda mole para aderir ao bolo. À volta do lago coloquei gomas brancas partidas em pedacinhos para simular pedrinhas. Ainda triturei bolacha Maria para fazer de areia para colocar à volta do lago e para fazer os caminhos.
Finalmente bastou por os representantes dos ditos Gormiti (os bonecos do T.) no bolo para este se tornar um verdadeiro bolo de Gormiti. Ainda fiz uma faixa em papel onde estava escrito "Parabéns T." que também com paus de espetadas de cada lado serviu também para decorar o bolo.
E assim lá  fiz a vontade do aniversariante e, apesar de pouco perfeito estava um bolo engraçado.
Além do bolo preparado pela madrinha, a minha amiga R., mãe do T. tratou de todos os outros pormenores da festa. Em simples e banais copos de plástico colou imagens dos Gormiti  retiradas da internet, que colou com papel autocolante para ficarem impermeáveis. Seguindo as minhas sugestões - que encontrou no capítulo de festas infantis do "Cozinhar, Celebrar e Partilhar" - fez pequenos cones em papel branco onde imprimiu mais imagens de Gormiti, para colocar pipocas em doses individuais para cada criança. E fez muitas bandeirinhas com imagens dos Gormiti que imprimiu em pequeno formato, usando palitos e fita cola. Com pouco mais do que isso a decoração da festa estava pronta com o tema a gosto do aniversariante.
Eficaz, simples e acessível a quase todos!

19 comentários:

  1. Que ideia excelente! É que nem toda a gente tem jeito para fazer 'cake design' (ou dinheiro para gastar nos produtos) e assim ficou ao gosto de quem interessava, o aniversariante. Muito boa ideia.

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana é com respeito que vou dizer o seguinte: Não sei se reparou mas continuou a chamar T ao seu afilhado mas colocou uma foto que diz "Parabéns Tiago", podia aproveitar esse pequeno "percalço" para deixar de chamar as pessoas pela letra inicial de cada nome, uma vez que não é isso que deixa de dar privacidade às pessoas, o facto de dizer Manuel ou Maria em vez de T, I, ou M entende? É um pouco aborrecido para os leitores, e ja tenho visto opiniões semelhantes à minha, estar a ler um post e quando falar de outra pessoa aparecer apenas uma letra. Ainda mais agora que é uma pessoa conhecida. O mesmo acontece com o facto de muita gente colocar fotos "sem cara" que não é o caso dos seus blogs. Se não querem ser conhecidas as pessoas porque se metem no mundo tão público que é a internet? Mas volto a dizer que é com respeito que deixo aqui a minha opinião e se eu tivesse um blog gostaria de saber o que pensam as pessoas que me liam. Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela:

      Eu já sabia que alguém havia de reparar nessa questão!:)
      Quando estava a escrever o texto e a escolher as fotografias, ponderei se haveria ou não de escrever o nome dele. No final decidi fazer como sempre fiz ao longo destes 6 anos de blogue. Tratar as pessoas pelas iniciais. Não é tanto por uma questão de privacidade - até porque nos livros trato pelo nome as mesmas pessoas que aqui trato pela inicial. É mais uma questão de habito. Ao fim de 6 anos sai-me naturalmente sem pensar. Quem segue os blogues e tem os livros sabe que o M. é o Miguel, o pequeno T. o meu afilhado Tiago e que a R. é a minha amiga Rita. Nunca tinha percebido que isso poderia incomodar quem está a ler e, de repente em vez de um nome, tem uma inicial. Talvez seja realmente altura de mudar.
      Obrigada pela sua opinião sincera e simpática.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Olá Joana,
      fico contente por não ter levado a mal o que lhe disse e por me ter entendido bem.
      um beijinho e continuação de muito sucesso.

      Eliminar
  3. Este post fez-me lembrar os bolos que a minha mãe me fazia em criança, quando não existiam bolos 3D e não havia grande variedade de produtos para festas.

    Também sou adepta de festas "faça-você-mesmo". É que além de poupar uns trocos, gosto de "perder tempo" a preparar a decoração para as pessoas de quem gosto.
    E baseada nesse conceito, criei uma lojinha no Etsy onde vendo decoração para festas, tudo ao estilo DIY, para imprimir, cortar e montar.

    Se quiseres espreitar, é aqui: http://www.etsy.com/shop/mypartydesign
    (está em inglês porque estou a viver na Austrália)

    ResponderEliminar
  4. Ficou muito giro o bolinho, é acessível e tem muito mais valor pois foi feito por ti com muito amor e carinho para o sobrinho :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana! Estes bolinhos feitos em casa, bem como todas as outras coisinhas das festas feitas em casa, para mim, têm muito mais valor, pelo empenho que pomos nelas quando as fazemos. Por outro lado, e para além das receitas, descobri há pouco tempo a minha paixão pelo cake design. Ao contrário do que as pessoas pensam, não é uma arte assim tão dispendiosa. O material é caro, concordo, mas, compra-se apenas uma vez. As pastas de açúcar são relativamente baratas e rendem bastante. Esta minha paixão tem-me valido ultimamente no que diz respeito aos presentes de aniversário: em vez de perder tempo a escolher um presente, tenho-me dedicado a oferecer um bolo feito por mim àqueles que fazem anos e que me são próximos. As pessoas têm adorado, principalmente porque não estão à espera de receber um presente assim. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      Quando falo em alternativas acessíveis a todos e alternativas ao cake design, não o falo por uma questão económica, mas sim por uma questão de habilidade manual. Eu até tenho habilidade para muitas coisas, mas bolos decorados realmente não tenho jeito nenhum. Este post é mais uma sugestão para pessoas que, como eu, não se entendem com as pastas de açúcar e que quando tÊm pedidos "diferentes" têm de desenrascar com o que têm à mão. Pessoalmente acho os bolos de cake design muito bonitos e, para quem tem essa habilidade são realmente um belíssimo presente. Mas se as habilidades forem outros é sempre bom saber que há algumas alternativas ao alcance da falta de jeito de todos.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Também me fez lembrar os bolos da minha infância. Óptimas ideias como sempre (;

    ResponderEliminar
  7. Excelentes sugestões! Eu também faço os bolos de aniversário em casa. Ultimamente tenho usado pasta de açúcar, até porque a minha filha mais velha fica felicíssima quando decoramos um bolo assim, em conjunto. Não tenho nenhum material próprio para o efeito e, até agora, só comprei pasta branca porque tinha uns corantes em casa. Usámos cortadores de bolachas, uma carretilha, uma faca, formas de plástico das brincadeiras de plasticina e as nossas mãozinhas para fazer flores, folhas, corações, um laço, golfinhos, o mar, o sol,... Ainda só fizemos 4 bolos destes. Com outros materiais, tal como a Joana, também já fiz bolos bem bonitos, modéstia à parte.

    Agora, mais uma sugestão para as festas das crianças que já sabem ler: uma caça ao tesouro, mesmo em espaços pequenos, é um passatempo divertidíssimo! Fiz uma com 4 equipas (cada equipa tinha 4 crianças) e atribuí uma cor a cada equipa. As pistas eram as mesmas para todas as equipas, mas tinham a ordem trocada (era cá uma correria em todas as direções!...). Estavam escritas na cor correspondente em papéis enrolados e atados com uma fita da cor em causa (eram fitas de presentes, que vou guardando). Foram colocadas em balões, em caixas, em mãos de mães, etc. Cada um verá as possibilidades que o espaço oferece. O tesouro era uma caixa cheia de espetadas de gomas e moedas de chocolate (uma caixa para cada equipa, para ninguém ficar triste por não ter encontado o tesouro). Aqui fica a pista que levava a equipa às mãos de alguma mãe (tinham que descobrir a mãe certa, perguntando-lhe se tinha a pista com a cor certa):

    Sempre muito trabalham
    As mãos de cada mãe
    E ainda dão carinhos
    E escondem pistas também

    A dos balões:

    Estão por aí pendurados
    Um grande BUUUMMM podem fazer
    E um da cor desta equipa
    Uma pista está a esconder

    E a dos caixotes:

    A mãe do(a) ... (nome da criança)
    Deixou coisas por arrumar
    Há por aqui uns caixotes
    Que não deviam cá estar
    Ou deviam?
    É melhor ir investigar…

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana são ideias excelentes os bolos decorados em pasta de açúcar são lindos adoro fazer mas também acho que são muito bons se forem feitos com amor de tia de madrinha de mãe desde coloquemos amor nos que fazermos eu também faço para dar aos meus e adoro umas vezes com pasta outras vezes apenas decorados ficam com muito amor e as festas existem simples coisas que fazem brilharestes enormes eles ficam doidos :) beijinhos obrigado por todas as ideias que partilha.

    ResponderEliminar
  9. Apesar de ñ ser um bolo todo perfeitinho como aqueles feitos por verdadeiros especialistas, ficou bem giro e, acima de tudo, ao gosto do aniversariante :) Também fiz o bolo de aniversário do meu pai (a publicar no blog da bruxinha em breve) e acho q ficou bem giro e saboroso! Para a decoração fiz um simples merengue, tingi com corante vermelho e depois enfeitei com confeites de bolinhas coloridas e morangos :) Claro q bolos para criança devem envolver mais imaginação, pq os olhos deles tb comem, mas acho q é uma questão de meter, literalmente, a mão na massa e deixarmo-nos levar :) Bjinhos à madrinha babada :)

    ResponderEliminar
  10. Então o afilhado não gosta da Senhora do Ar?
    Tem todos os Gormiti, menos esse, acho que voar não deve ser com ele :)
    Adorei a ideia, eu tenho 2 irmãos pequenos e muita falta de ideias no que toca a festas de aniversário, vamos ver se assim me saio melhor :)

    ResponderEliminar
  11. Ficou uma festa linda de certeza..só é pena é esses Gormitis serem tão feinhos...lol

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana.
    Queria pedir se pode publicar a receita do bolo sff e da cobertura. O meu filhote vai fazer 6 anos no próximo domingo e eu gostava de lhe fazer o bolo em casa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patrícia,

      A receita do bolo já está publicada no blogue das receitas: http://paracozinhar.blogspot.pt/2010/05/bolo-de-chocolate-tudo-em-um-bolo-de.html
      A cobertura é uma simples ganache de chocolate feita com 200g de chocolate e 100ml de natas. Basta colocar num tachinho e deixar derreter sem ferver. Depois deixe arrefecer até engrossar um pouco e é só cobrir o bolo.

      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  13. Olá Joana. Não posso deixar de agradecer por este post. Depois de o ter lido na 6a feira, imprimi umas imagens das quais o meu irmão gosta, espetei em palitos e distribui por tudo o que era comestível na festa dele, no sábado, foi um sucesso! :)
    Obriagda pela fantástica dica!

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Joana,
    Vou experimentar, espero que me saia bem!
    Depois dou notícias:)

    ResponderEliminar
  15. Olá Joana
    só uma sugestão, a minha cunhada que é uma amadora muito perfeccionista, no bolo de anos da minha filhota usou côco ralado com corante verde para fazer de relva e ficou ótimo!!
    O seu bolo também está muito criativo, cá em casa os bolos de aniversário também são sempre caseiros porque gosto e porque o meu não gosta de mais nenhuns...
    Adoro o seu trabalho e sou leitora assídua.
    sara

    ResponderEliminar