Não há nada como os pequenos truques do dia-a-dia que nos simplificam a vida mas que, principalmente nos fazem poupar tempo.
Gengibre:
Quando utilizo gengibre fresco nas minhas receitas, nunca descasco o gengibre com uma faca, mas sim raspo com uma colher. Além de desperdiçar muito menos gengibre é muito mais fácil de descascar assim. E em vez de o picar, prefiro ralar a quantidade necessária num bom ralador. Assim fica pronto a juntar aos cozinhados.
Kiwis:
Quando comemos kiwis cá em casa, também não os descascamos. Bastar cortar ao meio e depois, com uma colher de chá, ir retirando a polpa e comendo. (Ideal para os miúdos!)
Manga:
O melhor destes truques é mesmo o de “descascar” as mangas. Muitas vezes, ao descascar de forma tradicional há um desperdício de polpa e sumo, principalmente quando as mangas estão muito maduras ou quando são mais fibrosas. O ideal é, sem descascar, cortar a manga em duas metades, o mais rente possível ao caroço. Depois, com uma colher de sopa retirar a polpa junto à casca. Ficamos com 2 pedaços quase perfeitos de manga que basta depois cortar em cubos para comer de sobremesa ou, para congelar em saquinhos para depois fazer gelados, batidos e outras preparações culinárias (Ótimo para quando há manga em promoção! – E sim, a manga da foto está meia castanha…não era má e deu um excelente batido!)
Aqui ficam mais estes truques simples e rápidos, que ajudam qualquer um nas tarefas culinárias!
Eu tb como os kiwis assim :)
ResponderEliminartambem adoro comer os kiwis assim. Acho que deste que me lembre os como assim. Além d+ o "molhinho" do kiwi faz-me alergia nas maos, e assim posso come-los à vontade, porque nao vao estar em contato com as maos.
ResponderEliminartambém utilizo estes truques ;)
ResponderEliminarObrigado pelas dicas :)
ResponderEliminarLi e gostei das sugestões e aproveito para dar outra: descascar a manga com um descascador de cenouras! A casca sai bastante bem e muito mais fina do que quando se descasca com uma faca. Este método não dará para mangas muito maduras mas é uma alternativa mais rápida e mais "poupada" dada a grossura da casca.
ResponderEliminarObrigada pelas boas dicas *
A dica da manga aprendi-a há pouco tempo com o meu Pai e também a acho excelente. A do kiwi não serve para mim: não gosto de kiwi por isso não dá para comer à colher. Mas como sei que é uma fruta que faz muito bem, meto-a na Bimby com laranja e tenho uma dose extra de vitamina C logo pela manhã.
ResponderEliminarhttp://montradedescontos.blogspot.pt
Gostei de saber estes truques!! Aprender não ocupa lugar ;)
ResponderEliminarObrigado pelas dicas!
Eu sempre comi assim o Kiwi. Sabe muito melhor para além de ser muito mais prático como referes :)
ResponderEliminarÑ gosto muito de manga e gengibre fresco nunca usei, mas faço o mesmo q tu com os kiwis, mt mais prático e limpo :) Bjinhos e thanks pelas dicas!
ResponderEliminarNão gosto dos Kiwis moles a ponto de se comer à colherada
ResponderEliminarUm aparte: a utilização de uma tábua de cozinha em madeira não é muito aconselhável em termos higiénicos, dada a propensão para a acumulação de detritos de alimentos, o que potencia o aparecimentos de microorganismos.
ResponderEliminarRui Marques
Olá, olá...
ResponderEliminarPassei para ver as novidades e para te desejar um excelente fim-de-semana, com muitas criações apetitosas...
Até breve....
Beijinhos
gostei de relembrar estes truques...no poupar é que está o ganho! Beijinhos e bom fim de semana :)
ResponderEliminarQue manga feia...escura o bom mesmo é apanha-la diretamente na árvore!
ResponderEliminar