Outra das ideias que fez parte de alguns dos cabazes de Natal de 2011, e que foi também das preferidas, foi a ideia, já bem conhecida principalmente em sites e blogues americanos, de uma mistura para bolo num frasco. Fiz a minha usando uma receita com sabores da época e bem portugueses como os figos secos, as nozes e a canela.
(É também uma das receitas publicada no “Cozinhar, Celebrar e Partilhar” onde há muitas outras ideias, num capítulo só com sugestões de natal.)
A ideia é muito simples de concretizar. Basta arranjar um fraco bonito e colocar os ingredientes secos já pesados e em camadas. Juntamente com o frasco basta juntar a receita e a quantidade dos ingredientes “líquidos” a juntar à mistura pronta do frasco.
O melhor é que podem adaptar quase todas as receitas de bolos, e assim personalizarem o vosso “bolo num frasco”.
Deixo-vos a ideia e a uma receita.
Bolo de Figos e Nozes no Frasco
(In Cozinhar, Celebrar e Partilhar)
Ingredientes:
150g de açúcar amarelo
150g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
100g de miolo de noz
100g de figos secos
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de gengibre em pó
½ colher de chá de cravinho em pó
Preparação:
Junte todos os ingredientes e coloque-os num frasco de vidro.
Para preparar o bolo (e não se esqueça de escrever um cartão com o modo de preparação!) acrescente à mistura do frasco 4 ovos batidos e 150g de manteiga derretida. Misture bem e coloque numa forma de bolo retangular previamente untada e polvilhada com farinha e leve a assar no forno a 180ºC, durante cerca de 40 minutos.
Sugestão para oferecer e decorar
Experimente colocar os diferentes ingredientes em camadas, dentro de um frasco de vidro transparente. Ficará com uma embalagem muito mais apelativa e original. Junte ao frasco uma colher de pau, prendendo-a com uma fita bonita. E, em vez de um cartão com o modo de preparação, faça uma etiqueta e cole-a ao frasco.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já conhecia este conceito de "bolo em frasco", é muito original e quem recebe adora!
ResponderEliminarNão conhecia este conceito, mas adorei! É realmente muito prático... E assim até se faz a vontade às pessoas que pedem há tanto tempo aquela receita da avó ou da mãe! :)
ResponderEliminarNos anos anteriores (seguindo as tuas sugestões), ofereci o mix para panquecas e o mix para scones (e tb para capuccino e chocolate quente) e tds gostaram. Esta ideia do 'bolo no frasco' é super interessante para oferecer este ano e variar em relação às últimas ofertas :) Bjinhos e thanks again!
ResponderEliminarTambém adoro o conceito. É um presente tão simples de executar, mas repleto de carinho!
ResponderEliminarJoana, mas que boa ideia! ;) Já agora, qual a capacidade deste frasco? O fermento ficou misturado logo com a farinha, certo?
ResponderEliminarEna! O "frasquinho" é que deve ter de ser enorme, não? :/
ResponderEliminarAchei imensa piada a ideia. nunca tinha pensado em tal coisa!!!
ResponderEliminarBeijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt
Amei! Vou pôr em prática já para este Natal! Simples e bonito!
ResponderEliminarAproveito para sugerir que espreitem o meu post de prendas e prendinhas e também vou sugerir que visitem a tua sugestão! Parabéns!
http://aimartjv.blogspot.pt/2012/11/prendas-e-prendinhas.html
Meninas,
ResponderEliminarPara esta receita específico o frasco tem 750ml de capacidade, mas os ingredientes estão bem compactados para caber tudo.
Espero ter ajudado,
Joana
Olá Joana! Este ano vou preparar este frasco para os meus cabazes. Mas tenho medo que nem toda a gente goste de figos secos. Acha que os posso substituir por outro fruto seco como por exemplo maçã (daquela desidratada). Muito obrigada! Carla
ResponderEliminar