quarta-feira, 5 de outubro de 2016

10 Ingredientes Económicos para ter sempre disponíveis


Eu não sei se sabem que a 31 de Outubro se comemora o dia da poupança e que, por causa disso, se costuma considerar Outubro o mês da poupança.
Por causa disso, fui convidada a dar umas dicas relacionadas com poupança na cozinha para o Saldo Positivo, entre as quais receitas e ingredientes económicos.
A questão dos ingredientes deixou-me a pensar. Eu só tinha que indicar que ingredientes económicos não podem faltar numa cozinha, mas levei a questão mais longe e fiquei a pensar em ingredientes económicos e que combinados entre si consigam as mais variadas refeições.
Partilho aqui os meus 10 ingredientes e 31 receitas (uma para cada dia do mês de Outubro) que podem ser elaboradas com esses ingredientes para refeições económicas! Um tema adequado ao mês da poupança!

10 ingredientes económicos:

Ovos
Atum
Esparguete
Cenouras
Brocolos ou espinafres congelados
Frango inteiro
Maçãs 
Farinha
Arroz
Ervilhas congeladas

31 sugestões de receitas simples e económicas:

1 - Ovos recheados com atum
2 - Ervilhas com ovos escalfados
3 - Sopa de cenoura
4 - Pastelão de brócolos/espinafres com atum
5 - Arroz de ervilhas com atum
6 - Frango com espaguete 
7 - Arroz de frango
8 - Sopa de brócolos ou espinafres
9 - Caril de frango com maça 
10 - Tarte de maçã
11 - Frango assado
12 - Tabuleiro de atum e espinafres/Brócolos
13 - Panquecas com Maçã
14 - Maçãs Assadas
15 - Pão caseiro
16 - Crepes de Frango/Atum
17 - Esparguete com Atum
18 - Queques de  Cenoura
19 - Empadão de Frango e Arroz
20 - Almôndegas de Atum
21 - Frango estufado com Ervilhas
22 - Crepes com Puré de Maçã
23 - Quiche de Atum/Frango
24 - Pataniscas de Atum e Brócolos/Espinafres
25 - Empadas Rápidas de Frango
26 - Saladinha de Atum com Ervilhas e Ovo Cozido
27 - Maionese de Atum
28 - Frango Frito
29 - Ovos no forno com Espinafres/Brócolos
30 - Sobremesa de Claras com Doce de Ovos
31 - Creme de Ervilhas

13 comentários:

  1. Bom dia! Realmente com pouca coisa e barata faz-se muito. Eu nao poderia realizar uma parte desse menu porque o meu companheiro nao gosta de atum quente, numa salada fria ele gosta,mas por exemplo numa massa de atum (quente) ele odeia. Haverá uma outra alternativa ao atum?
    Obrigada
    Ana Bonvin

    ResponderEliminar
  2. Adorei este post, muito obrigada pelas sugestões, realmente faz imenso com tão pouco e barato. Gostaria de ver mais posts deste género porque ajudam realmente a quem quer poupar no orçamento so supermercado.
    Parabéns :)

    ResponderEliminar
  3. Uau, tão simples, mas nem sempre olhamos p as coisas de modo criativo... Acabamos por fazer sempre mais do mesmo e podemos dar sempre um 'twist' diferente a um ingrediente 'sem graça' :) A ver se faço algumas dessas receitas q sugeres :) Além disso, algumas estão partilhadas no teu outro blog, certo? Bjinhos e um feliz mês!

    ResponderEliminar
  4. Realmente...haja imaginação! adoro estas sugestões, todas tão simples com comida do dia a dia, tão exequíveis, rápidas, diferentes e deliciosas. Obrigada Joana!!!!

    ResponderEliminar
  5. Muito útil. Parabéns e obrigada. Só ficou a faltar os links para as receitas :) :) :)

    ResponderEliminar
  6. Adorei este cantinho!
    Já estou a seguir!
    O meu cantinho está apenas no inicio!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Estava mesmo a precisar destas ideias :)Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Conheci há pouco o seu blog, mas estou a adorar!
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  9. É basicamente aquilo que costumo ter sempre em casa. Safa-me sempre quando preciso de uma refeição rápida.

    ResponderEliminar
  10. Obrigada pela partilha, ideias úteis e fantásticas!
    Susana Dias

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela partilha, ideias úteis e fantásticas!
    Susana Dias

    ResponderEliminar